Conheça melhor a profissão e as disciplinas do curso.

Entenda por que vale a pena estudar Engenharia de Produção

Por que estudar Engenharia de Produção

A Engenharia é um campo de atuação bastante amplo, que vai desde a indústria de base até o mercado financeiro. O profissional da área precisa ter raciocínio lógico bem desenvolvido, facilidade para lidar com números e criatividade para propor soluções inovadoras para os problemas do dia a dia.

Com uma oferta tão diversa de segmentações, que vai desde a Engenharia Civil até a Engenharia de Alimentos, o estudante precisa conhecer cada uma das áreas, suas disciplinas e seu mercado de trabalho.

Para começar a pesquisa qual curso seguir na universidade, confira as informações mais importantes sobre a Engenharia de Produção.

O QUE FAZ O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

O profissional formado em Engenharia de Produção combina conhecimentos de engenharia com os de administração, atuando no gerenciamento de indústrias e empresas. Ele pode trabalhar na análise da estrutura empresarial, no gerenciamento financeiro e da mão de obra, trabalhar com a produção de gêneros agrícolas e na comercialização de produtos, entre outras atividades.

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O curso de graduação tem duração média de 5 anos e também pode levar o nome de Engenharia Industrial. Além de entrar em contato com conteúdo básico de Engenharia, o estudante terá algumas disciplinas específicas da sua área, além de outras das Ciências Sociais, como Economia e Administração.

Os engenheiros de produção costumam ser requisitados em diversas áreas, como a industrial, de serviços de varejo, de turismo, finanças, saúde, entre outras. As oportunidades no mercado são bem abrangentes.

Uma das principais funções do engenheiro de produção é fazer com que os custos de produção das empresas seja o menor possível, ainda mantendo a qualidade dos produtos. Além disso, é necessário fazer com que os processos produtivos funcionem da melhor maneira possível.

Ao decidir que quer cursar Engenharia de Produção é importante que o estudante analise qual se a faculdade escolhida dá ênfase para alguma área específica. Caso isso aconteça, o essencial é ter plena noção de como será o curso e analisar se é uma área de interesse do candidato. Os possíveis direcionamentos são em gestão ambiental, construção civil, elétrica etc.

Para que o estudante consiga o diploma, o estágio é uma fase fundamental. Além de poder entrar em contato com a realidade do mercado de trabalho de fato, o estagiário consegue aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade e analisar qual a importância do seu papel dentro da sociedade.

Fonte: Universia Brasil