Webmail
Voltar ao início

home Home | cursos

Mestrado em Direito

Sobre o curso

Mestrado em Direito - Fale com o coordenador
 
 

O Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação Eurípides Soares da Rocha, foi aprovado pela CAPES em 29 de junho de 2000, sob o nº 3111014001P-9, e reconhecido pela Portaria MEC nº 1077, de 13 de setembro de 2012.

Corpo docente altamente qualificado: todos os professores atuam no quadro permanente do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM.

O curso de Mestrado tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses e as aulas são ministradas às sextas-feiras (período noturno) e aos sábados.

Objetivos do Programa

  • Estimular e desenvolver a investigação científica no campo do Direito, em especial em relação à constituição desse saber ao longo da história e sua concepção atual;
  • Aprimorar a formação e a qualificação de professores, pesquisadores, e outros profissionais, objetivando uma maior interação entre os agentes do Direito e a sociedade;
  • Capacitar professores para o exercício do magistério superior;
  • Contribuir, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para o aprofundamento do conhecimento dos problemas nacionais, enfatizando aqueles de natureza regional;
  • Colaborar para a integração dos estudos jurídicos no processo de desenvolvimento social e econômico do país e, também, para a superação de problemas decorrentes das desigualdades sociais


:: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA DO DIREITO E DO ESTADO
:: LINHAS DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DO SABER JURÍDICO / CRÍTICA AOS FUNDAMENTOS DA DOGMÁTICA JURÍDICA

A área de concentração admitida pelo Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM constitui espaço de investigação que possibilita a formação docente e promove a integração de estudos avançados nos diferentes campos do Direito.
Sob os aspectos teóricos, a estrutura da sociedade moderna, nas relações jurídicas no interior do Estado - e do próprio Estado - são investigadas do ponto de vista de seus problemas e desafios, tendo como meta a emancipação dos seres humanos, a transformação qualitativa da sociedade e o aperfeiçoamento das instituições.

Os estudos na área de concentração em questão desdobram-se em linhas de pesquisa que têm por objetivo a investigação, a crítica e a reflexão sobre o direito moderno e seus fundamentos, nas suas diferentes vertentes teóricas - sobretudo os novos direitos - resultantes das transformações da sociedade e do surgimento das novas formas de sociabilidade, ocupando-se, dentre outros temas, de áreas investigativas que relevam o direito do meio ambiente, das relações de consumo, da criança e do adolescente, do direito e da Internet, do direito das cidades, das minorias sociais e demais direitos difusos. 

Em suas linhas, o Programa, ainda, admite e estimula a pesquisa que reflete a crítica sobre o modelo dogmático, caracterizador do pensamento jurídico dominante. Ao investigar os componentes da organização jurídico-constitucional do Estado, é possível, também, se ocupar, dentre outras áreas, investigativas que relevam os direitos humanos, os direitos fundamentais, as estruturas das relações jurídico-privadas, as instituições e a organização administrativa do Estado Democrático de Direito e o acesso à Justiça.

 

*Motivos para conseguir um diploma de mestrado*

05/07/2014 - Um mestrado pode proporcionar a você benefícios intelectuais e, ao mesmo tempo, ajudar na sua carreira porque vai além do diploma de graduação. Porém, o mestrado nem sempre é a opção certa, por isso você deve medir os benefícios de ter um diploma de mestrado e decidir se esse é o caminho que você quer seguir.

Confira 5 motivos para conseguir um diploma de mestrado:

1. Se você quer ser um professor
Se você quer seguir a carreira de professor, um diploma de mestrado é essencial. A maioria das escolas pede mais do que o diploma de bacharelado, então você deve ser um mestre.

2. Se você quer trocar de área
Um diploma de mestrado pode ajudar você a trocar de área. Porém, se o mestrado não for relacionado com o seu diploma de graduação, você precisará fazer algumas aulas para se inteirar do assunto.

3. Se você quer ser um especialista
Se você quer se tornar um especialista em um determinado assunto ou área, o mestrado é a melhor escolha. Poucas coisas dizem "especialista" como um diploma que comprova que você é um mestre.

4. Se você quer se destacar
Se você quer se destacar na hora de conseguir um emprego, um diploma de mestrado faz com que você seja diferente dos outros candidatos.

5. Se você quer estudar com alguém
Os melhores professores dão os cursos de mestrado. Se você quer estudar com um determinado especialista da sua área, o mestrado é a melhor opção.

Fonte: Universia


voltar

Nome do Curso:
Mestrado em Direito
Coordenador(a):
Profº. Dr. Lafayette Pozzoli
Habilitação:
Stricto Sensu em Mestrado em Direito
Credenciamento e Recredenciamento

Interessado neste curso???


Últimos eventos | imagens
Café Filosófico com Prof. Dr. Lafayette, Prof. Dr. Alexandre Garrido e Prof. Dr. Roberto Bueno
[Ver o album]