A Quarta Revolução Industrial, ou indústria 4.0, representa a combinação dos sistemas físicos e digitais, e, naturalmente, também afeta o trabalho em Recursos Humanos. Os profissionais de RH precisam entender melhor as demandas de suas empresas de forma a identificar e contratar as equipes adequadas. No processo, os departamentos e agências de RH precisam, eles mesmos, usar as novas tecnologias, de modo a se manterem competitivos e relevantes.

As novas ferramentas digitais permitem um recrutamento mais amplo e sofisticado. Buscar currículos no LinkedIn ou promover vagas para um público bastante segmentado por meio de anúncios no Facebook ou no Google já é realidade. Além disso, o uso de ferramentas digitais facilita o trabalho remoto, de modo que é possível contratar alguém que mora em outra cidade ou até fora do país. O RH 4.0 não precisa se contentar com um candidato bom o suficiente; pode achar o perfil exato para cada vaga.

Para coordenar as atividades de seleção e recrutamento, líderes de RH terão de aprender sobre as tecnologias digitais e como usá-las de forma eficiente. Isso inclui o uso de ferramentas de colaboração e comunicação. Na liderança 4.0, o trabalho do RH irá além de encontrar e contratar os talentos certos. É cada vez menor a necessidade de reunir os colaboradores e gestores no mesmo espaço físico.

Nesse sentido, a Indústria 4.0 exige um novo perfil de profissional. A tecnologia da informação ajudará em muito na obtenção destas habilidades e competências.

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos será um profissional com formação humanista e ética, com visão empreendedora, sendo um facilitador de processos com diferencial de mercado, promotor de sólidas redes de relacionamento, capaz de trabalhar e incentivara inovação contínua e a inteligência da equipe na busca de soluções no contexto organizacional e na promoção do desenvolvimento sustentável do país, sendo um agente de transformação digital.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UNIVEM deverá ter desenvolvido ao longo do curso as seguintes competências e habilidades:

  • Identificar, pesquisar, avaliar e gerenciar a cultura e o clima organizacional;
  • Gerenciar e operacionalizar processos de recrutamento e de seleção, com e por meio de novas tecnologias de informação;
  • Gerenciar e operacionalizar processos de treinamento e de desenvolvimento de pessoas;
  • Gerenciar e operacionalizar processos de avaliação de desempenho de pessoas;
  • Promover ações para a gestão de carreiras;
  • Gerenciar e operacionalizar processos de cargos e salários, remuneração, incentivos e benefícios;
  • Gerenciar e operacionalizar rotinas de pessoal;
  • Identificar, gerenciar e promover políticas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho;
  • Reconhecer e relacionar os estilos de liderança e sua influência nas relações organizacionais; e
  • Negociar e mediar conflitos no âmbito da gestão de recursos humanos;
  • Ser agente de transformação digital nas empresas e na sociedade.