O Engenheiro de Produção concentra conhecimentos especializados em ciências exatas, aliados aos métodos gerenciais e computacionais, em conjunto com os princípios e métodos peculiares à engenharia para o projeto, o controle e a gerência de organizações.

Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa – como planejar as compras, dimensionar o empreendimento, planejar e programar a produção, até a distribuição dos produtos – é atribuição do Engenheiro de Produção.

Com formação sólida, o curso prepara os futuros profissionais para atuar em todo o segmento industrial, no setor de serviços, nas áreas de administração e de logística.

A grade privilegia conhecimentos avançados na área de exatas (matemática, ciência e tecnologia) e ainda permite que os alunos formados pelo UNIVEM façam seu registro profissional em dois órgãos: no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e no Conselho Regional de Química.

O Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Produção é constantemente reavaliado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) para que dentro do conceito de melhoria contínua e em consonância com as Diretrizes Curriculares do MEC e as Resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) os discentes tenham acesso a um curso com qualidade.

O corpo docente é formado por professores altamente capacitados e qualificados para oferecer aos alunos um ensino diferenciado dentro de modernas técnicas de ensino didático-pedagógico.

O Grupo de Pesquisa “Produção, Tecnologia e Formação Profissional” do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM foi criado com o objetivo de fomentar as pesquisas, a Iniciação Científica e a produção científica no âmbito do curso e também a interdisciplinaridade, por meio de inserção de pesquisadores de outras áreas do conhecimento. O Grupo conta com participantes que pertencem ao quadro de indústrias de Marília e da região, com o enfoque atual de discussão da temática da Inovação dentro da academia e, fundamentalmente, dentro das empresas.

 

Os diferenciais

O grande diferencial do curso de Engenharia de Produção do UNIVEM é o “Projeto Integrado de Fábrica”, onde os alunos reúnem todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para práticas empreendedoras e inovadoras na concepção de “Projetos de Fábricas” que podem vir a tornarem-se indústrias reais no atendimento das demandas do mercado.

Outro grande diferencial é que os alunos do curso de Engenharia de Produção do UNIVEM são muito procurados para atividades de Estágio Extracurricular por empresas de Marília e Região, além do alto índice de efetivação após formados. Além disso, há um alto índice de empregabilidade dos egressos.

Os Engenheiros de Produção formados pelo UNIVEM podem solicitar registro no CREA, bem como solicitar registro junto ao CRQ, com atribuições na área profissionais na área química.

 

O que nos torna felizes? 

Saber que nossos Engenheiros de Produção são altamente qualificados, são éticos, possuem responsabilidade ambiental e social e, possuem o “DNA UNIVEM”.

 

1º Semestre

C/H

Cálculo Diferencial e Integral I

40

Física Geral e Experimental I

80

Introdução à Engenharia de Produção

40

Geometria Analítica

40

Desenho Industrial

80

Introdução à Computação para a Engenharia

40

Comunicação

40

Subtotal

360

2º Semestre

C/H

Cálculo Diferencial e Integral II

80

Física Geral e Experimental II

80

Aplicação da Engenharia de Produção

40

Introdução à Economia

40

Desenho Auxiliado por Computador

40

Linguagem de Programação

40

Ética

40

Subtotal

360

3º Semestre

 

Cálculo Diferencial e Integral III

80

Álgebra Linear I

40

Física Geral e Experimental III

80

Economia Industrial

40

Química Geral e Experimental

80

Estática

40

Métodos Estatísticos

40

 

 

Subtotal

400

4º Semestre

 

Cálculo Diferencial e Integral IV

40

Álgebra Linear II

40

Física Geral e Experimental IV

80

Matemática Aplicada à Engenharia de Produção

40

Química Tecnológica

80

Resistência dos Materiais

40

Metrologia Industrial

40

Probabilidade Aplicada

40

Subtotal

400

5º Semestre

 

Elementos de Máquinas

80

Eletrotécnica

40

Engenharia Econômica

40

Arranjo Físico e Fluxo

40

Materiais e Processos Poliméricos

40

Logística e Suprimentos

40

Termodinâmica

40

Mecânica dos Fluidos I

80

Subtotal

400

6º Semestre

 

Tempos e Métodos

80

Instalações e Máquinas Elétricas

40

Custos Industriais

40

Sistemas Produtivos

40

Materiais e Processos Mecânicos

80

Logística de Distribuição

40

Máquinas Térmicas

40

Mecânica dos Fluidos II

40

Subtotal

400

7º Semestre

 

Sistemas de Informações Gerenciais

40

Ergonomia

40

Desenvolvimento do Produto

40

Gestão da Qualidade

40

Pesquisa Operacional I

40

Engenharia Ambiental

40

Gestão de Pessoas I

40

Metodologia Científica

40

Planejamento, Programação e Controle da Produção I

40

Automação Industrial

40

Subtotal

400

8º Semestre

 

Simulação de Processos Produtivos

40

Engenharia de Segurança do Trabalho

40

Gestão da Inovação

40

Controle Estatístico da Qualidade

40

Pesquisa Operacional II

40

Processos da Indústria Alimentícia

80

Gestão de Pessoas II

40

Princípios de Marketing

40

Planejamento, Programação e Controle da Produção II

40

Subtotal

400

9º Semestre

 

Gerência de Projetos

80

Manutenção Industrial

80

Marketing Industrial

40

Projeto de Unidades Produtivas I

40

Organização Industrial

40

Trabalho de Conclusão I (Projeto Integrado)

40

Subtotal

320

Estágio Supervisionado I

150

TOTAL

470

10º Semestre

 

Trabalho de Conclusão II (Projeto Integrado)

40

Projeto de Unidades Produtivas II

40

Subtotal

80

Estágio Supervisionado II

150

TOTAL

230

RESUMO 

 

Total Geral das Disciplinas

3.520

Atividade Complementar

200

Estágio Supervisionado

300

Total

4.020

*LIBRAS

40

NOTAS EXPLICATIVAS:

Alteração aprovada em reunião pelo Núcleo Docente Estruturante em 18/08/2012 e pelo CONSU e CEPE em 12/09/2012. Vigência para o ano letivo de 2013. Integralização mínima em 5 anos e máxima em 8 anos. Matriz curricular elaborada de acordo com as diretrizes curriculares do curso.

*A disciplina LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral

Formar um profissional com competência técnica, científica e profissional para absorver e desenvolver novas tecnologias, projetar e administrar sistemas integrados de homens, máquinas, tecnologia, informação e ambiente. Um profissional que aplique conhecimentos especializados de ciências matemática, física e social, em conjunto com os princípios e métodos de análise e projeto peculiares à Engenharia. Formar engenheiros com atuação crítica, criativa e ética na identificação de soluções, considerando fatores sócio econômicos, culturais e ambientais da sociedade. Interagir com as empresas da região: mecânica, alimentícia e agropecuária.

 

Objetivos Específicos

  • Formar engenheiros com competência para o projeto e gerência das organizações;
  • Administrar com eficiência pessoas e recursos de produção;
  • Aplicar modernas tecnologias de processos industriais, computação, automação e telecomunicação, com qualidade, custo, entrega, segurança e moral;
  • Utilizar racionamente os recursos do planeta, buscando sistemas industriais que respeitem e imite os ecossistemas naturais: uso sustentável dos recursos naturais, com reciclagem, eficiência energética e energia renovável, minimizando impactos no ambiente e na saúde;
  • Buscar tecnologias de produtos limpos obtidos por processos limpos: ambiental, econômico, social, ético e moral;
  • Promover relacionamento efetivo com as empresas da região, na busca de melhor adequação da formação do aluno e da participação na solução dos problemas da comunidade;
  • Proporcionar uma atmosfera acadêmica saudável, criativa e de companheirismo, entre os alunos, professores e participar em atividades universitárias complementares;
  • Desenvolver uma visão sistêmica do trabalho, produção e modelos de gerenciamento de produtos e processos;
  • Desenvolver competência em pesquisar, extrair resultados, analisar e elaborar conclusões para problemas específicos de Engenharia de Produção.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00