O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos irá possuir uma visão ampla da organização, e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual e na gestão de pessoas, com competências para transformar organizações e pessoas por meio da análise e avaliação dos ambientes e do digital, dentro da perspectiva do Mercado de Trabalho 4.0, com perfil inovador e empreendedor.

A cada semestre, o aluno receberá certificação intermediária com habilidades e competências específicas. Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de gestão de pessoas, o tecnólogo em Recursos Humanos poderá atuar ao final do curso como empreendedor e/ou técnico em funções de recursos humanos e administrativas, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar.

A matriz curricular foi desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a possibilidade de alinhar os conceitos estudados com as práticas para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.

Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como Teorias Empresariais e Transformação Digital, Avaliação de Desempenho e Gestão por Competências, o aluno aprenderá sobre Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital, Recrutamento e Seleção na Era Digital, Transformação Digital nos Recursos Humanos, e Departamento Pessoal na Era Digital, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Strategy Mindset, Timesheet e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

Após a conclusão você poderá ingressar diretamente na pós-graduação ou no Mestrado.

Disciplina

CH

Comunicação

40

Direito e Legislação

40

Economia

40

Matemática Básica

80

Metodologia de Pesquisa

40

Tecnologia da Informação

80

Teoria da Contabilidade

40

Teoria Geral da Administração

40

Disciplina

CH

Contabilidade Básica

80

Empreendedorismo e Inovação

40

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

40

Matemática Financeira

80

Organização e Métodos

40

Probabilidade e Estatística

40

Psicologia Organizacional

40

Teoria das Organizações

40

Disciplina

CH

Administração de Cargos e Salários

80

Avaliação de Desempenho Sistemas de Remuneração e Benefícios

80

Cultura e Clima Organizacional

40

Direito do Trabalho e Sindical

40

Estudo das Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, Índigena

40

Legislação Social e Previdenciária

40

Motivação, Liderança e Gestão de Equipes

40

Recrutamento/Seleção - Treinamento e Desenvolvimento

40

Disciplina

CH

Cultura e Clima Organizacional

40

Desenvolvimento e Formação de Talentos

80

Endomarketing

40

Gestão de Qualidade

40

Gestão Prática de RH

40

Negociação e Gestão da Mudança

40

Projeto de Viabilidade Econômico-Financeira

40

Projeto Final de Curso

40

Terceirização de Serviços nas Organizações

40

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo geral promover a formação profissional com perfil de inovação, empreendedorismo e de pesquisa, adequada à atuação do tecnólogo, desenvolvendo comportamentos éticos e profissionais, capacitação técnica, habilidades para a coordenação, organização, planejamento e execução de trabalhos na área de Recursos Humanos, adaptáveis ao processo de mudança contínua nas Organizações e na Sociedade, com ênfase na postura empreendedora e de inovação, sendo agente de transformação da sociedade.

 

Objetivos Específicos

De modo específico, a fim de atingir o objetivo geral, o curso se propõe a:

  • Desenvolver o espírito empreendedor e a capacidade de acompanhar e administrar as mudanças decorrentes dos processos econômicos e sociais;
  • Elaborar projetos que modernizem os processos administrativos e de gerenciamento pertinentes aos subsistemas de Recursos Humanos;
  • Utilizar a tecnologia na modernização e atualização dos processos e rotinas administrativas;
  • Efetuar o planejamento geral da área de recursos humanos das empresas;
  • Efetuar recrutamento e seleção de pessoas;
  • Realizar formação, treinamento e desenvolvimento corporativo;
  • Elaborar Plano de cargos e salários;
  • Elaborar Política salarial e de benefícios;
  • Desenvolver rotinas práticas de departamento pessoal, de acordo com a legislação trabalhista, sindical e previdenciária vigentes;
  • Análise de clima organizacional, motivação, liderança e gestão de equipes e endomarketing;
  • Desenvolver senso crítico, comprometido com as relações humanas, éticas, sociais e econômicas, responsabilidade social e ambiental, sendo capaz de viabilizar soluções para problemas que afetam o desenvolvimento da sociedade;
  • Elaborar raciocínio crítico, analítico e lógico que possa ser utilizado na formulação de soluções para problemas práticos e reais do mercado de trabalho e nas novas relações entre empresas e colaboradores;
  • Promover a melhor captação e retenção de talentos junto ao mercado por meio de políticas de maior valorização das pessoas, do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela justa remuneração;
  • Desenvolver a visão empreendedora digital por meio de projetos integradores e promover a acessibilidade aos ambientes de inovação, entre eles, o InnovaSpace Coworking, o Centro Incubador de Empresas e o Centro de Inovação Tecnológica;
  • Formar profissionais que lideram o processo de transformação digital nas empresas e na sociedade.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00