O convênio foi firmado durante participação do Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, no evento Smart Cities Expo World Congress em Barcelona

 

Proporcionar um ambiente de formação global, tendo os eixos da inovação, do empreendedorismo e da Transformação Digital, no âmbito de articulação com as maiores empresas e ambientes de educação, tecnologia e inovação do mundo, é essa a visão que o UNIVEM tem para o conceito de formação superior. Mais que formar profissionais do futuro, dentro de um conceito digital, o UNIVEM proporciona aos seus alunos “experimentarem” ambientes de tecnologia e inovação dentro e fora do país. Prova disso, o acordo de cooperação internacional assinado, essa semana, entre o UNIVEM e a Universidade La Salle e o Parque Tecnológico La Salle – Technova de Barcelona. O convênio foi firmado durante participação do Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, no evento Smart Cities Expo World Congress em Barcelona. 

O Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, o presidente do Parque Tecnológico Technova de Barcelona, Josep Piqué e representantes do Parque e da Universidade La Salle de Barcelona

Vale ressaltar que o ambiente de inovação e empreendedorismo gerido pelo UNIVEM, por meio do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) despertou o interesse de Parque Technova, em agosto, quando da visita do presidente do Parque Científico e Tecnológico de Barcelona, Josep Piqué, ao campus.
Além do acordo firmado com a universidade espanhola, outros convênios já foram assinados com ecossistemas e instituições internacionais, a exemplo da Universidade Aberta de Portugal. Segundo destacou o presidente do Parque Científico e Tecnológico de Barcelona, Josep Piqué, a parceria com o UNIVEM visa o compartilhamento de conhecimento e de processos de inovação. “Nosso sonho é transformar cidades em polos de empreendedorismo e tecnologia. Com esse acordo vamos trabalhar conjuntamente na formatação de Programas de Transformação Digital. O UNIVEM conta com um importante ecossistema de inovação e como nós com a expertise em Transformação Digital”, ressaltou Piqué.
Ainda, de acordo com ele, o acordo vai proporcionar um intercâmbio de conhecimento, podendo os alunos e empreendedores de startups do UNIVEM participarem de programas de estágio e extensão universitária em Barcelona.
Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, o Centro Universitário vive um clima de inovação, um momento disruptivo, que tem colocado Marília entre as melhores e principais cidades na área de inovação e Tecnologia do Brasil. “Esse acordo de cooperação será muito importante para o compartilhamento de ações e conhecimento nas áreas acadêmicas, de inovação, pesquisa e empreendedorismo, uma vez que o Parque Tecnológico de Barcelona fica dentro da universidade, como acontece como o Centro de Inovação Tecnológica de Marília gerido pelo UNIVEM”, salientou. 
A partir de 2020, o UNIVEM irá oferecer programas de pós-graduação em parceria com a Universidade La Salle de Barcelona e, ainda, os alunos de graduação do UNIVEM poderão realizar extensão internacional na área de empreendedorismo e inovação nos ambientes de inovação de Barcelona, como parte do Programa UNIVEM Global Education de formação internacional.
Além da área acadêmica, essa parceria permitirá intercâmbio de startups e empreendedores do CITec-Marília/UNIVEM com o Parque Tecnológico Technova de Barcelona."Esse processo efetivo de internacionalização do UNIVEM é muito importante e único na nossa região, e não apenas para nossos alunos, mas também para os empreendedores de Marília e região que passam a contar com acesso a profissionais e ambientes de alcance global e com um olhar diferenciado das necessidades e oportunidades de mercado”, concluiu o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares.

 

UNIVEM DIGITAL - Única instituição no País a adotar o modelo educacional 4.0, baseado na Transformação Digital, no Empreendedorismo, na Inovação Tecnológica e na Inteligência Artificial, o UNIVEM traz, para a partir de 2020, um novo método de ensino-aprendizagem. Todos os cursos terão as metodologias ativas, a inovação, o empreendedorismo, as tecnologias 4.0, a Inteligência Artificial e a Transformação Digital como plataformas educacionais. O modelo de formação aplicado pelo UNIVEM traz para os alunos grandes oportunidades de empregabilidade, inserção na área da pesquisa e capacitação em inovação e empreendedorismo.
Segundo explicou o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Elvis Fusco, as transformações digitais estão presentes em todos os segmentos, em todos os mercados, carreiras e profissões, e é função do UNIVEM, como grande agente de transformação digital da região, do Estado e do País, trazer cursos e firmar convênios de cooperação que preparem o aluno para se tornar um profissional digital de alcance global, independentemente da profissão que ele escolha”, frisou.

 

 

COMENTÁRIOS