Segundo o Ministro, restabelecer a cultura da paz e do diálogo nos processos judiciais é o desafio para o século XXI.

O 9º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, realizado pelo UNIVEM, contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Reynaldo Soares da Fonseca, que discorreu sobre o tema “Direitos Fundamentais no Brasil: efetivação e judicialização”. Na oportunidade foi lançado o livro “Fraternidade e Jurisprudência - Uma Análise Hermenêutica” - Ensaios em Homenagem ao Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Editora Letras Jurídicas.

Durante o evento foram apresentados, em números e qualidade, o impacto de ideias, tecnologias, métodos e processos que adotam em sua concepção requisitos essenciais como empreendedorismo, tecnologia, inovação e ética, apresentando no âmbito regional e nacional estudos de casos que se destacam como soluções nestas linhas de pesquisas, desenvolvimento e implantação.
Segundo destacou o coordenador do Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, é imprescindível que as publicações gerem impacto na sociedade. “Nos dias de hoje, uma dissertação, uma tese, tem que ter um impacto social, tem que ajudar a sociedade a ser melhor”, frisou.
Segundo o Ministro, restabelecer a cultura da paz e do diálogo nos processos judiciais é o desafio para o século XXI. “A cultura do diálogo e da paz tem que ser devolvida para a sociedade. A solução pacífica para as controvérsias é uma promessa constitucional. Nós somos cidadãos cheios de direitos e precisamos resgatá-los. Hoje, são mais de 100 milhões de ações no judiciário brasileiro, e somos 210 milhões de pessoas habitando esse País. Portanto, alguma coisa está errada. Por meio da cultura da mediação, conciliação e justiças restaurativas poderemos resgatar esses direitos fundamentais”, frisou.
Para a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, inúmeras pesquisas do Mestrado em Direito do Centro Universitário tem se norteado pelo viés da ética, da solidariedade e da fraternidade, muito alinhado com os valores da instituição.   
Presente ao 9º Congresso de Pesquisa Científica do UNIVEM, o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, destacou a presença do Ministro do STJ, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca e reforçou a missão da instituição de promover a comunicação que permite “falar sobre paz, amor e fraternidade como uma das funções da nossa instituição. Nada melhor que o curso de Direito para implementá-las na sociedade, e o Ministro Dr. Reynaldo aplica isso no Tribunal da Cidadania em Brasília, de forma que estamos trazendo para nossos alunos a teoria aplicada na prática”, afirmou.
Contribuíram com a organização do evento neste ano de 2019 o Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, a Faculdade João Paulo II - FAJOPA, a Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC  e a Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.
O 9º Congresso de Pesquisa Científica do UNIVEM trouxe ainda a palestra “Liberdade de expressão e combate à corrupção”, ministrada pelo Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, docente do UNIVEM e um dos principais nomes sobre o ensino jurídico do País.


COMENTÁRIOS