Alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Administração apresentam projetos inovadores

O formato das aulas pode até estar diferente, com aulas remotas, webinars e drive-in, mas o ritmo e o engajamento dos alunos do UNIVEM continuam os mesmos. Prova disso, a VII ExpoNegócios que será realizada no próximo dia 4, terça-feira, das 19h20 às 23 horas, com transmissão simultânea pelo canal oficial do UNIVEM. Ao todo serão apresentados 13 projetos, sendo sete desenvolvidos pelos alunos Engenharia de Produção no Projeto Integrado de Fábrica , e, seis pelos alunos do curso de Administração inseridos no Balcão de Projetos.

Do  Balcão de Projeto, quatro são aplicativos e dois são empresas de serviços. Quanto aos Projetos Integrados de Fábricas, três estão relacionados à sustentabilidade e Economia Circular; dois projetos são de fabricação de alimentos funcionais, um de produto gourmet e outro ligado a produto utilizado em atividades de alimentação/lazer movido a energia diferenciada.
O objetivo da expo é apresentar à comunidade o resultado de um trabalho integrado realizado pelos alunos, a partir de  ideias inovadoras que  venham atender a demanda de mercado, com planejamento e análise financeira.

Conforme explica a coordenadora do curso de Administração do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª  Vânia Herrera, cada grupo deverá  justificar a escolha do produto/serviço, bem como demonstrá-lo  por meio de fotos e vídeos. Além disso deverá apresentar a análise de dados secundários do setor; análise dos resultados das pesquisas de dados primários por meio de questionários aplicados; a previsão de demanda e do faturamento para os próximos cinco anos; a previsão de investimento em infraestrutura e custos operacionais; apresentação de informações acerca do planejamento fiscal, tributário, legal e sanitárias necessárias para a abertura e funcionamento do negócio; além das estratégias de vendas/comunicação com o mercado com a apresentação das peças publicitárias; e, finalmente, a análise financeira.

Todo o processo, da escolha do produtos, viabilidade, aceitação de mercado até a análise financeira foi orientado pelos docentes dos cursos de Administração E Engenharia de Produção, com o suporte dos professores e alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Design Gráfico e Sistemas de Informação . “Os projetos apresentados são viáveis e próximo à realidade do mercado, devido à interdisciplinaridade que já é uma prática entre os cursos do UNIVEM, notadamente, ao longo desses sete anos, nesses dois projetos”, ressaltou a coordenadora, Prof.ª Vânia Herrera.

“Com a pandemia, as orientações tiveram que ser remotas, o que exigiu o dobro de empenho dos supervisores, professores e alunos. Além disso, a ExpoNegócios, que era um tradicional evento já em sua sétima edição, com stands, músicas, degustação entre outras, entra no modelo online por questões relacionadas aos protocolos de segurança como o distanciamento, para manter a integridade da saúde de nossos alunos, professores, funcionários e visitantes. Todavia, temos fé que em 2021 nosso evento volte ao módulo presencial, com a interação entre todos”, concluiu. 

 

COMENTÁRIOS