MARATONA

I Maratona de Programação - UNIVEM
 
[ INSCRIÇÃO PARA A MARATONA ]
 
1. Comissão Organizadora

Prof. Elvis Fusco
Prof. Fábio Dacêncio Pereira
Prof. José Eduardo Santarém Segundo
Prof. Leonardo Botega
Prof. Mauricio Duarte

2. Introdução

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O UNIVEM estará participando novamente neste ano de 2010 e, para selecionar 3 equipes para sua representação, estará promovendo no dia 29/05/2010, a partir das 13:30h, a I Maratona de Programação - UNIVEM, voltada a alunos regularmente matriculados junto aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

As equipes são constituídas por 3 alunos que terão 3 horas para resolver o maior número possível dentre 5 problemas propostos. A prova é prática e cada equipe terá um computador a sua disposição para a realização dos problemas. Poderão ser consultados livros e outros materiais impressos e as suas soluções poderão ser em Linguagem C, C++ ou Java.

3. Regras

3.1 Inscrições

As inscrições acontecerão via página da III Semana de TI do UNIVEM com preenchimento do formulário no período de 03 a 14 de maio de 2010.

Não há limites para as equipes, e caberá à Comissão Organizadora a coordenação da I Maratona de Programação - UNIVEM

3.2 Formação das Equipes

As equipes serão constituídas de 3 alunos, todos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e, não necessariamente alunos do mesmo ano de graduação.

Após a inscrição, caso algum aluno da equipe resolva desistir de participar, caberá à equipe a escolha de um novo membro e protocolar o pedido de substituição do aluno desistente até 24 horas antes do início da prova.

3.3 Formato da Prova

Cada equipe inscrita na I Maratona de Programação do UNIVEM receberá uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante 3 horas de competição.

Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++ ou Java.

Durante a prova serão nomeados fiscais para que a prova aconteça dentro das normas estipuladas pelo UNIVEM.

As equipes terão a sua disposição um computador com os softwares necessários devidamente instalados. O ambiente computacional para a realização da prova é baseado no sistema operacional Linux e faz uso do software BOCA (http://maratona.ime.usp.br/manualBOCA.html) que é um software criado para controlar uma competição nos moldes da Maratona de Programação da SBC. Foi feito em PHP e a interação dos times com o sistema é feita usando-se um browser.

Poderão ser consultados matérias impressos, porém, não será permitido o uso da Internet e nem de mídias magnéticas durante a competição.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.
O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 3 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.
A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.

3.4 Premiação

A I Maratona de Programação do UNIVEM oferecerá certificados a todos os participantes e também um total de 10 horas de atividades complementares.

As 3 melhores equipes também receberão certificados de Honra ao Mérito e terão suas despesas (inscrição, transporte e alimentação) custeadas na participação da Maratona de Programação Nacional, organizada pela SBC no ano de 2010.

A melhor equipe receberá também um troféu de Campeão da I Maratona de Programação.

3.5 Pratique

Existe na Internet vários sites com problemas propostos basta procura-los. No próprio site oficial da Maratona de Programação (http://maratona.ime.usp.br/preparacao09.html) tem problemas diversos propostos. Um outro site que deva ser consultado é o da OBI – Olimpíada Brasileira de Informática (http://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/programacao/nivel2).
 
Leia sobre a Maratona 2007 no UNIVEM