Legal Innovation Lab institui oficialmente o Legal Innovation Hub, ecossistema de inovação jurídica e de empreendedorismo digital na área do Direito de Marília.

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, por meio do Centro de Inovação Tecnológica - CITec-Marília, inaugurou, na última segunda-feira, 16, o Legal Innovation Lab, laboratório de inovação jurídica, que institui oficialmente o Legal Innovation Hub, o ecossistema de inovação jurídica e de empreendedorismo digital na área do Direito de Marília.

A apresentação do ecossistema e a inauguração do Legal Innovation Lab contou com a presença de autoridades locais, procuradores jurídicos, advogados, escritórios de advocacia, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), reitores, pró-reitores, coordenadores, docentes, alunos do UNIVEM, entre outros.
Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, o ecossistema de inovação na área jurídica tem o propósito de difundir a cultura da inovação tecnológica e empreendedorismo, promovendo ações para o desenvolvimento de ambientes cooperativos para criação de startups e produtos inovadores relacionados às demandas na área do Direito. Para tanto, inclui instituir programas de formação e capacitação, focados na maturação de empreendimentos jurídicos inovadores, além de proporcionar o encontro de parceiros e agentes de fomento para a consolidação do ecossistema. “O Legal Innovation Lab é um ambiente, dentro da Escola de Direito do UNIVEM, que vai inserir os alunos do Bacharelado em Direito, dos cursos de pós-graduação e do Mestrado em Direito nesse movimento de inovação e do empreendedorismo digital. Por meio do Lab, vamos gerar inovações que poderão ser incubadas na incubadora do Centro de Inovação Tecnológica, CITec-Marília, por meio do InnovaSpace Coworking. As inovações tecnológicas estão permeando e influenciando todas as profissões e a área do Direito não pode ficar de fora”, ressaltou.
De acordo com a Prof.ª Daniela Marinho, responsável no UNIVEM pelo Legal Innovation Hub, o “ecossistema de inovação jurídico apresentado pelo UNIVEM é uma articulação entre os ambientes de inovação do Centro Universitário e todos os atores de inovação da cidade: escritórios de advocacia, OAB, poder público, Sebrae, Ciesp, Senai, entre outras entidades que vão se conectar para potencializar a área jurídica de Marília. “Com isso, estamos criando novos mercados, novas oportunidades para os nossos alunos e para todos que fazem parte do ecossistema. As práticas de inovação e empreendedorismo serão o eixo fundamento do Direito 4.0 adotado pelo UNIVEM”, frisou.
O Legal Innovation Hub Marília já conta com vários atores: Gomes Altimari Advogados, Marcos Martins Advogados, Grupo AOM, Marinho Sociedades de Advogados, o UNIVEM, o CITec-Marília, a startup Finch, entre outros.
“Esse é um movimento aberto e todos os atores da sociedade estão convidados a fazer parte. A tecnologia está presente em todas as áreas, inclusive no Direito.  Nós temos acompanhado a evolução das diretrizes há algum tempo e aplicado aquilo que o ensino jurídico tem nos orientado, inclusive com o uso das tecnologias, despertando os alunos para a visão do século XXI. Não podemos mais pensar o Direito como no século XIX, é necessário uma modernização da prática metodológica, bem como da inserção do nosso aluno no mercado”, destacou o coordenador do Curso de Direito do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado.
Para a Pró-reitora Acadêmica, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, esse ambiente inovador reforça, mais uma vez, o protagonismo do UNIVEM na educação baseada na transformação digital. “A expectativa é que nossos alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento. Com esse espaço, os nossos alunos do curso de Direito saem da posição de expectadores, e passam a fazer acontecer. Academicamente é um espaço de extrema relevância na produção do conhecimento”, afirmou.
“Esse é um marco para o UNIVEM. Esse espaço vem coroar os excelentes resultados obtidos este ano, com nota máxima pelo MEC. Somos a única Instituição a oferecer um ecossistema de inovação voltado a melhor formação dos alunos em todos os cursos. Certamente, os alunos do Direito do UNIVEM sairão daqui muito mais preparados para o mercado”, concluiu.
Mais informações sobre o Ecossistema de Inovação Jurídica e o Legal Innovation Lab do UNIVEM podem ser obtidas no site: www.legalinnovationhub.org.br.

Momento da apresentação do Legal Innovation Hub e inauguração do Legal Innovation Lab

Da esq. para direita. Prof. Edinilson Donisete Machado, coordenador do curso de Direito do UNIVEM; Prof.ª Daniela Marinho, responsável pelo Legal Innovation Lab;  Dr. Luís Carlos de Macedo Soares, Reitor do UNIVEM e o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Prof. Elvis Fusco

Da esq. para direita. Prof. Edinilson Donisete Machado, coordenador do curso de Direito do UNIVEM; Prof.ª Daniela Marinho, responsável pelo Legal Innovation Lab;  Dr. Luís Carlos de Macedo Soares, Reitor do UNIVEM e o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Prof. Elvis Fusco

Legal Innovation Lab -  ambiente, dentro da Escola de Direito do UNIVEM, vai inserir os alunos do Bacharelado em Direito, dos cursos de pós-graduação e do Mestrado em Direito no movimento de inovação e do empreendedorismo digital