Integrar, compartilhar conhecimentos para juntos estruturarem e lançarem projetos inovadores.

Integrar, compartilhar conhecimentos para juntos estruturarem e lançarem projetos inovadores. Em uma mesma sala, alunos do 7º termo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e do 9º termo de Engenharia de Produção foram apresentados ao Projeto Integrado de Fábrica e ao Balcão de Projetos, que este ano completa 35 anos de implantação. 

Além de inseri-los nos projetos, a atividade multidisciplinar busca promover o relacionamento interpessoal, e, principalmente, despertar nos futuros profissionais, a vocação empreendedora. O projeto integrador envolve todos os cursos da graduação. “Desde a década de oitenta, o UNIVEM assumiu essa vocação empreendedora e desenvolveu toda uma estrutura para que os alunos sejam preparados para ser empreendedores ou levem para as empresas competências empreendedoras. A integração de expertises faz parte desse processo”, explicou o supervisor do Balcão de Projetos, Prof. Luís Eduardo Zamai.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Profa. Dra. Marlene Campos, a atividade é muito importante porque, além de integrar, oferece aos alunos uma vivência antecipada da realidade de mercado. “As empresas buscam muito mais que a formação profissional, elas buscam competências, habilidades e a capacidade de o colaborador interagir e se relacionar com todas as áreas”, ressaltou.

De acordo com o coordenador dos Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação, Prof. Dr. Fábio Dacencio Pereira,  promover integração com outras áreas e cursos do UNIVEM por meio de grupos de pesquisa, projetos e trabalhos de conclusão de curso é de suma importância para a formação ampliada do estudante,  desenvolvendo  competências como autonomia, persistência, colaboração e integração que são fundamentais no mercado de trabalho.

RESULTADO - Fruto de um projeto integrado, o aplicativo Consulta Azul – terceiro lugar do 3º Startup Pitch Day,  nasceu da parceria entre alunos do curso de Sistemas de Informação e de Administração. “A gente trocou experiências. Quando você tem o curso na área de Tecnologia da Informação, o pensamento está voltado ao desenvolvimento, e quando buscamos a parceria da Administração, passamos a ter a visão do usuário também. Tudo fluiu muito rapidamente e o resultado foi muito positivo. Deu muito certo!”, afirmou o aluno do curso de Sistemas de Informação, Marcelo Santos.
Segundo a Pró-reitora de Graduação do UNIVEM, Profª Drª Raquel Cristina Ferraroni Sanches hoje é imprescindível trabalhar conhecimentos conectando-os com a realidade.  “É necessário trabalhar de maneira integrada, de tal modo que os conhecimentos dos diferentes cursos interajam entre si, favoreçam o desenvolvimento de habilidades muito importantes, como o trabalho em equipe, a visão total do problema, o uso de diferentes abordagens de soluções e atitudes pró-ativas, além da proximidade com a realidade”, explicou.
Ainda, de acordo com a Pró-reitora, “para efetivação do trabalho interdisciplinar, é imprescindível planejamento, articulação e interação entre os cursos, docentes e discentes, para que sejam traçadas as melhores alternativas de trabalho, que se favoreçam as práticas empreendedoras e inovadoras”, disse.
Os encontros entre os cursos precedem o UNIVEM ExpoNegócios que acontece anualmente no segundo semestre. Em 2018, 34 projetos foram apresentados no evento.


 



COMENTÁRIOS