Palestra com o advogado Dr. Marcos Martins abordou as perspectivas do Direito

O impacto da tecnologia em todas as áreas já é uma realidade. Com o objetivo de inserir os futuros profissionais nessa realidade, o UNIVEM, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Curso de Direito,  promoveu a palestra “Advocacia Empreendedora - o Direito do futuro e o futuro do advogado”, ministrada  pelo Dr. Marcos Martins da Costa Santos, Diretor do escritório Marcos Martins Advogados, uma da maiores referências em sua área, com atuação no  Brasil e exterior.

Segundo ele, é imprescindível promover debates sobre as perspectivas do Direito diante do cenário que começa a ser desenhado e sobre o novo perfil do gestor jurídico e do advogado, considerando não apenas o uso da tecnologia como ferramenta de trabalho, mas como se adequar para auxiliar clientes do segmento. “A tecnologia é um caminho sem volta e não há dúvidas que ela irá contribuir muito para o Direito. Os futuros profissionais, certamente, terão uma maior facilidade de dialogar com o novo ecossistema de gestão de escritórios, diferentemente daqueles que estão há anos na profissão”, destacou.
De acordo com ele, o uso da tecnologia vai requerer do profissional de Direito uma postura completamente diferente da tradicional e dos cursos de formação um olhar diferenciado. “Formar hoje sem contextualizar o aluno para o mundo que está chegando é não formar em seu todo. É necessário discutir a realidade hoje olhando para o futuro, com as tecnologias e o quanto isso afeta a formação do profissional do Direito”, disse.
Conforme reforçou a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, a transformação digital já faz parte de todos os cursos oferecidos pelo Centro Universitário e aos que serão ofertados a partir de 2020. “É muito importante que todos os cursos transpirem o empreendedorismo e a inovação. Nossos alunos já são diferenciados pela seriedade, pela qualidade do ensino e do corpo docente altamente qualificado. Inseri-los nesse movimento de transformação é mais um diferencial na formação de cada um deles”, frisou.
Segundo o coordenador do curso de Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Machado "a perspectiva da formação integral está alinhada aos diferenciais que o Curso de Direito promove, uma vez que a palestra ministrada foi fomentada pelo LADIN- Laboratório de Direito e Inovação, coordenado pela professora Andréa Ântico Soares, o que certamente contribui para as habilidades esperadas do profissional do Século XXI", concluiu.