Capacitação

Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais

Seja o Mediador e Conciliador completo

O que é a Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais?

A mediação e conciliação são métodos alternativos de solução e conflitos. O objetivo é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoas capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, da lei. São muitas as vantagens da conciliação e mediação:
  • - As pessoas resolvem as questões em conjunto e todos saem ganhando;
  • - É mais rápida do que o processo normal, pois não precisa de produção de provas;
  • - O acordo é homologado por um juiz, por isso tem força de decisão judicial;
  • - Os conciliadores e mediadores são capacitados, cadastrados e habilitados pelo TJSP;

Qual a diferença entre conciliação e mediação?
A diferença entre conciliação e mediação está na atuação dos profissionais. Enquanto mediador, ele apoia as partes, sem sugestionar, para que delas mesmas surja a solução, mantendo-as como autoras de suas próprias soluções. Nesse processo, existe a preocupação de (re) criar, vínculos entre as pessoas, estabelecendo pontes de comunicação. O conciliador atua analisando a controvérsia em conjunto com as partes, sugerindo soluções, incentivando acordo, intervindo nos conflitos com suas opiniões. Há um objetivo claro e pré-estabelecido: chegar a um acordo, por meio de concessões.

A quem se destina?

Alunos com formação superior em qualquer área com no mínimo 02 (dois) anos, para receber o título/certificado de Mediador e Conciliador:
  • - Alunos do 5º (quinto) termo ou 3º (terceiro) anos de graduação em qualquer área, poderá participar do curso, receberá o certificado de capacitação em mediação e conciliação judicial e extrajudicial, porém, será habilitado na condição de Conciliador (conforme Resolução 125/2010 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça)
  • - O aluno deverá ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade para se inscrever no curso de capacitação.
Matriz Curricular
A política pública de tratamento adequado de conflitos. Conciliadores.
Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASCs)
Enfoque normativo e ético da conciliação e suas aplicações no Poder Judiciário.
Introdução: Conceito e Filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial.
O Conflito: Teoria Geral do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais.
Comunicação: Teoria da Comunicação. Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do interrelacionamento humano: aspectos sociológicos (ilusórios/imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, interrelações e contrato psicossocial tácito; interrelações pessoais, profissionais e sociais).
A finalização da Conciliação
O papel do conciliador e sua relação com os envolvidos no processo de conciliação
A Mediação e sua origem: Introdução histórica; Panorama mundial.
A Mediação e suas técnicas
Áreas de utilização da Mediação
A Mediação Judicial

Ambientes Práticos - CITec-Marília & Coworking

O InnovaSpace Coworking é um ambiente de empreendedorismo e inovação com foco exclusivo no desenvolvimento de startups, instalado no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília no campus do Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem. Consiste em um ambiente no ecossistema de inovação de Marília que representa muito mais do que uma nova forma de se relacionar com a estrutura de trabalho. O InnovaSpace Coworking faz parte de uma visão moderna de desenvolvimento de negócios de base tecnológica e startups que tem na colaboração um elemento fundamental. Mais que um espaço físico diferenciado, ele é um novo conceito de trabalho.

InnovaSpace Coworking
Legal Innovation Labs

Venha conhecer um pouco do Univem