A Plataforma foi desenvolvida por alunos da instituição no Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0 do UNIVEM

As mudanças tecnológicas estão impactando todos os setores da sociedade,  as empresas dos mais diversos setores estão buscando a Transformação Digital dos seus negócios para que possam ser mais competitivas e adaptadas a esse mundo ágil e de tantas mudanças. Em um contexto semelhante, os órgãos públicos e as entidades de 3º setor estão encontrando aspectos de Transformação Digital que podem melhorar o modo como os seus serviços são prestados, aprimorando a sua sustentabilidade a médio e longo prazo.

Diante das dificuldades existentes que esses tipos de organizações possuem para se atualizar tecnologicamente, o UNIVEM está lançando uma Plataforma de Projetos Tecnológicos para Órgãos Públicos e Entidades do 3º Setor.

O objetivo desta plataforma é captar oportunidades de digitalização e de Transformação Digital de entidades públicas e de 3º setor. As oportunidades serão validadas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação do UNIVEM, em que os alunos desenvolverão soluções em suas atividades acadêmicas, como disciplinas práticas, projetos integradores, trabalhos de conclusão de curso, iniciações científicas e tecnológicas e projetos de empreendedorismo e inovação.

No contexto governamental e do terceiro setor, há diversas oportunidades para tornar mais eficiente e eficaz o trabalho realizado, em especial quando se adotam ferramentas tecnológicas nos processos cotidianos. Assim, a plataforma foi criada para incentivar os órgãos públicos e as entidades de terceiro setor a iniciar o seu processo de Transformação Digital.

O Prof. Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, aponta que: “Com o lançamento da Plataforma, o UNIVEM mantém o seu pioneirismo e a sua contribuição para a região de Marília, podendo auxiliar os órgãos públicos e as entidades de terceiro setor a prestarem um melhor serviço para a comunidade, ao mesmo tempo em que as inserem no âmbito da Transformação Digital. A efetivação desta plataforma vem consolidar um trabalho que o UNIVEM já realiza a anos com a comunidade nas mais diversas áreas, como por exemplo, recentemente projetos no contexto digital para a Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região (ACC) e a Câmara Municipal de Marília”, explica o Pró-reitor.

A Plataforma foi desenvolvida por alunos da instituição no Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0 do UNIVEM. Segundo o professor Caio Saraiva Coneglian, coordenador do laboratório, essa plataforma além de oferecer às entidades públicas e de 3º setor, oportunidade de se inserirem no processo de Transformação Digital, visa oferecer aos alunos projetos práticos que ampliam a formação, pois permitem que eles produzam serviços e soluções reais e que impactam na sociedade. Além disso, mostra para os alunos que eles podem auxiliar significativamente essas entidades que necessitam de apoio e que impactam diretamente a vida das pessoas, criando um portfólio de trabalhos realizados durante a graduação que enriquecerá o currículo dos alunos.

Para cadastrar as demandas tecnológicas, as entidades devem acessar o site: www.univem.edu.br/digitaltransformation/plataformatecnologica.

 

COMENTÁRIOS