Instituição é a única no Estado a integrar essas tecnologias no dia a dia dos alunos e professores

 

 

A Inteligência Artificial vem evoluindo de forma significativa nos últimos anos, passando a estar presente em quase todas as atividades do nosso cotidiano, bancos, telemarketing, indústrias e comércio já estão passando pela Revolução 4.0, em que a Inteligência Artificial passa a exercer um papel protagonista no desempenho das pessoas nos processos de trabalho.

 

Essa inserção da Inteligência Artificial na sociedade está iniciando, mas os resultados já são significativos, com uma grande melhora nos resultados obtidos pelas organizações que estão adotando essas tecnologias. Se alguns anos atrás a Inteligência Artificial causava receio, agora, permite que as pessoas possam ser mais eficientes e se concentrem nos aspectos mais relevantes nas suas atuações nas organizações como a criatividade e a tomada de decisão.

Um cenário ainda pouco explorado no contexto da Inteligência Artificial é o do Ensino Superior, em que há uma série de oportunidades para tornar mais eficaz o trabalho dos professores, além de aprimorar o modo para aferir o aprendizado e o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Dentro deste contexto, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM passa, a partir de 2019, a adotar tecnologias de Inteligência Artificial no processo ensino-aprendizagem em todos os seus cursos, tornando-se a única Instituição de Ensino Superior no Estado a integrar essas tecnologias no dia a dia dos alunos e professores.

Reforçando o pioneirismo e o protagonismo na inovação e no uso de Tecnologias 4.0 para educação, o UNIVEM instituiu o Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0, que entre outras atividades, apoia todos os cursos da instituição a utilizar a Inteligência Artificial de forma a preparar seus alunos a atuarem no mercado de trabalho revolucionado pela Inteligência Artificial.

O Prof. Caio Saraiva Coneglian, coordenador do laboratório explica que uma das aplicações atuais da Inteligência Artificial nos cursos do UNIVEM está ligada a ampliação da aderência da formação às demandas do mercado. “Aplicaremos neste semestre um algoritmo de Inteligência Artificial em todos os alunos visando compreender suas habilidades socioemocionais, para que os professores sejam capazes de direcionar e conduzir as atividades de forma personalizada, buscando atender individualmente cada aluno. Consequentemente, a definição das habilidades sociais destes alunos auxiliará para o direcionamento do aluno para o mercado de trabalho, encontrando oportunidades que se encaixem melhor ao perfil de cada indivíduo.”, explica Caio.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, comenta sobre a adoção da Inteligência Artificial e esse primeiro projeto: “Os nossos cursos de Tecnologia da Informação são reconhecidos nacionalmente, tendo pesquisas de ponta sendo feitas no âmbito da Inteligência Artificial. Um caminho natural foi a adoção dessas tecnologias no contexto de todos os cursos do UNIVEM. Assim, hoje, nós conseguimos ter uma eficiência maior na formação, pois, conseguimos com a Inteligência Artificial tratar cada aluno de forma individual, entendendo tanto suas softskills como as hardskills. Consequentemente, há uma personalização no estudo, devido a cada aluno ter um ritmo de aprendizado e os nossos professores conseguirem entender esse ritmo e individualizar o ensino para cada um”.

Comentando sobre a diferenciação que a adoção da Inteligência Artificial trará, a Pró-reitora Acadêmica, Profa. Dra. Raquel Ferraroni Sanchez, afirma que: “O UNIVEM está se transformando, se consolidando com a instituição mais moderna e inovadora do interior de São Paulo. O trabalho que está sendo realizado, permite que a instituição invista em oferecer para os seus alunos o que há de mais moderno na educação superior, como metodologias ativas e professores capacitados. Agora, o UNIVEM inova mais uma vez trazendo algo que nenhuma outra instituição de São Paulo fornece, que está na Inteligência Artificial no contexto acadêmico, aprimorando assim, o modo como professor e aluno se relacionam. Os resultados que já tivemos são excelentes e demonstram que o caminho escolhido está correto”.

A adoção da Inteligência Artificial é uma das novidades para o ano de 2020 no UNIVEM. Além disso, a instituição trará inovações nas metodologias de ensino e lançou oito novos cursos em todas as áreas do conhecimento.

VESTIBULAR 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020 com provas no dia 27 de outubro. Agora com novos cursos: Ciência de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biotecnologia, Produção Industrial, Nutrição, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda.

Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.

COMENTÁRIOS