Edição de Novembro de 2016.


Editorial

Balanço Geral é positivo



Nesta última edição do ano, inicio cumprimentando fraternalmente a cada um dos nossos leitores e agradeço pela parceria e amizade. E em nome de toda a equipe do Centro Universitário Eurípides de Marília, antecipo os votos de boas festas e de um ano novo repleto de boas realizações.
Tivemos muitos desafios nesta jornada de 2016 e pondero que conseguimos cumprir as nossas metas. Entre elas, a mais importante que é a de entregar ao mercado uma nova safra de profissionais altamente especializados. Da mesma forma, estão igualmente preparados para se tornarem empreendedores, geradores de renda e de novos empregos, pois tiveram aqui a formação que contempla a via do empreendedorismo e todas as condições para montar o seu próprio negócio.
Inauguramos, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Centro de Inovação Tecnológica de Marília (Citec-Marília), contando com o apoio e a parceria do CIESP, da ACIM, do SEBRAE e de outras instituições de ensino superior e pesquisa para manter este imenso ambiente de atração de novos investimentos. O Citec-Marília não é do UNIVEM, mas sim da cidade e de todos que acreditam na Inovação como ferramenta de crescimento e diferencial competitivo. Credenciamos junto ao governo estadual o Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), o CITEC, e, mais recentemente, credenciamos o APL TI Marília (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília) posicionando a cidade de Marília entre as 5 principais cidades do estado em Tecnologia da Informação. Com estas iniciativas passamos a constar oficialmente do Mapa da Ciência , Tecnologia e da Informação, criado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. 
É um trabalho árduo, porém, os resultados são gratificantes. As ações continuadas e estrategicamente planejadas contribuíram para Marília entrar no "Radar da Inovação" e ainda promoveram os cursos do Univem. Nossa cidade está na mira dos novos investidores, principalmente na área de TI.Este setor cresceu 13% neste ano, gera mais de 2.000 empregos e já ultrapassa o PIB da indústria de transformação, que também é o esteio de geração de emprego e renda na cidade. O desempenho do município foi tão diferenciado em relação ao país que chamou a atenção da mídia nacional e gerou reportagens que destacaram Marília por estar na contramão da crise. Crescemos em geração de empregos.
Quem optou pelo UNIVEM ganhou mais do que a oportunidade de fazer um excelente curso superior em Marília; ganhou o apoio de um Centro de Tecnologia avançado que abre as portas para o mundo, que inspira o empreendedorismo e a pesquisa como o caminho natural da INOVAÇÃO; ganhou a credibilidade de uma Marca Forte (Fundação Eurípides - UNIVEM), que completará em 2017 o jubileu de ouro. 
Aproveito a oportunidade para abraçar os jovens vestibulandos que fizeram sua matrícula para o próximo ano. Sejam bem-vindos! Ao completarmos 50 anos de Ensino Superior de Qualidade, nos renovamos, nos reinventamos, estabelecemos um processo de disruptura que está impulsionando mudanças significativas e integradas, onde cada vez mais a Universidade e o Mercado atuam em sintonia para gerar benefícios coletivos. Para vencer os períodos de crise, a melhor receita é agir em sistema de parceria e sinergia.
Assim, encerro este encontro cumprimentando ao Prefeito Vinícius Camarinha e ao Vice-Governador Márcio França, que nos apoiaram em muitas ações, e desejamos-lhes sucesso nos novos desafios que estão prontos para enfrentar. 
Igualmente abraço o querido amigo e Exmo. Daniel Alonso, nosso prefeito eleito, empresário e empreendedor de sucesso, que abraça de forma corajosa a missão de conduzir a gestão de uma das cidades que mais se destaca no cenário nacional. 
Contem com o UNIVEM, contem com a inteligência e o entusiasmo dos nossos alunos e docentes. Juntos, somos mais fortes e mais competitivos. Juntos, podemos mais.
Meu abraço fraternal a todos. 
 
Luiz Carlos de Macedo Soares  
Reitor do Univem
 
 
 
 
 



Divulgação



PROCESSOS GERENCIAIS
Jogos de Empresas simula técnicas de negociação
DIREITO
Alunos participam de audiências simuladas
Direito
33ª Semana Jurídica discute crise, violência e Código Civil
ADMINISTRAÇÃO
III Balcão de Projetos une criatividade e empreendedorismo
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Semana traz palestras e minicursos com profissionais

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br