Aplicativo ajuda empreendedores a identificar possíveis investidores

Imagina apresentar a sua empresa para um investidor? E se isso, fosse para a principal autoridade de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, a Secretaria Patrícia Ellen. Isso foi o que aconteceu com os alunos do primeiro ano de Sistemas de Informação do UNIVEM, no último dia 12 de setembro, quando a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, visitou o UNIVEM e os ambientes de inovação da instituição e da cidade de Marília.

A startup inovadora que chamou a atenção da secretária está sendo desenvolvida pelos alunos Caio Henrique Santos, Éber Henrique Silva, Mateus Yan Custódio, Marcos Januário e Natã Sando, alunos do curso de Sistemas de Informação do UNIVEM.
Marcos Januário explica melhor o que está sendo desenvolvido: “Quando foi nos proposto criar uma startup, nós começamos a pesquisar e entrevistar os empresários e empreendedores da região, e descobrimos que a principal dificuldade para um novo empreendedor está em encontrar investidores, e da mesma forma, o investidor muitas vezes não consegue encontrar boas ideias para investir. Assim, a nossa startup, semelhante aos aplicativos de namoro, possibilita que um investidor dê um match com um empreendimento, ou seja, que eles possam iniciar uma conversa, e eventualmente aconteça um investimento”.
No dia da visita, a representante do governo ao InnovaSpace Coworking ficou impressionada com a ideia ao conversar com os alunos, pedindo, inclusive, que eles entrassem em contato com ela posteriormente, pois, a ideia a interessou muito. Os alunos relataram o nervosismo ao explicar a ideia, mas que foi extremamente gratificante ver o trabalho que vem sendo desenvolvido dia após dia ter essa valorização e projeção.
Todos os alunos sócios nesta ideia são estagiários do programa Universidade ASSERTI, em que uma das atividades desenvolvidas no âmbito do programa está na criação e desenvolvimento de startups. O programa Universidade ASSERTI é uma parceria da Associação da Empresas de TI de Marília (ASSERTI), do UNIVEM e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (SEPROSP).
Este programa de estágio foi o que possibilitou a estes alunos estudarem Sistemas de Informação do UNIVEM, e permitiu que durante todo o ano de 2019 ocorressem treinamentos das principais tecnologias do mercado e dos conceitos e da prática de empreendedorismo para os alunos.
O Prof. Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM e Presidente da ASSERTI, relata o momento que os alunos estão dentro do Programa: “Os alunos do programa Universidade ASSERTI realizaram durante os primeiros seis meses do ano treinamentos de alto nível, sobre as principais tecnologias do mercado, e agora no segundo semestre, estão criando as startups deles, consolidando todos os conceitos assimilados, além de permitir a prática do empreendedorismo”.
Além destes alunos, passaram pelo programa Universidade ASSERTI durante este ano, mais de 20 alunos, que puderam estudar nos melhores cursos de Tecnologia da Informação do interior de São Paulo, Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM, e tiveram a possibilidade de criar as suas próprias startups.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

Acesse o site: www.univem.edu.br e se inscreva.