Vestibular tradicional para cursos de Ciência de Dados e Engenharia da Computação acontece dia 27/10

 

A área de TI tem crescimento acelerado no Brasil, fazendo com que a adoção de tecnologias e processos de análise de dados seja algo fundamental para o sucesso dos negócios. O cenário bastante promissor, se mostra ainda mais interessante na região de Marília, que nos últimos anos se tornou Polo de Tecnologia da Informação, devido ao trabalho liderado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM).

O campo é extremamente favorável para quem deseja trabalhar nesta área, pois, com a abertura de startups e a transformação digital nas empresas tradicionais, estima-se que haverá a criação de mais de 400 mil novas vagas até o ano de 2024, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Apesar do UNIVEM ter os dois melhores cursos da área de Tecnologia da Informação do interior de São Paulo, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, existia uma demanda por outros tipos de profissionais que na região de Marília e no país como um todo. Neste contexto, o UNIVEM lançou os cursos de Ciência de Dados e Engenharia de Computação, se fortalecendo como a principal escola de formação de mão de obra especializada na área de TI do Estado de São Paulo.

O curso de Ciência de Dados tem o foco no profissional que irá atuar na transformação de dados em oportunidades e valor para as organizações. O curso é baseado em três pilares principais: estatística, tecnologia da informação e análise de dados, formando um profissional preparado para atuar na maioria das empresas. No geral, esse curso consegue unir as competências de desenvolvedor de sistemas e analytics em um único profissional, direcionado para resolução de problemas, oportunidades e desafios de mercado.

Com um enfoque diferente, o curso de Engenharia da Computação do UNIVEM foi lançado no ano de 2019. Apesar da graduação em Engenharia da Computação não ser recente no país, o curso do UNIVEM traz um caráter inédito, em que o profissional será formado para atender a grande demanda por engenheiros na Transformação Digital. Esse profissional estará preparado para atuar em grandes organizações e terá base de eletrônica e hardware para atuar em um mercado latente na região de Marília.

A falta de profissionais é percebida pelo Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), maior centro de inovação do Estado de São Paulo. Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador do CITec-Marília, aponta que: “O CITec-Marília está instalado dentro do UNIVEM, o que auxilia as empresas na busca por mão de obra qualificada. Ainda assim, há uma demanda grande por profissionais, e a criação destes novos cursos é essencial para que a área de TI de Marília continue crescendo de forma sustentável. Tanto cientistas de dados, quanto engenheiros de computação possuem uma série de oportunidades, sendo profissionais extremamente valorizados”.

O coordenador dos cursos, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, fala sobre o sucesso e a repercussão positiva que os cursos tiveram: “O lançamento dos cursos, em especial o Ciência de Dados, foi muito bem recebido pelas empresas de TI e indústrias de Marília, que sentem falta deste tipo de profissional. Temos grandes empresas que estão pedindo que os seus colaboradores façam o curso, pela ausência de pessoas que dominam as habilidades e competências do cientista de dados. Essa integração entre o mercado e a instituição de ensino que nos garante o sucesso do curso”.

VESTIBULAR 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, já na modalidade EaD são oferecidos os cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.

COMENTÁRIOS