As pessoas são o principal capital de toda organização. Atrair e reter talentos tem sido um grande desafio, da mesma forma que é preciso contar em seus quadros com profissionais capazes de trabalhar integrados e com alta performance.

O curso prepara você para assumir cargos de liderança, para entender pessoas e estimular a criatividade e a produtividade, para conduzir processos de mudança nas diferentes organizações e formar equipes mais integradas. Você aprende aqui as rotinas práticas de RH.

Após a conclusão você poderá ingressar diretamente na pós-graduação ou no Mestrado.

MÓDULO I
 
Disciplinas
CH
Comunicação
40
Economia
40
Matemática Básica
80
Metodologia de Pesquisa
40
Direito e Legislação
40
Tecnologia da Informação
80
Teoria da Contabilidade
40
Teoria Geral da Administração
40
Total da Carga Horária do - Módulo I
400
MÓDULO II
 
Disciplinas
CH
Contabilidade Básica
80
Empreendedorismo e Inovação
40
Matemática Financeira
80
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
40
Psicologia Organizacional
40
Probabilidade e Estatística
40
Teoria das Organizações
40
Organização e Métodos
40
Total da Carga Horária do Módulo II
400
MÓDULO III
 
Administração de Cargos e Salários
80
Estudo das Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileira, Indígena e da Diversidade
40
Avaliação de Desempenho, Sistemas de Remuneração e Benefícios
80
Recrutamento/Seleção – Treinamento e Desenvolvimento
40
Direito do Trabalho e Sindical
40
Cultura e Clima Organizacional
40
Motivação, Liderança e Gestão de Equipes
40
Legislação Social e Previdenciária
40
Total da Carga Horária do Módulo III
400
MÓDULO IV
 
Terceirização de Serviços nas Organizações
40
Ética e Responsabilidade Social
40
Endomarketing
40
Prática de Recursos Humanos
80
Desenvolvimento e Formação de Talentos
40
Coaching e Liderança
40
Educação Ambiental
40
Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
40
Trabalho de Conclusão – Estudo e solução de problemas em RH
40
Total da Carga Horária do Módulo IV
400
RESUMO
Carga horária total das disciplinas
1.600
Atividades Complementares
80
TOTAL
1.680
Libras*(optativa)
40

 

NOTAS EXPLICATIVAS: 
1. Matriz Curricular aprovada em reunião do Conselho Universitário do UNIVEM em 13/11/2017. Integralização mínima de 2 anos e máxima de 3 anos. Vigência a partir de janeiro de 2018; 2. Matriz Curricular elaborada de acordo com as RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, Tecnólogos.
 
* O componente curricular Libras (Língua Brasileira de Sinais) regulamentada pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horário de 40 horas.

  

1º  e 2º SEMESTRES - 2017

MÓDULO I – ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

Unidade Curricular

C/H

Disciplinas

C/H

CONCEITOS BÁSICOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

400

Comunicação Empresarial

40

Metodologia Científica

40

Cenários Econômicos

40

Introdução a Administração

80

Planejamento Estratégico

80

Introdução ao Direito

40

Estatística

40

Ética Profissional e Responsabilidade Social

40

Total das Disciplinas

400

Unidade Curricular

C/H

Disciplinas

C/H

CONCEITOS INTERMEDIÁRIOS DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

400

Empreendedorismo

80

Tecnologia da Informação

80

Contabilidade

40

Matemática Financeira

80

Técnicas de Gerenciamento e Liderança

40

Relações Interpessoais

40

Planejamento de Carreira

40

Total das Disciplinas

400

Total do Módulo I

800

- 3º SEMESTRE -

MÓDULO II – CONSULTOR INTERNO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Unidade Curricular

C/H

Disciplinas

C/H

CONCEITOS AVANÇADOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

400

Avaliação de Desempenho Sistemas de Remuneração e Benefícios

80

Legislação Social e Previdenciária

40

Recrutamento/Seleção - Treinamento e Desenvolvimento

80

Direito Trabalhista e Sindical

40

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

40

Gestão de Pessoas

40

Administração de Cargos e Salários

40

Projeto Descritivo

40

Total das Disciplinas

 

 

400

Total do Módulo II

   

400

– 4º SEMESTRE-

MÓDULO III – ANALISTA DE CRIAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS

Unidade Curricular

C/H

Disciplinas

C/H

Gestão de Processos de Recursos Humanos

400

Cultura e Clima Organizacional

40

Negociação e Gestão da Mudança

40

Desenvolvimento e Formação de Talentos

80

Gestão da Qualidade

40

Endomarketing

40

Gestão Prática de RH

40

Terceirização de Serviços nas Organizações

40

Projeto de Viabilidade Econômico-financeira

40

Projeto Final de Curso

40

Total das Disciplinas

400

Total do Módulo III

400

RESUMO

 

Total das Disciplinas do Curso

   

1600

Atividades Complementares

   

80

Total do Curso

   

1680

*Libras (optativa)

   

40

 

NOTAS EXPLICATIVAS:

Alteração aprovada em Reunião pelo Conselho de Curso em 14/06/2016, pelo Núcleo Docente Estruturante em 10/06/2016 e pelo CONSU em 22/06/2016. Integralização mínima de 2 anos e máxima de 3 anos. Vigência a partir de janeiro de 2017. Matriz curricular elaborada de acordo com as diretrizes curriculares do curso.

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 hora

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00