O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Univem tem como objetivo formar profissionais que dominem os fundamentos da Computação e Administração de tal forma que consigam utilizar as Tecnologias da Informação atuais e futuras para gerenciar, projetar e desenvolver Sistemas de Informação nas áreas de gestão, produção e de apoio à decisão nas empresas dos setores comercial, industrial e público. O profissional formado em Sistemas de Informação pode atuar no mercado de trabalho ou empreender na indústria de software gerando soluções empresariais inovadoras para melhorar a qualidade da gestão, processos, produtos e serviços. O curso possui laboratórios com ampla infraestrutura para o desenvolvimento de projetos da área de Sistemas. O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação foi reconhecido como um dos melhores do país pelo MEC, recebendo conceito 4 (máximo 5) no ano de 2018, em uma avaliação que leva em consideração alunos, professores e instalações do curso e da instituição de ensino.

O Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é constantemente reapresentado ao corpo docente e reavaliado por ele. Para compô-lo, são levados em consideração os objetivos, a missão, os princípios e os valores do UNIVEM, constantes no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Por fim, são consideradas também as necessidades indicadas pelo mercado de trabalho, inovação e empreendedorismo e pela área de pesquisa científica seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação e dos cursos de Licenciatura em Computação, oferecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação. 

Diferenciais

  • Professores altamente qualificados, tendo 100% do corpo docente composto por Mestres e Doutores.
  • Curso com padrão e qualidade das melhores universidades públicas e privadas do Brasil.
  • O UNIVEM possui uma Incubadora de Empresas em parceria com o CITec-Marília, que permite aos alunos a instalação de empresas de base tecnológica, com todo o suporte técnico necessário para o seu desenvolvimento.
  • Maior índice regional de alocação de ex-alunos e estagiários em empresas de Marília e da região.
  • Maior índice regional de aprovação de ex-alunos em programas de mestrado e doutorado.
  • Para alunos carentes o UNIVEM oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, bolsas PROUNI, Escola da Família e outras possibilidades que devem ser consultadas na tesouraria da instituição. Estímulo à pesquisa desde o 1º ano, com programa de Iniciação Científica com bolsa CNPq e FAPESP.
  • Estímulo a Internacionalização, com parceria com diversas Universidades de fora do país, bem como parceira com o Santander Universidades que permite que os alunos do curso realizem estágio no exterior.
  • Participante do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras - Edição Nacional promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o Projeto de Extensão "Inclusão Digital para Alunos da APAE-Marília".
  • Mantém o Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI, núcleo que fomenta a pesquisa e a prática profissional dos alunos na área de Computação e Sistemas de Informação.
  • Parceria com empresas multinacionais na realização de Projetos de P&D, envolvendo alunos e professores. 

 

 

Avaliação do INEP/MEC

Reconhecido em fevereiro de 2011, pela portaria nº 451 de 15 de fevereiro de 2011.

Na última avaliação, realizada no ano de 2018, o Curso de Sistemas de Informação obteve conceito 4 (máximo 5), estando entre os melhores cursos do Brasil.

 

Veja mais destaques que diferenciam o curso de Sistemas de Informação do Univem

 

  • Incubadora de empresas de base tecnológica;
  • Ambiente de colaboração (InnovaSpace Coworking) para a viabilização de ideias empreendedoras, com acesso a mentorias e palestras;
  • Maior taxa de empregabilidade de seus alunos dentre os cursos de Tecnologia da Informação da região;
  • Estágios a partir do 1º ano;
  • Oferece laboratório de pesquisa e prática profissional (COMPSI);
  • Alto índice de publicações científicas de seus alunos e professores;
  • Fomento à pesquisa desde o 1º ano;
  • Matrizes curriculares atualizadas;
  • Projetos de Extensão;
  • Eventos científicos e tecnológicos;
  • Bolsas estágio em seus laboratórios de pesquisa;
  • Bolsas de pesquisa CNPq;
  • Bolsas de pesquisa FAPESP;
  • Bolsas PROUNI;
  • Bolsas Escola da Família;
  • Bolsas de empresas parceiras;
  • Alto índice de aprovação em mestrados nas melhores instituições públicas;
  • Parcerias com empresas de TI;
  • Integração com a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI);
  • Laboratório de Indústria 4.0;
  • Vínculo com universidades públicas USP, UNESP, UNICAMP e Federais.
  • Qualidade reconhecida no cenário regional e nacional.
1º SEMESTRE  
Disciplina CH
Organização e Arquitetura de Computadores 80
Desenvolvimento de Algoritmos 80
Laboratório de Programação I 40
Introdução a Administração 80
Teoria Geral de Sistemas 40
Subtotal 320
2º SEMESTRE  
Laboratório de Programação II 80
Introdução à Lógica 80
Fundamentos de Sistemas de Informação 40
Economia e Finanças 40
Técnicas de Programação 40
Matemática Discreta 80
Subtotal 360
3º SEMESTRE  
Estrutura de Dados 80
Gestão de Sistemas de Informação 40
Contabilidade e Custos 40
Engenharia de Software I 40
Banco de Dados I 40
Fundamentos de Sistemas Operacionais 40
Programação Orientada a Objetos 80
Subtotal 360
4º SEMESTRE  
Engenharia de Software II 80
Ética, Direito e Sociedade 40
Introdução a Probabilidade e Estatística 40
Gestão da Informação e Inteligência Competitiva 40
Administração de Sistemas Operacionais 40
Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos 80
Banco de Dados II 40
Subtotal 360
5º SEMESTRE  
Engenharia de Software III 40
Estatística Aplicada 40
Pesquisa Operacional 40
Metodologia Científica 40
Gestão de Processos de Negócio 40
Implementação de Sistemas de Informação 80
Redes de Computadores I 40
Sistemas de Banco de Dados 40
Subtotal 360
Estágio Supervisionado I 80
Total 440
6º SEMESTRE  
Sistemas de Apoio a Decisão 80
Empreendedorismo e Inovação 40
Redes de Computadores II 40
Teste e Qualidade de Software 40
Gestão de Projetos 40
Implementação de Sistemas WEB 80
Projeto de Redes de Computadores 40
Subtotal 360
Estágio Supervisionado II 80
Total 440
7º SEMESTRE  
Interface Homem-Computador 40
Gestão de Tecnologia da Informação I 40
Segurança da Informação 40
Tópicos Especiais 40
Desenvolvimento de Sistemas Móveis 80
Trabalho de Curso I 80
Subtotal 320
8º SEMESTRE  
Gestão de Tecnologia da Informação II 40
Auditoria de Sistemas 40
Interfaces Computacionais 40
Sistemas Distribuídos 40
Trabalho de Curso II 80
Subtotal 240
RESUMO  
Total Geral das Disciplinas 2680
Estágio Supervisionado 160
Atividades Complementares 160
Total 3000
*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

Alteração aprovada em Reunião pelo Conselho de Curso em 03/08/2015, pelo Núcleo Docente Estruturante em 05/08/2015 e pelo CONSU em 12/08/2015. Integralização mínima de 4 anos e máxima de 6 anos. Vigência a partir de janeiro de 2016. Matriz curricular elaborada de acordo com as diretrizes curriculares do curso. *A disciplina Libras(Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivos do Curso

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo geral a formação de profissionais com competências predominantes em Computação e Administração, para atuarem na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com ênfase em Sistemas de Informação. Aptos a exercerem suas funções no mercado de trabalho de forma competente e transformadora, agregando novos conceitos para a gestão, análise, projeto, desenvolvimento, utilização e avaliação das TICs aplicadas às soluções informatizadas de problemas e mantendo uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação profissional na sociedade. A formação deve contribuir de forma importante em diversos domínios, incluindo empresas, governo e instituições de ensino e pesquisa. Deve lidar com sistemas complexos que requerem conhecimentos técnicos e organizacionais que afetam tanto as operações como as estratégias das organizações.

 

Objetivos Específicos

Para o alcance do objetivo geral do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, são definidos os seguintes objetivos específicos:

  • Proporcionar uma sólida formação em Sistemas de Informação enfatizando o domínio de conhecimentos nas áreas de Computação, Administração, Matemática e outras afins do curso visando o desenvolvimento e a gestão de soluções baseadas em TICs para
  • os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio;
  • Desenvolver a competência informacional no tratamento, organização, disponibilidade. visualização e uso eficaz e racional da informação como insumo para a gestão das organizações no processo de tomada de decisão;
  • Atender as necessidades do mercado regional e nacional em termos de formação de recursos humanos na área de Sistemas de Informação;
  • Prover o uso adequado e eficiente das TICs no planejamento, análise, projeto e desenvolvimento de Sistemas de Informação em organizações privadas, públicas e terceiro setor;
  • Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de sistemas corporativos nos diversos domínios;
  • Desenvolver capacidade autônoma de aprofundamento constante de seus estudos para absorver novas tecnologias, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional;
  • Desenvolver habilidades para gerência em ambientes da Tecnologia da Informação e Comunicação ou em empreendimento próprio;
  • Capacitar para a análise de problemas e a síntese de soluções computacionalmente e economicamente viáveis, integrando conhecimentos multidisciplinares;
  • Estimular pesquisa e a capacidade investigativa nos discentes;
  • Incentivar o empreendedorismo;
  • Estimular a educação continuada em níveis de pós-graduação lato sensu e stricto sensu;
  • Contribuir para a formação do senso crítico dos discentes.
  • Promover o exercício da ética em ambiente profissional e acadêmico;
  • Estimular projetos de extensão promovendo: a aproximação com a comunidade, a consciência social, a formação humanística e a complementação da formação profissional.
  • 10 Laboratórios de Informática de uso geral aplicados as disciplinas com prática de projeto e desenvolvimento.
  • Laboratórios de pesquisa vinculados ao COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisa voltadas principalmente para as área de Big Data, Segurança da Informação, Realidade Virtual e Aumentada, IoT, Automação, Inteligência Artificial, Games, Ciência de Dados, Web Semântica, entre outras.
  • InnovaSpace Coworking para a prática do empreendedorismo
  • Dois auditórios para palestras de eventos com capacidade para 900 pessoas.
  • Laboratório de Indústria 4.0 (em breve)
  • Sala para aulas preparadas para aplicação de metodologias ativas de aprendizado.