Encerrando as atividades de 2019, o Curso de Libras do UNIVEM apresentou essa semana (6/11), na área de convivência da instituição, o “Coral de Libras”, que contou com a participação de alunos do Centro Universitário e pessoas da comunidade.

O Coral de Libras do UNIVEM comemora 10 anos, e oferece, gratuitamente, à comunidade acadêmica e à interessados, de um modo geral, a oportunidade de aprender a língua de sinais e a reduzir a exclusão social.

Ao longo desses anos, cerca de 2400 alunos participaram da capacitação. Aberto a pessoas de todas as idades, o curso despertou o interesse da pequena Thaís Helena Santos, de apenas nove anos. “Eu acho muito importante. Como você vai conseguir se comunicar com alguém que não pode ouvir?”, ensinou.
Aos 84 anos, a aposentada Maria Neusa Caruso Silva também emocionou a todos durante a apresentação do Coral. “Comecei a fazer o curso esse ano e não quero parar mais. Acho importante a gente poder se comunicar sem barreiras”, disse.
“A gente se apresenta para mostrar o resultado do trabalho, sensibilizar o público quanto a necessidade de reduzir a exclusão e provocar nas pessoas a vontade de também participar do curso. Além disso, é o fechamento de um ciclo de 10 anos do curso de Libras no UNIVEM”, ressaltou a professora do curso, Bianca Yonemotu.
Para a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, “a comunicação é muito importante para o ser humano. Inclusão é tudo, e nós precisamos incluir e acolher”, concluiu.