Especialização

Direito do Trabalho e Previdenciário

Law 4.0 - Lawtechs

Seja o profissional completo da área de Direito do Trabalho e Previdenciário

Presencial/Online no campus do UNIVEM, possibilitando ao aluno um contato direto com o corpo docente e professores convidados, serviços e facilidades disponíveis, networking e aulas em laboratórios e espaços de inovação que são referências em todo Brasil, as aulas também contam com transmissão ao vivo, o que permite ao aluno assisti-las de onde estiver. Neste modelo, em algumas disciplinas as aulas poderão ser 100% online, podendo ser ministradas por docentes renomados de outras regiões do país)

O que é a Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário?

No Direito do Trabalho o aluno debaterá as mudanças normativas no Direito do Trabalho. O entendimento da reforma trabalhista e demais instruções normativas dos Tribunais Superiores são fundamentais para atuação profissional na área. No mesmo sentido, o Direito Previdenciário vive um momento de mudança institucional, o debate sobre o modelo contributivo e demais contornos da previdência permeia a vida e o cotidiano do operador de direito. No curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário, o aluno entenderá os conceitos estruturais do Direito e as tendências jurisprudenciais, se aprofundando em casos concretos e em diferentes metodologias para uma formação completa.

Objetivos do programa

Nosso curso tem como objetivo capacitar os profissionais das diversas carreiras jurídicas para enfrentar os desafios que gravitam em torno do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário, a fim de que adquiram habilidades para encontrar soluções para os conflitos entre o trabalho e o capital, bem como para àqueles ligados à seguridade social, abrangendo não somente as questões da atuação profissional contenciosa, mas, principalmente, a construção inovadora da atuação preventiva.

A quem se destina?

Nossa especialização em direito do trabalho e previdenciário é destinada tanto para os profissionais que já atuam nas áreas jurídicas e desejam aprofundar seus conhecimentos, quanto para os profissionais que estão iniciando sua jornada mercado de trabalho, inclusive, para àqueles que pretendem adquirir conhecimento para concursos públicos.

Diferenciais:

• Nosso primeiro diferencial está na TRADIÇÃO de 55 anos do Univem, o que nos capacita a entregar ensino de alta qualidade e sólida experiência aos nossos alunos.
  • Outro forte diferencial é nosso corpo docente, pois contamos com mestres, doutores e profissionais altamente especializados nas áreas trabalhista e previdenciária.
  • Nosso terceiro diferencial está na Metodologia que concilia teoria e prática.
  • No nosso curso a teoria e a prática convivem juntas proporcionando ao aluno aplicar os conhecimentos apreendidos no seu dia a dia profissional.
  • Não menos importante, nossa pós graduação possui o diferencial de ser realizada na modalidade presencial, o que permite ao aluno ampliar o seu networking e tenha mais chances obter inclusão profissional.
  • Matriz Curricular

O Curso é dividido em dois módulos (Trabalhista e Previdenciário).
  • O primeiro Módulo é composto por disciplinas prepararão o aluno para atuar com temáticas de Direito Material e Processual do Trabalho.
  • O segundo Módulo é composto por disciplinas prepararão você para atuar com temáticas de Direito Previdenciário.
  • Matriz Curricular
    Fundamentos constitucionais e base principiológica do Direito do Trabalho.
    Duração do Trabalho sob a Ótica Constitucional.
    Formas de Suspensão, Interrupção e Rescisão do Contrato de Trabalho e seus efeitos na relação de emprego. Estabilidades das relações de Trabalho no Ordenamento Jurídico Trabalhista e na Jurisprudência do TST
    Aspectos Atuais da Segurança e Medicina do Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador nos Acidentes de Trabalho
    Direito Coletivo do Trabalho: Liberdade e Organização Sindical na Constituição de 1988. Conflitos Trabalhistas. Negociação Coletiva e Dissídios Coletivos na moderna Jurisprudência das Cortes Judiciárias
    Estudo do direito processual do trabalho, sua natureza, finalidade e formas de acesso à justiça. Compreensão prática da organização da Justiça do Trabalho e das regras processuais próprias aplicáveis ao processo do trabalho tanto no âmbito individual quanto coletivo.
    Estudo de Técnicas Avançadas da Audiências Trabalhista
    Sistemática dos Recursos no Processo do Trabalho
    Processo de Execução Trabalhista: Princípios, Efetividade e a nova sistemática do Código de Processo Civil. Liquidação de Sentença e Cálculos Trabalhistas
    O Processo Cautelar Trabalhista e Tutelas de Urgência Procedimentos Especiais Trabalhistas
    Seguridade Social e Previdência Social sob a ótica Constitucional. Perspectivas após a Reforma Previdenciária
    Sujeitos da Relação jurídico- previdenciária. Filiação ao sistema. Elementos comuns às prestações previdenciárias: Carência; Contagem recíproca de tempo de contribuição.
    Sistemática dos Benefícios da Previdência Social após a reforma Previdenciária.
    Benefícios por Incapacidade.
    Aposentadorias Programáveis
    Cálculo de Benefícios e Teses Revisionais. Ações de Revisão de Benefícios
    Aspectos constitucionais do financiamento da seguridade social. Plano, Sujeitos e Objeto da relação custeio.
    Processo Administrativo e Previdenciário
    Estudo analítico do Regimes Próprios Previdenciários
    Sistemáticas Regimes de Previdência Privada e Perspectivas da Reforma Trabalhista
    Acidentes e Riscos Sociais