Avaliação Institucional
Sobre a Avaliação Institucional

As Instituições de Ensino Superior, na busca de atender às demandas de produção e socialização do conhecimento, exigidos pelo contexto atual, têm sido conduzidas a redimensionarem seu papel social, a implementarem programas de avaliação instituição. Desse modo, avaliar passou a ser o carro-chefe da gestão das IES e é hoje um dos pilares da construção do ensino superior democrático, preocupado com o futuro e com os desafios da modernidade.

A avaliação institucional é um processo que deve estar articulado com todos os demais processos de gestão estratégica e de construção do projeto institucional de modo a fornecer subsídios para a tomada de decisões e a correção de desvios e problemas na instituição. Sob essa perspectiva, a avaliação institucional significa um processo permanente de elaboração de conhecimento e de intervenção prática, que permite retroalimentar todas as demais atividades da instituição.

Na busca de atender às necessidades nacionais de uma avaliação mais ampla, foi proposto por especialistas da área a criação um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES.