Acordo sela cooperação nas áreas da educação a distancia, pesquisa científica e inovação tecnológica

O Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM e a Universidade Aberta de Portugal - UAb estabeleceram, nesta semana, um acordo internacional de cooperação nas áreas da educação a distância, da pesquisa científica e da inovação tecnológica.

O Reitor e o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares e o Prof. Dr. Elvis Fusco estiveram durante toda a semana numa agenda de reuniões, conferências e visitas técnicas à sede da Universidade Aberta em Lisboa e aos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) nas cidades de Ansião e Coimbra, que também é uma unidade regional da Universidade.

Durante a visita houve a assinatura do acordo de cooperação internacional com a presença do reitor do UNIVEM e da Universidade Aberta, o professor catedrático Paulo Maria Bastos da Silva Dias.

Segundo explica o Reitor do UNIVEM, DR. Luiz Carlos de Macedo Soares, esse acordo traz uma série de benefícios para a comunidade acadêmica do UNIVEM. "Além da inserção internacional da nossa instituição no cenário europeu, esse acordo possibilitará que nossos alunos, professores e pesquisadores possam realizar atividades de ensino, pesquisa e inovação em cooperação com pesquisadores da universidade de Portugal. ", ressaltou.

"A intenção também é de oferecermos para a sociedade de Marília e região a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado com a Universidade Aberta ampliando a validade do diploma desses alunos para mercado europeu", destacou Macedo Soares.

Ficam responsáveis pelas ações do acordo de cooperação, pela Universidade Aberta de Portugal, o diretor de pesquisa, professor catedrático Adérito Fernandes Marcos e pelo UNIVEM, o Pró-reitor, Prof. Dr. Elvis Fusco. "As relações de cooperação desse acordo devem envolver práticas de intercâmbio entre o UNIVEM e a UAb de modo que possam beneficiar ações de colaboração nos domínios de atividade a que se dedicam.", frisou Elvis Fusco.

A atuação em redes de cooperação e de intercâmbio científico, tecnológico e cultural com instituições congêneres nacionais e internacionais constitui uma das áreas estratégicas do UNIVEM. O seu investimento nas relações com a sociedade civil e com instituições de educação e pesquisa tem se traduzido em inúmeros protocolos e parcerias nacionais e na participação ativa em projetos de educação, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Neste contexto, esse acordo internacional demonstra novamente o protagonismo de atuação do UNIVEM no cenário da educação superior no País.

Momento da assinatura do acordo internacional entre o UNIVEM e a Universidade Aberta de Portugal

Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, Reitor do UNIVEM e o Reitor da Universidade Aberta de Portugal, Prof. Catedrático, Paulo Maria Bastos da Silva Dias