Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM publicam artigos em parceria com UNESP, UNICAMP e UFSCar

 O Grupo de Interação Humano-Computador do Univem (GIHC), grupo integrante do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa vinculado aos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, comemora seus recentes avanços científicos com importantes publicações.

O aluno do curso de Sistemas de Informação (BSI), Jordan Ferreira Saran, autor de um dos trabalhos e bolsista de iniciação científica pela Fapesp, explica que seu trabalho busca dar apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente a sistemas de gerenciamento de riscos envolvendo dados criminais. O estudante explica que “o trabalho tem o objetivo de melhorar a representatividade dos milhões de dados criminais, atribuindo melhores significados aos registros criminais”. Já os ex-alunos Valdir Junior (Ciência da Computação) e Gustavo Marttos Cáceres Pereira (Sistemas de Informação), atuais mestrandos da UNESP e bolsistas CAPES, explicam que em seus trabalhos “busca-se também combinar informações com base no significado de cada informação presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

O Prof. Dr. Leonardo Botega, orientador dos trabalhos e coordenador do grupo, acrescenta que “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de riscos a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”. O professor também argumenta que a publicação e participação de alunos em grandes eventos e revistas solidifica a competência científica da instituição e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes. O professor também destaca que parcerias são essenciais para o sucesso de trabalhos interdisciplinares, tais como com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além do fomento financeiro das agências FAPESP e CAPES. As mais recentes publicações dos membros do GIHC são:

 Artigo de periódico: Processo de Análise Quantitativa de Eventos Criminais Utilizando Abordagem Semântica

Periódico: INFORMAÇÃO & TECNOLOGIA

Autores: Gustavo Marttos (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP), Valdir Junior (egresso de Ciência da Computação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP), Jordana Nogueira (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM), Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP) e Prof. Dr. Allan Oliveira (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM).

 
Capítulo de Livro: Quantify: An Information Fusion Model based on Syntactic and Semantic Analysis and Quality Assessments to Enhance Situation Awareness

Livro: Information Quality in Information Fusion and Decision Making. Editora Springer

Autores: Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP), Prof. Dr. Allan Oliveira (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM), Valdir Junior (egresso de Ciência da Computação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP), Jordan Saran (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP), Lucas Ladeira (egresso de Ciência da Computação do UNIVEM e atual mestrando da UNICAMP), Gustavo Marttos (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP) e Prof. Dr. Seiji Isotani (docente de Ciência da Computação da USP)

 Artigo de periódico: Metodologia de Avaliação de Qualidade para Dados Conectados

Periódico: INFORMAÇÃO & TECNOLOGIA

Autores: Jéssica Souza (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM e mestre em Ciência da Informação pela UNESP), Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP) e Prof. Dr. José Eduardo Santarém (docente da USP e pesquisador da UNESP)

 

Artigo de periódico: Desenvolvimento de Ontologia Ciente de Qualidade de Informações para a Melhoria de Consciência Situacional no Domínio de Gerenciamento de Emergências

Periódico: Encontros Bibli

Autores: Gustavo Marttos (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP), Jordana Nogueira (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM), Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP), Maria de Fátima Tavares (pesquisadora do IBICT), Jéssica Souza (egresso de Sistemas de Informação do UNIVEM e mestre em Ciência da Informação pela UNESP) e Prof. Dr. Allan Oliveira (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM).

 

Artigo de conferência: Crime Information Improvement for Situation Awareness Based on Data Mining

Evento: The 18th International Conference on Intelligent Systems Design and Applications

Autores: Lucas Ladeira (egresso de Ciência da Computação do UNIVEM e atual mestrando da UNICAMP), Valdir Junior (egresso de Ciência da Computação do UNIVEM e atual mestrando da UNESP), Raphael Zanon (egresso de Administração com Hab. em Análise de Sistemas do UNIVEM e atual mestrando da UNESP) e Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP).

 

 Artigo de conferência: Assessing Situation Awareness on Fusion-Driven Emergency Management Systems

Evento: IEEE Conference on Cognitive and Computational Aspects of Situation Management (CogSIMA)

Autores: Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP) e Prof. Dr. Allan Oliveira (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM).

Artigo de conferência: Autonomous Saw-Driven Interface Agents Applied to Create Situation Awareness Oriented User Interfaces

Evento: IEEE Conference on Cognitive and Computational Aspects of Situation Management (CogSIMA)

Autores: Prof. Dr. Allan Oliveira (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM), Renato Rodrigues (egresso de Ciência da Computação do UNIVEM), Profa. Dra. Vânia Neris (docente da UFSCar) e Prof. Dr. Leonardo Botega (docente de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM e pesquisador da UNESP)

COMENTÁRIOS