As mudanças tecnológicas estão impactando todos os setores da sociedade,  as empresas dos mais diversos setores estão buscando a Transformação Digital dos seus negócios para que possam ser mais competitivas e adaptadas a esse mundo ágil e de tantas mudanças. Em um contexto semelhante, os órgãos públicos e as entidades de 3º setor estão encontrando aspectos de Transformação Digital que podem melhorar o modo como os seus serviços são prestados, aprimorando a sua sustentabilidade a médio e longo prazo.

Diante das dificuldades existentes que esses tipos de organizações possuem para se atualizar tecnologicamente, o UNIVEM está lançando uma Plataforma de Projetos Tecnológicos para Órgãos Públicos e Entidades do 3º Setor.

O objetivo desta plataforma é captar oportunidades de digitalização e de Transformação Digital de entidades públicas e de 3º setor. As oportunidades serão validadas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação do UNIVEM, em que os alunos desenvolverão soluções em suas atividades acadêmicas, como disciplinas práticas, projetos integradores, trabalhos de conclusão de curso, iniciações científicas e tecnológicas e projetos de empreendedorismo e inovação.

No contexto governamental e do terceiro setor, há diversas oportunidades para tornar mais eficiente e eficaz o trabalho realizado, em especial quando se adotam ferramentas tecnológicas nos processos cotidianos. Assim, a plataforma foi criada para incentivar os órgãos públicos e as entidades de terceiro setor a iniciar o seu processo de Transformação Digital.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, aponta que: “Com o lançamento da Plataforma, o UNIVEM mantém o seu pioneirismo e a sua contribuição para a região de Marília, podendo auxiliar os órgãos públicos e as entidades de terceiro setor a prestarem um melhor serviço para a comunidade, ao mesmo tempo em que as inserem no âmbito da Transformação Digital. A efetivação desta plataforma vem consolidar um trabalho que o UNIVEM já realiza a anos com a comunidade nas mais diversas áreas, como por exemplo, recentemente projetos no contexto digital para a Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região (ACC) e a Câmara Municipal de Marília”, explica o Pró-reitor.

A Plataforma foi desenvolvida por alunos da instituição no Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0 do UNIVEM. Segundo o professor Caio Saraiva Coneglian, coordenador do laboratório, essa plataforma além de oferecer às entidades públicas e de 3º setor, oportunidade de se inserirem no processo de Transformação Digital, visa oferecer aos alunos projetos práticos que ampliam a formação, pois permitem que eles produzam serviços e soluções reais e que impactam na sociedade. Além disso, mostra para os alunos que eles podem auxiliar significativamente essas entidades que necessitam de apoio e que impactam diretamente a vida das pessoas, criando um portfólio de trabalhos realizados durante a graduação que enriquecerá o currículo dos alunos.

Para cadastrar as demandas tecnológicas, as entidades devem acessar o site: www.univem.edu.br/digitaltransformation/plataformatecnologica.