O tecnólogo em Design Gráfico irá possuir uma visão ampla da comunicação visual e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual e na criação de peças gráficas, com competências para realizar investigações visuais e explorar recursos de criação, unindo técnicas manuais e experimentais com tecnologias digitais. Irá repensar o fazer com as mãos, permitindo aplicar a criatividade em projetos de grande escala, além produções menores com criações de própria autoria, dentro da perspectiva do Mercado de Trabalho 4.0, com perfil inovador e empreendedor.

A cada semestre, o aluno receberá certificação intermediária com habilidades e competências específicas. Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de criação de peças de comunicação visual, o tecnólogo em Design Gráfico poderá atuar ao final do curso como empreendedor e/ou designer gráfico, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar.

A matriz curricular foi desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a possibilidade de alinhar os conceitos estudados com as práticas para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.

Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como História do Design, Semiótica, Edição de Imagens e Vetorização, o aluno aprenderá sobre Gerenciamento Ágil de Projetos, Fotografia na Era Digital, Produção Gráfica e Transformação Digital, Marketing na Era Digital e Design Thinking, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Design Sprint, Storytelling e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

 

Após a conclusão do curso, poderá ingressar diretamente na pós-graduação ou no Mestrado.

Disciplina

Edição de Imagem

Linguagem Visual e Semiótica

História do Design

Ilustração

História da Arte

Programação Visual

Marketing e Dimensionamento de Mercado

Disciplina

Linguagem Cinematográfica

Branding e Endomarketing

Produção Gráfica

Design Sustentável

Vetorização

Embalagens

Comunicação e Pensamento Crítico

Disciplina

Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital

StoryTelling

Design Editorial

Comunicação para Mídias Digitais

Fotografia na Era Digital

Legislação Aplicada ao Design

Optativa

Disciplina

Estratégias de Marketing na Era Digital

Tipografia

Gestão e Métricas de Mídias

Infografia Digital e Motion Graphics

Pesquisa Visual

Design e Acessibilidade

Direitos Humanos, Ética e Desafios do Mundo Contemporâneo

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral 

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico tem como objetivo geral proporcionar a formação profissional e humanística e atualização adequada à atuação do tecnólogo em Design Gráfico no mercado de trabalho envolvendo a resolução de problemas de comunicação com aplicação de variadas técnicas de expressão gráfica, voltadas para mídias impressas e digitais. Para isso, estimula comportamentos éticos, profissionais e socioambientais responsáveis; desenvolve competências e habilidades que envolvam pensamento sistêmico, estratégico, crítico e criativo; indica metodologias de projeto e de pesquisa; desenvolve linguagens visuais, textuais, culturais e artísticas; utiliza tecnologias e softwares gráficos atualizados; aplica conhecimentos de produção gráfica; estimula o protagonismo, o trabalho em equipe, o empreendedorismo e a inovação, para que seja agente de transformação da sociedade.

 

Objetivos Específicos

De modo específico, a fim de atingir o objetivo geral, o curso se propõe a:

  • Proporcionar ensino atualizado, utilizando teoria e prática embasados nas necessidades do mercado de trabalho;
  • Propiciar ao discente sua integração no sistema socioeconômico e cultural da região por meio da sua atuação profissional e da visão crítica dos processos produtivos;
  • Desenvolver o profissionalismo e a ética nas relações com clientes, público-alvo e classe;
  • Desenvolver habilidades que envolvam o pensamento estratégico, como a capacidade analítica, crítica, técnica, criativa e expressiva com vistas à resolução de problemas de comunicação;
  • Proporcionar conhecimentos de metodologias de projeto e de pesquisa para a execução de peças gráficas de comunicação voltadas para mídias impressas e digitais;
  • Capacitar para a aplicação de fatores ergonômicos, culturais, artísticos, econômicos, sociais, tecnológicos e estéticos em projetos gráficos;
  • Proporcionar conhecimento e práticas no uso de tecnologias e softwares atualizados, bem como diferentes técnicas de expressão gráfica, relacionados à elaboração, produção e divulgação de portfólios;
  • Desenvolver a visão empreendedora digital por meio de projetos integradores e promover a acessibilidade aos ambientes de inovação, entre eles, o Coworking, o Centro Incubador de Empresas e o Centro de Inovação Tecnológica, além da economia criativa baseada no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, estimulando a geração de renda, utilizando técnicas como o design thinking;
  • Possibilitar por meio de teoria e prática o desenvolvimento de linguagens visuais com vistas à produção de comunicações criativas que atraiam a atenção do público-alvo e cumpram o objetivo proposto para cada caso;
  • Proporcionar conhecimento acerca dos processos e produção gráfica visando a competência para produzir e supervisionar projetos de produtos impressos;
  • Capacitar com conhecimento teórico, prático, ético e responsável sócio e ambientalmente a avaliar e emitir pareceres técnicos na área do Design Gráfico;
  • Formar profissionais que lideram o processo de transformação digital nas empresas e na sociedade.

 

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00