Ecossistema de inovação do UNIVEM tem transformado a realidade de Marília e dos alunos do Centro Universitário

 

O cenário de inovação e empreendedorismo tem crescido de forma significativa nos últimos anos, havendo uma busca por criar ideias e soluções que possam crescer de forma escalável e sustentável, diante das incertezas que o mercado atual possui. O princípio de formar profissionais que são empreendedores e inovadores em todas as suas ações é um dos principais fatores que podem contribuir na transformação do país, na busca de aumentar as oportunidades e gerar empresas de sucesso.

Neste sentido, um dos principais papeis atuais das universidades está no estímulo à inovação e ao empreendedorismo, por meio daquilo que é chamado de educação empreendedora, em que o aluno ao entrar na instituição tem acesso aos conceitos e à prática do empreendedorismo. Esse cenário foi identificado há vários anos pelo UNIVEM, que inseriu em seus cursos a educação empreendedora e institui de forma inédita e única um ecossistema de inovação na região de Marília, com a criação do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), do InnovaSpace Coworking e do cluster de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília), tornando a cidade um polo de inovação, empreendedorismo e tecnologia. O ecossistema de inovação criado pelo UNIVEM permitiu que a região de Marília se transformasse numa referência nacional, tendo assim o papel protagonista no desenvolvimento econômico e social em que se insere.

Atualmente são mais de 60 empresas instaladas no ecossistema de inovação do UNIVEM, gerando mais de 400 empregos diretos. Essas empresas são criadas por alunos que empregam outros alunos gerando um ambiente empreendedorismo e empregabilidade único na região.

Ser a única instituição de ensino superior da região de Marília a ter esse ecossistema de inovação, tornou o UNIVEM uma referência em todo país, pois, em momentos de crises nas universidades, a instituição realiza investimentos e consegue atrair alunos de todo o estado, por ter os melhores professores e infraestrutura do interior de São Paulo. Atualmente, empresas multinacionais, como Nestlé e Foxconn (maior empresa de componentes eletrônicos do mundo), escolheram o UNIVEM para realizar projetos de Transformação Digital, demonstrando a importância que os cursos possuem em âmbito nacional, mas também internacional.

O Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, aponta que a principal importância do incentivo à inovação e ao empreendedorismo no Centro Universitário, vem do fato desses alunos se tornarem empreendedores durante a graduação e, portanto, geradores de empregos: “O melhor programa de desenvolvimento para o Brasil está na geração de empregos e a educação empreendedora é um excelente caminho para geração de novos negócios ainda na graduação, que possibilita a criação de um grande número de empregos. Esse cenário já é realidade no UNIVEM e tem transformado a realidade da cidade de Marília e dos alunos que passam pelos nossos cursos. Isso diferencia o UNIVEM de qualquer outra instituição do país e nos coloca como a referência de instituição do Século XXI, que alia educação, mercado, pesquisa, inovação e empreendedorismo”.

“Um dos objetivos da educação empreendedora é desenvolver atitude e mentalidade empreendedora, que visam estimular o raciocínio lógico e a busca por aprender conceitos e conhecimentos que contribuam para resolver problemas. O ensino empreendedor estimula conversas sobre sonhos pessoais e profissionais, formando habilidades necessárias para a vida, como planejar, buscar informações, estabelecer metas, ser persistente, autoconfiante, protagonista. Neste contexto, todos os cursos do UNIVEM contribuem para que os alunos desenvolvam essas competências, a autonomia, competências múltiplas, capacidade de aprender, adaptar a situações novas, criar e de promover transformações.”, explica Elvis Fusco.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020 com provas no dia 27 de outubro. Agora com novos cursos: Ciência de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biotecnologia, Produção Industrial, Nutrição, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda.

Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.

COMENTÁRIOS