Webmail
Voltar ao início



 
home Home | cursos

Gestão Hospitalar
(6 semestres)

Sobre o curso

A missão do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar é formar profissionais capazes de participar, de forma criativa e com visão empreendedora, operacional e estratégica, nas atividades das áreas da saúde. Desempenhar seu papel, no mercado e na sociedade com ética, senso crítico, responsabilidade social, sempre voltado para o bem estar comum, sendo principalmente um agente transformador  e não apenas um realizador de tarefas.

Os Objetivos Gerais estão traduzidos como:

Capacitar os acadêmicos para a formação profissional com domínio das competências e habilidades para atuarem na área de gerenciamento de processos na área da saúde, envolvendo a gestão de pessoas, materiais e equipamentos, podendo organizar e controlar custos, área de compras. Supervisionar e acompanhar contratos e convênios.

Os Objetivos Específicos estão voltados para:

As disciplinas constantes da matriz curricular capacitam o profissional na identificação e compreensão da evolução do sistema de saúde, bem como o egresso estará habilitado a desenvolver, inovar e aplicar processos sistemáticos; habilidade para diagnosticar e solucionar os problemas técnicos administrativos nas instituições hospitalares e de saúde.

  • Ter visão abrangente do processo da área da saúde;
  • Entender os modelos de gestão, objetivos e políticos de uma organização hospitalar;
  • Analisar e avaliar os serviços ofertados, identificando as oportunidades e riscos existentes;
  • Gerir as relações com fornecedores e clientes utilizando as técnicas de negociação;
  • Aplicar o processo de planejamento estratégico para as ações de melhoria contínua e resolução dos pontos fracos das organizações da saúde.

O egresso deverá ter o seguinte perfil:

O concluinte receberá o título de TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR, e deverá contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade brasileira, atendendo ao mercado local e regional, com habilidades na área da saúde, com capacidade de desenvolvimento de estratégias com criatividade e poder de convencimento. Ter as habilidades para analisar as pesquisas e interpretação de dados mercadológicos buscando a elaboração e execução das estratégias de vendas, com perspicácia para aproveitar as boas oportunidades de negócios. Saber trabalhar em equipe promovendo a convergência de competências e liderar com equilíbrio.

Os requisitos pessoais do egresso envolvem o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos; estar apto para gerenciar processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, recursos materiais e financeiros em saúde; coordenar o planejamento estratégico das instituições de saúde; organizar fluxos de trabalho e informações; estabelecer mecanismos de controle de compras e custos; estruturar áreas de apóio e logística hospitalar; supervisionar contratos e convênios; gerenciar a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho de gestão de organizações de saúde; desenvolver programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde; vistoriar, avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de informação; lidar com a complexidade e diversidade; ter raciocínio lógico; agir de forma preventiva e proativa; apresentar espírito empreendedor e inovador; comportamento ético, direcionamento para o trabalho em equipe e aprendizado contínuo.

MERCADO DE ATUAÇÃO

O profissional em Gestão Hospitalar atuará:

  • Clínicas, hospitais, serviços de diagnóstico e outras empresas prestadoras de serviço em saúde;
  • Empresas de serviços de apoio e logística hospitalar;
  • Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde;
  • Empresas que comercializam insumos médio-hospitalares;
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituição de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
  • Comércio varejista de produtos de saúde, pequenas, médias e grandes empresas em geral;
  • Instituições públicas e organizações não governamentais que necessitem de um gestor apto a lidar com as demandas do mercado.



NOTÍCIAS
AÇÃO ITINERANTE
Univem e CRA-SP prestam serviço à comunidade

Mais notícias

voltar

Nome do Curso:
Gestão Hospitalar
Coordenador(a):
Profº. Eduardo Rino
Carga horária:
h\a
Período:
| Noturno | Vagas: 80
Integralização do curso:
6 semestres
Credenciamento e Recredenciamento

Interessado neste curso???


Últimos eventos | imagens
Inclusão Digital - Colaboradores Univem
[Ver o album]