Apresentação

As noções de inovação, ética e sustentabilidade, que se tornaram imperativas para a reflexão do fazer humano na contemporaneidade, podem se tornar objeto de um questionamento crítico. O II Congresso de Pesquisa Científica: inovação, ética e sustentabilidade, promovido pelas instituições de ensino UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília –, a FAJOPA – Faculdade João Paulo II – e a FATEC – Faculdade de Tecnologia, de Garça –, teve por objetivo a constituição de uma ocasião de debate e proposição de ideias sobre temas relativos às noções em questão. Concebido e estruturado com o mesmo espírito de debate franco e livre, que norteou a realização do I Congresso de Pesquisa Científica: inovação, ética e sustentabilidade ocorrido em 2011, mas expandido em suas dimensões, o evento agregou uma ampla gama de disposições que tratam de temas afins aos cursos oferecidos pelas três instituições promotoras: Sistemas de Informação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Administração e Gestão Empresarial (Processos Gerenciais); Mecatrônica Industrial; Ciência da Computação; Direito; Ciências Contábeis; Engenharia de Produção; Filosofia; Teologia e Design.

Neste congresso, que agregou o XIII Seminário de Iniciação Científica do UNIVEM, o VI Seminário de Iniciação Científica da FAJOPA e II Workshop de Tecnologia e Inovação da FATEC/Garça, contamos com a exposição de 21 conferencistas provenientes de renomadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com 238 comunicações de pesquisas originárias das instituições supracitadas e de outras instituições de ensino e ainda com estandes de empresas regionais.

A presente publicação traz os anais dos trabalhos premiados durante o II Congresso e é parte integrante do sucesso do evento.

Esta apresentação é também o lugar de agradecimento ao apoio recebido do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – sem o qual a realização deste evento não teria o mesmo alcance e a mesma dimensão. É intenção do Comitê organizador que o II Congresso de Pesquisa Científica: Inovação, Ética e Sustentabilidade de Pesquisa contribua para o fortalecimento de uma comunidade de investigadores capaz de fomentar o caráter crítico, inovador, ético e sustentável nas decisões que moldarão alternativas viáveis para o futuro.