O tecnólogo em Design Gráfico irá possuir uma visão ampla da comunicação visual e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual e na criação de peças gráficas, com competências para realizar investigações visuais e explorar recursos de criação, unindo técnicas manuais e experimentais com tecnologias digitais. Irá repensar o fazer com as mãos, permitindo aplicar a criatividade em projetos de grande escala, além produções menores com criações de própria autoria, dentro da perspectiva do Mercado de Trabalho 4.0, com perfil inovador e empreendedor.

A cada semestre, o aluno receberá certificação intermediária com habilidades e competências específicas. Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de criação de peças de comunicação visual, o tecnólogo em Design Gráfico poderá atuar ao final do curso como empreendedor e/ou designer gráfico, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar.

A matriz curricular foi desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a possibilidade de alinhar os conceitos estudados com as práticas para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.

Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como História do Design, Semiótica, Edição de Imagens e Vetorização, o aluno aprenderá sobre Gerenciamento Ágil de Projetos, Fotografia na Era Digital, Produção Gráfica e Transformação Digital, Marketing na Era Digital e Design Thinking, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Design Sprint, Storytelling e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

 

Após a conclusão do curso, poderá ingressar diretamente na pós-graduação ou no Mestrado.

Disciplina

CH

Computação Gráfica

80

Comunicação e Expressão

40

Elementos Compositivos do Design

40

Ilustração

80

Introdução à História da Arte

40

Linguagem e Cor

40

Planejamento Visual

80

Disciplina

CH

Edição de Imagem

80

Ergonomia

40

Fotografia

80

História da Arte

40

Marketing

80

Metodologia de Projetos

80

Disciplina

CH

Design da Imagem

40

Editoração

80

Estudos da Linguagem

40

Estudos dos Materiais de Produção Gráfica

80

Linguagem Cinematográfica

40

Projeto Descritivo

40

Tipografia

80

Disciplina

CH

Artes Gráficas

80

Design de Embalagens

80

EcoDesign

40

Empreendedorismo

40

Legislação e Normas

40

Produção Virtual

80

Projeto Final de Curso

40

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral 

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico tem como objetivo geral proporcionar a formação profissional e humanística e atualização adequada à atuação do tecnólogo em Design Gráfico no mercado de trabalho envolvendo a resolução de problemas de comunicação com aplicação de variadas técnicas de expressão gráfica, voltadas para mídias impressas e digitais. Para isso, estimula comportamentos éticos, profissionais e socioambientais responsáveis; desenvolve competências e habilidades que envolvam pensamento sistêmico, estratégico, crítico e criativo; indica metodologias de projeto e de pesquisa; desenvolve linguagens visuais, textuais, culturais e artísticas; utiliza tecnologias e softwares gráficos atualizados; aplica conhecimentos de produção gráfica; estimula o protagonismo, o trabalho em equipe, o empreendedorismo e a inovação, para que seja agente de transformação da sociedade.

 

Objetivos Específicos

De modo específico, a fim de atingir o objetivo geral, o curso se propõe a:

  • Proporcionar ensino atualizado, utilizando teoria e prática embasados nas necessidades do mercado de trabalho;
  • Propiciar ao discente sua integração no sistema socioeconômico e cultural da região por meio da sua atuação profissional e da visão crítica dos processos produtivos;
  • Desenvolver o profissionalismo e a ética nas relações com clientes, público-alvo e classe;
  • Desenvolver habilidades que envolvam o pensamento estratégico, como a capacidade analítica, crítica, técnica, criativa e expressiva com vistas à resolução de problemas de comunicação;
  • Proporcionar conhecimentos de metodologias de projeto e de pesquisa para a execução de peças gráficas de comunicação voltadas para mídias impressas e digitais;
  • Capacitar para a aplicação de fatores ergonômicos, culturais, artísticos, econômicos, sociais, tecnológicos e estéticos em projetos gráficos;
  • Proporcionar conhecimento e práticas no uso de tecnologias e softwares atualizados, bem como diferentes técnicas de expressão gráfica, relacionados à elaboração, produção e divulgação de portfólios;
  • Desenvolver a visão empreendedora digital por meio de projetos integradores e promover a acessibilidade aos ambientes de inovação, entre eles, o Coworking, o Centro Incubador de Empresas e o Centro de Inovação Tecnológica, além da economia criativa baseada no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, estimulando a geração de renda, utilizando técnicas como o design thinking;
  • Possibilitar por meio de teoria e prática o desenvolvimento de linguagens visuais com vistas à produção de comunicações criativas que atraiam a atenção do público-alvo e cumpram o objetivo proposto para cada caso;
  • Proporcionar conhecimento acerca dos processos e produção gráfica visando a competência para produzir e supervisionar projetos de produtos impressos;
  • Capacitar com conhecimento teórico, prático, ético e responsável sócio e ambientalmente a avaliar e emitir pareceres técnicos na área do Design Gráfico;
  • Formar profissionais que lideram o processo de transformação digital nas empresas e na sociedade.

 

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00