O Engenheiro de Produção concentra conhecimentos especializados em ciências exatas, aliados aos métodos gerenciais e computacionais, em conjunto com os princípios e métodos peculiares à engenharia para o projeto, o controle e a gerência de organizações.

Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa – como planejar as compras, dimensionar o empreendimento, planejar e programar a produção, até a distribuição dos produtos – é atribuição do Engenheiro de Produção.

Com formação sólida, o curso prepara os futuros profissionais para atuar em todo o segmento industrial, no setor de serviços, nas áreas de administração e de logística.

A grade privilegia conhecimentos avançados na área de exatas (matemática, ciência e tecnologia) e ainda permite que os alunos formados pelo UNIVEM façam seu registro profissional em dois órgãos: no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e no Conselho Regional de Química.

O Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Produção é constantemente reavaliado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) para que dentro do conceito de melhoria contínua e em consonância com as Diretrizes Curriculares do MEC e as Resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) os discentes tenham acesso a um curso com qualidade.

O corpo docente é formado por professores altamente capacitados e qualificados para oferecer aos alunos um ensino diferenciado dentro de modernas técnicas de ensino didático-pedagógico.

O Grupo de Pesquisa “Produção, Tecnologia e Formação Profissional” do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM foi criado com o objetivo de fomentar as pesquisas, a Iniciação Científica e a produção científica no âmbito do curso e também a interdisciplinaridade, por meio de inserção de pesquisadores de outras áreas do conhecimento. O Grupo conta com participantes que pertencem ao quadro de indústrias de Marília e da região, com o enfoque atual de discussão da temática da Inovação dentro da academia e, fundamentalmente, dentro das empresas.

 

Os diferenciais

O grande diferencial do curso de Engenharia de Produção do UNIVEM é o “Projeto Integrado de Fábrica”, onde os alunos reúnem todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para práticas empreendedoras e inovadoras na concepção de “Projetos de Fábricas” que podem vir a tornarem-se indústrias reais no atendimento das demandas do mercado.

Outro grande diferencial é que os alunos do curso de Engenharia de Produção do UNIVEM são muito procurados para atividades de Estágio Extracurricular por empresas de Marília e Região, além do alto índice de efetivação após formados. Além disso, há um alto índice de empregabilidade dos egressos.

Os Engenheiros de Produção formados pelo UNIVEM podem solicitar registro no CREA, bem como solicitar registro junto ao CRQ, com atribuições na área profissionais na área química.

 

O que nos torna felizes? 

Saber que nossos Engenheiros de Produção são altamente qualificados, são éticos, possuem responsabilidade ambiental e social e, possuem o “DNA UNIVEM”.

 

Disciplina

Programação para Engenheiros

Fundamentos de Engenharia de Produção

Desenho Industria

Engenharia Ambiental e Sustentabilidade

Tecnologia da Informação e Transformação Digital

Modelos Matemáticos Vetoriais

Disciplina

Química Geral e Analítica Experimentais

Computer Aided Design - CAD

Resolução de Problemas Diferenciais

Forças e Energia

Comunicação e Pensamento Crítico

Disciplina

Química Inorgânica, Orgânica e Experimental

Economia Industrial

Ondas e Termodinâmica

Resolução de Problemas Integrais

Inovação e Empreendedorismo

Ciência dos Materiais e Processos

Disciplina

Análise de Dados - Estatística

Resolução de Problemas Complexos

Eletromagnetismo

Metrologia

Cálculo Numérico

Direitos Humanos, Ética e Desafios do Mundo Contemporâneo

Disciplina

Gestão de Pessoas

Instalações e Máquinas Elétricas

Fenômenos de Transporte

Gestão de Custos e Engenharia Econômica

Mecânica dos Sólidos

Engenharia de Processos

Disciplina

Elementos de Máquinas

Métodos de Análise e Investigação

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Planejamento, Programação e Controle da Produção e de Operações

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Disciplina

Logística de Distribuição

Lean Enterprise, Manufacturing, Thinking e Health Care

Gestão da Qualidade e da Produtividade

Pesquisa Operacional

Pesquisa de Mercado e Mercadologia

Design Thinking e Desenvolvimento de Produtos e Serviços

Disciplina

Logística Reversa e Economia Circular

Gestão de Pessoas e Produtividade

Automação na Indústria e Organizações

Viabilidade Econômica de Projetos Industriais e de Serviços

Projeto Integrado de Fábrica I

Gestão de Projetos

Seis Sigma

Disciplina

Simulação em Engenharia de Prosução

Projeto Integrado de Fábrica II

Disciplina

Projeto Integrado de Fábrica III

Gestão da Manutenção

Optativa

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral

Formar um profissional com competência técnica, científica e profissional para absorver e desenvolver novas tecnologias, projetar e administrar sistemas integrados de homens, máquinas, tecnologia, informação e ambiente. Um profissional que aplique conhecimentos especializados de ciências matemática, física e social, em conjunto com os princípios e métodos de análise e projeto peculiares à Engenharia. Formar engenheiros com atuação crítica, criativa e ética na identificação de soluções, considerando fatores sócio econômicos, culturais e ambientais da sociedade. Interagir com as empresas da região: mecânica, alimentícia e agropecuária.

 

Objetivos Específicos

  • Formar engenheiros com competência para o projeto e gerência das organizações;
  • Administrar com eficiência pessoas e recursos de produção;
  • Aplicar modernas tecnologias de processos industriais, computação, automação e telecomunicação, com qualidade, custo, entrega, segurança e moral;
  • Utilizar racionamente os recursos do planeta, buscando sistemas industriais que respeitem e imite os ecossistemas naturais: uso sustentável dos recursos naturais, com reciclagem, eficiência energética e energia renovável, minimizando impactos no ambiente e na saúde;
  • Buscar tecnologias de produtos limpos obtidos por processos limpos: ambiental, econômico, social, ético e moral;
  • Promover relacionamento efetivo com as empresas da região, na busca de melhor adequação da formação do aluno e da participação na solução dos problemas da comunidade;
  • Proporcionar uma atmosfera acadêmica saudável, criativa e de companheirismo, entre os alunos, professores e participar em atividades universitárias complementares;
  • Desenvolver uma visão sistêmica do trabalho, produção e modelos de gerenciamento de produtos e processos;
  • Desenvolver competência em pesquisar, extrair resultados, analisar e elaborar conclusões para problemas específicos de Engenharia de Produção.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00