Maior evento de startups do Estado consolida protagonismo do UNIVEM

Transformar a sociedade por meio do empreendedorismo digital. Com esse objetivo, o UNIVEM completa 20 anos de protagonismo na formação de profissionais com competências empreendedoras. Mais uma prova disso, foi a realização do 4º Marília Startup Pitch Day, evento promovido pelo UNIVEM que ocorreu na última sexta-feira, dia 05, no campus da instituição.

O evento aclamado por aqueles que comparecem, como o maior evento de startups do Estado de São Paulo, destacou-se pelo grande número e pela qualidade dos projetos inovadores submetidos, todos de base tecnológica e com potencial para conquistar o mercado e investidores.

O evento personifica a missão do UNIVEM em consolidar-se como principal entidade de Transformação Digital da cidade de Marília por meio da educação empreendedora e da inovação tecnológica. O 4º Marília Startup Pitch Day foi realizado pelo Centro Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília/UNIVEM, com mais de 60 projetos inscritos, sendo 20 deles selecionados para apresentação no modelo pitch, ou seja,  uma apresentação rápida e resumida de uma ideia ou oportunidade de negócio, para uma banca avaliadora composta por investidores anjo, empresários, fundos de investimentos, venture capital, entre outros. O desafio de cada equipe foi gerar boa impressão e convencer os jurados da viabilidade do negócio em apenas três minutos.

Para o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, a qualidade das startups, a quantidade de participantes, o nível de investidores e avaliadores e um público com mais de 800 pessoas, mostrou o amadurecimento do ecossistema de inovação do UNIVEM que, de acordo com ele, já extrapolou os muros da instituição. “Esse já não é mais um evento do UNIVEM. O Marília Startup Pitch Day atrai startups e investidores de toda o estado. Esse é um evento que inspira os jovens à inovação e ao empreendedorismo. Inspira-os a investir sua formação na criação de soluções para a sociedade por meio de inovações tecnológicas e ainda ganhar dinheiro com isso, e é isso que nos motiva a continuar a sermos protagonistas desse movimento baseado no empreendedorismo digital”, frisou.

Entre os expositores e pitchers, alunos dos cursos do UNIVEM como Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, de cursos de pós-graduação e empreendedores de outras regiões do Estado. Prova de que a formação superior no UNIVEM está alinhada às demandas da sociedade moderna. “Vivemos em um momento que exige uma disruptura da formação acadêmica e da atuação profissional, em que o aluno, como um ser autônomo, cria seus próprios caminhos por meio da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo.”, ressaltou o Prof. Elvis Fusco.

Segundo a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Profa. Dra. Raquel Ferraroni Sanches, eventos como o 4º Marília Startup Pitch Day dão aos alunos do UNIVEM a oportunidade de mostrarem esse modelo novo de aprender e de construir seu próprio conhecimento. “Já são mais de 60 empresas instaladas no campus do UNIVEM, criadas por alunos e que empregam muitos alunos e ex-alunos. O jovem do UNIVEM vêm sendo preparados para esse movimento, para essa formação digital e, certamente, vão entrar no mercado com uma formação muito diferenciada”, ressaltou.

Integrante da banca avaliadora do 4º Marília Startup Pitch Day, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), Adriano Martins, destacou a importância e a grandiosidade do evento. “O 4º Marília Startup Pitch Day é um grande divisor de águas para a economia de Marília e região. Aqui identificamos projetos de base tecnológica que vão muito além de suas fronteiras. É um olhar para o futuro, e o futuro está aqui!”, afirmou.

“O futuro do País está nas mão desses jovens. Entendemos que, por meio de todo esse ecossistema de tecnologia e inovação, consolidados ao longo dos últimos anos pelo UNIVEM, estamos preparando profissionais para a chamada Revolução 4.0. Essa é a missão do UNIVEM, dar oportunidade e preparar os jovens para o mercado, transformando a sociedade por meio do conhecimento.”, concluiu.

4º Marília Startup Pitch Day. Maior evento de startups do Estado atraiu projetos inovadores e investidores de Marília e região

Vencedores destacam a importância do Pitch Day UNIVEM

Vencedor do 4º Marília Startup Pitch Day, o Projeto Find Your Pacer, plataforma digital voltada a amantes da corrida de todo o mundo, foi contemplado com o prêmio de R$ 5 mil para investir no projeto, além de mentorias e acesso ao InnovaSpace Coworking do UNIVEM, único ambiente de inovação do Estado destinado ao desenvolvimento de startups. Para Felipe Doreto, integrante da equipe, a conquista do Pitch Day foi um “sonho realizado”. “Essa é uma oportunidade ímpar. Realizamos um sonho e ainda temos muito a crescer com todo esse apoio oferecido pelo UNIVEM”, ressaltou.

O segundo lugar ficou com o aplicativo Bovivet para gestão e controle de reprodução agropecuária, criado por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM. Para o representante do grupo, João Victor Garcia Sandrini, o apoio à inovação e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação diferenciam os cursos oferecidos pelo UNIVEM. “São quatro anos de estudo até chegarmos aqui. É um reconhecimento e uma grande oportunidade que só o UNIVEM oferece”, disse.

O terceiro lugar ficou para Inclure,  aplicativo de inclusão social. “Essa classificação nos mostra que temos um trabalho a seguir para reduzir a exclusão, diminuir as diferenças e ampliar o olhar inclusivo. Aqui no UNIVEM, o empreendedorismo e a inovação não é somente um discurso de marketing, eles acontecem na prática e esse evento comprova isso. Só temos que agradecer ao UNIVEM por oferecer essa oportunidade ao empreendedores de Marília.”, destacou a integrante do grupo, Sandra Iamashita.