Cursos atendem às necessidades de alunos e das empresas empregadoras

O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) realizou, na última semana formatura de 220 alunos dos cursos do IST (Instituto Superior de Tecnologia), Design, Logística e Produção Industrial.

Só da 9ª turma de processos gerenciais e da 8ª turma de gestão de recursos humanos, ambos do IST, 100 alunos colaram grau. Solenidade reuniu mais de 200 pessoas no Univem e contou com a presença dos professores dos cursos, além do reitor da instituição, Luiz Carlos de Macedo Soares.

Cursos, de formação superior, têm a duração de dois anos e enfoque no mercado de trabalho local e regional. Dos alunos concluintes, a maioria já sai empregada.

É o que diz a formanda Hingryd Cristina Ponzio, 19 anos. Ela, que cursou processos gerenciais, começou a trabalhar por causa do curso superior. “Foi muito bom. O curso ensina muito e realmente prepara para o mercado de trabalho. Para mim, foi de extrema importância”, define. Ela reforça que pretende seguir a carreira e continuar os estudos com uma pós-graduação.

De acordo com o coordenador da área de Administração do Univem e também do IST, Eduardo Rino, cursos oferecidos no Instituto Superior de Tecnologia mesclam o embasamento teórico com a prática do mercado de trabalho, possibilitando estágios aos alunos e trazendo docentes com a vivência do trabalho na área.

Ele ressalta que o curso tem preparado especificamente para a atuação no mercado de trabalho, atendendo às necessidades de alunos e das empresas empregadoras.

Juliane da Silva Santos, 23 anos, formada em gestão de recursos humanos: “O curso foi muito bom. Durante o período em que estive na faculdade, conquistei, inclusive, uma promoção no emprego. Agora estou trabalhando na área e só posso dizer que é maravilhoso. Estou colocando em prática tudo o que aprendi”.

Guilherme Ávila Segantim, 21, formado em processos gerenciais: “A faculdade possibilita aliar teoria à prática, complementando muito a formação dos alunos, principalmente por causa dos estágios. É também motivador, tanto, que pretendo continuar com os estudos na área”

Design e Gestão formam 120 alunos

A formatura da 8ª turma de Design Gráfico, 6ª turma de Gestão em Produção Industrial e 3ª turma de Logística, ocorreu quinta-feira, 28 e reuniu 120 estudantes. Evento também contou com a participação de pais e familiares dos alunos, além de professores e da pró-reitora da graduação, Raquel Cristina Sanches.

Formado em Logística, Thiago Farago Ricci, 25 anos, elogia o curso do Univem. Ele já está empregado. “O curso é muito bom e sei que tenho um futuro promissor. O estágio foi muito produtivo e já saí contratado”.

Quem também foi contratada a partir do curso foi a estudante de Design Gráfico, Driely Bertoleti, 24 anos. “Saio daqui com muito conhecimento agregado e uma formação muito boa, tanto profissional, quanto pessoal”.

Formanda de Produção Industrial, Angélica Alves, 20 anos, diz que pretende continuar os estudos. “Acredito que nossa formação, no geral, foi muito boa. Quero continuar estudando e me aprimorando na área”, fala.

Os cursos superiores de tecnologia têm duração de dois anos e enfoque no mercado de trabalho. “Apesar de não serem tão recentes no Brasil, só agora eles estão ganhando mais reconhecimento”, destaca a pró-reitora de gradução, Raquel Cristina Sanches.

Ela reforça a preocupação do Univem com a formação ética dos profissionais e destaca que, embora os cursos tenham uma vertente prática mais acentuada, existe o cuidado para que ele possa atuar num campo mais amplo, em geral. Diário de Marília