A nota máxima coloca a instituição como a melhor da região e entre as melhores do País que oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância.

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, recebeu pelo Ministério de Educação (MEC), na última sexta-feira, dia 6, a nota máxima (5) no processo de recredenciamento dos cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD), colocando a instituição como a melhor da região e entre as melhores do País que oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância.

 

Nessa avaliação, o MEC considera, além da infraestrutura da instituição, a organização, corpo docente, metodologia de ensino, qualidade e inovação da instituição em oferecer cursos de graduação e pós-graduação a distância.

 
Acompanhando o crescimento da modalidade educacional que mais cresce no Brasil e caminhando a passos largos para a Transformação Digital da educação, credenciado somente a 3 anos, o UNIVEM inaugurou um novo conceito de educação, o UNIVEM EAD, oferecendo aos alunos que buscam um curso de graduação e pós-graduação, a comodidade, a flexibilidade de horários e, principalmente, a mesma qualidade e estrutura física e pedagógica oferecidas aos alunos dos cursos presenciais. Longe das salas de aula convencionais, o UNIVEM EAD possibilita ao aluno conciliar o trabalho e a correria do dia a dia com a graduação por meio de ambientes digitais.

 

Segundo o coordenador do UNIVEM EAD, Prof. Dr. Leonardo Castro Botega, um dos diferenciais do EAD do UNIVEM é a metodologia ativa que insere o aluno nas dinâmicas das aulas, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades que fundamentam a construção de novos conhecimentos.  “Tal metodologia busca envolver ativamente os alunos com o material do curso por meio de discussões em tempo real, resolução de problemas e estudos de caso com a participação dos professores e tutores, além de encontros presenciais com os alunos em ambientes inovadores. Na aprendizagem ativa, os alunos participam do processo e estes participam fazendo algo além de ouvir passivamente.", explica Leonardo. 
É importante que os alunos da graduação a distância sintam-se participando efetivamente da aula e de uma turma, para que, incluídos, usufruam de toda estrutura oferecida pelo UNIVEM e de todas oportunidades e eventos promovidos pelo Centro Universitário”, explicou. Além do diploma conferido ao término do curso, os alunos da graduação a distância recebem certificações intermediárias ao final de cada módulo.  “Esse novo modelo educacional nos conferiu a nota 5 pelo MEC, validando todo o trabalho que tem sido realizado ao longo desses anos”, frisou.

 

 

 

Prof. Dr.  Leonardo Botega, coordenador do UNIVEM EAD. “Esse novo modelo educacional nos conferiu a nota 5 pelo MEC, validando todo o trabalho que tem sido realizado ao longo desses anos”

Nos cursos à distância, destaca-se que o material didático é exclusivo e orientado às metodologias ativas, organizado em Unidades de Aprendizagem, compondo conteúdos intuitivos, lúdicos e informativos. Neste contexto as atividades são organizadas de acordo com objetivos claros, específicos e alinhadas com o conceito de microaprendizagem, considerando os diferentes estilos de aprendizagem.
Além disso, emprega-se nas Unidades de Aprendizagem do curso, o uso de técnicas de gamificação, visando também assimilar o conteúdo dos projetos anuais de maneira lúdica e acelerada. Trata-se do uso de recursos de games na realidade dos alunos e com isso impacta pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação, entre outros, tornando mais simples atingir metas e objetivos de aprendizagem. Por meio da gamificação, é possível transformar rotinas de estudo e fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige.
Os cursos EAD contam também com ferramentas de aprendizagem imersiva, ou seja, o uso da Realidade Virtual e Aumentada no processo de ensino-aprendizagem, buscando envolver o aluno com ambientes tridimensionais (3-D) em ensaios, experimentos e simulações virtuais, promovendo interação, imersão e envolvimento dos discentes com conteúdos multimídias do curso.
Finalmente, dados do ambiente de EAD do UNIVEM são conscientemente utilizados para promover um aprendizado contínuo e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, um sistema de inteligência artificial é empregado para a análise da aprendizagem, calcular e antever tendências de acesso, progresso e rendimento de todos atores envolvidos nas disciplinas.
Munidos de tais informações, Professores, Tutores e Gestores podem contar com melhores subsídios para promover uma personalização superior de conteúdo, customização de atividades online e presenciais, e até mesmo a reorganização de disciplinas e Unidades de Aprendizagem mais adequadas ao currículo dos discentes e demandas educacionais do mesmo em curto, médio e longo prazos.
Conforme destacou a Pró-reitora de Graduação do UNIVEM, Profa. Dra. Raquel Ferraroni Sanches, o curso a distância é uma possibilidade para quem não consegue comparecer, presencialmente, às aulas no modelo tradicional, mas busca a formação de ensino superior, por meio de uma ferramenta digital que ofereça acessibilidade, mobilidade e flexibilidade de horário para o processo de aprendizagem. No caso do UNIVEM EAD, tendo como diferencial, o acesso a toda infraestrutura oferecida pelo polo. “Esse recredenciamento, com Nota Máxima, é o reconhecimento de um trabalho integrado e que tem como foco a melhor formação dos alunos com a chancela UNIVEM e que nos coloca acima de todas as outras instituições que oferecem o ensino à distância em Marília.”, frisou.
“Estamos liderando a Transformação Digital da sociedade mariliense e expandindo nossos cursos para polos de educação a distância dentro e, em breve, fora do Estado. Saímos da era analógica para a digital e com os cursos a distância oportunizamos aos alunos terem acesso a qualidade e excelência dos nossos cursos. É com orgulho que recebemos, em tão pouco tempo de atuação na educação à distância, o reconhecimento do Ministério da Educação com o conceito 5 de excelência. Isso nos faz crer: estamos no caminho certo! Divido essa conquista com todo o corpo acadêmico, coordenadores, docentes, colaboradores e mantenedora. Essa conquista é de todos”, ressaltou o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares.

O Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.a Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches e o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco. Destaque à formação com base na transformação digital

 

 

 

EMPREGABILIDADE - Em pouco tempo, UNIVEM EAD tem se destacado pela maior empregabilidade da região. Com a mesma qualidade e excelência consolidadas ao longo de mais de 50 anos pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, o UNIVEM EAD, além de possibilitar ao aluno conciliar o trabalho e a correria do dia a dia com a graduação, tem sido uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho. Segundo o Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo da instituição, inúmeros alunos foram encaminhados para órgãos públicos e empresas privadas, por meio de estágios e outros têm se destacado profissionalmente graças ao conhecimento validado pelo UNIVEM.

 

 

CURSOS -  O UNIVEM EAD oferece 11 cursos superiores de Graduação a distância: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Logística, Licenciatura em Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação, Processos Gerenciais, Gestão da Produção Industrial e Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, e dois cursos de Pós-graduação lato sensu: MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação. Todos, cursos com alta empregabilidade na região. Além de Marília, o UNIVEM EAD conta com polos em Garça e Botucatu. Mais informações no site do UNIVEM (www.univem.edu.br), pelo telefone (14) 2105-0800 ou pelo Whatsapp (14) 99784-0259.

 

 

 

UNIVEM EAD. Polos em Marília, Garça e Botucatu. Educação a distância com toda a infraestrutura do presencial






COMENTÁRIOS