Objetivos do Curso

O Bacharel em Ciência da Computação - Artificial Intelligence & Technology 4.0 possui uma visão ampla das tecnologias de computação, compreendendo os seus impactos na sociedade e mercado.

A partir das teorias computacionais, o bacharel em Ciência da Computação poderá atuar criando novas tecnologias que estão transformando a área de Computação e a Sociedade. Além disso, o profissional poderá criar soluções atuam nas fronteiras da tecnologia, como por exemplo, a inteligência artificial, aprendizado de máquinas, interfaces avançadas, automação, softwares especialistas, ciência de dados, segurança da informação, indústria 4.0, realidade virtual e jogos, sistemas móveis, desenvolvimento de circuitos, entre outras, revolucionando o modo como as pessoas e as organizações convivem e se relacionam com a tecnologia.

O curso foi desenvolvido para que o aluno tenha desde o primeiro dia de aula a prática para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.O curso possui laboratórios com ampla infraestrutura para o desenvolvimento de projetos da área computacional.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi reconhecido como um dos melhores do país pelo MEC, recebendo conceito 4 (máximo 5) no ano de 2018, em uma avaliação que leva em consideração alunos, professores e instalações do curso e da instituição de ensino. 

 

Diferenciais

  • Professores altamente qualificados, tendo 100% do corpo docente composto por Mestres e Doutores.
  • Curso com padrão e qualidade das melhores universidades públicas e privadas do Brasil.
  • O UNIVEM possui uma Incubadora de Empresas em parceria com o CITec-Marília, que permite aos alunos a instalação de empresas de base tecnológica, com todo o suporte técnico necessário para o seu desenvolvimento.
  • Maior índice regional de alocação de ex-alunos e estagiários em empresas de Marília e da região.
  • Maior índice regional de aprovação de ex-alunos em programas de mestrado e doutorado.
  • Para alunos carentes o UNIVEM oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, bolsas PROUNI, Escola da Família e outras possibilidades que devem ser consultadas na tesouraria da instituição. Estímulo à pesquisa desde o 1º ano, com programa de Iniciação Científica com bolsa CNPq e FAPESP.
  • Estímulo a Internacionalização, com parceria com diversas Universidades de fora do país, bem como parceira com o Santander Universidades que permite que os alunos do curso realizem estágio no exterior.
  • Participante do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras - Edição Nacional promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o Projeto de Extensão "Inclusão Digital para Alunos da APAE-Marília".
  • Mantém o Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI, núcleo que fomenta a pesquisa e a prática profissional dos alunos na área de Computação e Sistemas de Informação.
  • Parceria com empresas multinacionais na realização de Projetos de P&D, envolvendo alunos e professores. 

 

Avaliação do IMEP/MEC

Reconhecido em Dezembro de 2003, conceitos CMB (Conceito Muito Bom) nas Dimensões Organização Didático Pedagógica e Corpo Docente e CB (Conceito Bom) nas Instalações. Processo de Reconhecimentos em 2002, Conceito B dado pela CEEInf. Processo de Autorização, Dezembro de 1998, com Avaliação A.
Na última avaliação, realizada no ano de 2018, o Curso de Ciência da Computação obteve conceito 4 (máximo 5), estando entre os melhores cursos do Brasil.

 

Veja mais destaques que diferenciam o curso de Ciência da Computação do Univem

  • Incubadora de empresas de base tecnológica;
  • Ambiente de colaboração (InnovaSpace Coworking) para a viabilização de ideias empreendedoras, com acesso a mentorias e palestras;
  • Maior taxa de empregabilidade de seus alunos dentre os cursos de Tecnologia da Informação da região;
  • Estágios a partir do 1º ano;
  • Oferece laboratório de pesquisa e prática profissional (COMPSI);
  • Alto índice de publicações científicas de seus alunos e professores;
  • Fomento à pesquisa desde o 1º ano;
  • Matrizes curriculares atualizadas;
  • Projetos de Extensão;
  • Eventos científicos e tecnológicos;
  • Bolsas estágio em seus laboratórios de pesquisa;
  • Bolsas de pesquisa CNPq;
  • Bolsas de pesquisa FAPESP;
  • Bolsas PROUNI;
  • Bolsas Escola da Família;
  • Bolsas de empresas parceiras;
  • Alto índice de aprovação em mestrados nas melhores instituições públicas;
  • Parcerias com empresas de TI;
  • Integração com a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI);
  • Laboratório de Indústria 4.0;
  • Vínculo com universidades públicas USP, UNESP, UNICAMP e Federais.
  • Qualidade reconhecida no cenário regional e nacional.

Disciplina

Projeto de Jogos

Fundamentos de Computação e Lógica Digital

Matemática Computacional

Introdução a Programação de Computadores

Tecnologia da Informação e Transformação Digital

Análise e Projeto de Algoritmos

Disciplina

Sistemas Embarcados e IoT

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Programação de Computadores

Projeto de Web-Crawler

Laboratório de Circuitos Digitais

Comunicação e Pensamento Crítico

Disciplina

Introdução ao Desenvolvimento Front-End

Análise e Modelagem de Sistemas de Informação

Estrutura de Dados e Recuperação de Informação

Modelagem de Banco de Dados

Programação Orientada a Objetos

Inovação e Empreendedorismo

Disciplina

Introdução ao Desenvolvimento Back-End

Engenharia de Software

Teoria dos Grafos e Complexidade

Sistemas Operacionais

Organização e Arquitetura de Computadores

Direitos Humanos, Ética e Desafios do Mundo Contemporâneo

Disciplina

Gestão de Pessoas e Mediação de Conflitos

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Projeto de Arquitetura de Processadores

Projeto de Desenvolvimento Web

Desenvolvimento e Administração de Banco de Dados

Cálculo Diferencial e Integra

Linguagens Formais e Autômatos

Disciplina

Projeto de Aplicativos Móveis I

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Compiladores

Estatística Aplicada

Métodos e Análise de Investigação

Redes de Computadores

Disciplina

Computação Gráfica e Processamento de Imagens

Projeto de Aplicativos Móveis II

Optativa

Inteligência Artificial

Cálculo Numérico

Segurança da Informação e Auditoria

Disciplina

Aprendizado de Máquina e Redes Neurais

Projeto de Negócios Digitais

Inteligência de Negócios

Ciência de Dados e Big Data

Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho

Realidade Virtual e Aumentada

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivos do Curso

O objetivo geral do curso de Bacharelado em Ciência da Computação é formar agentes transformadores da sociedade e capacitados para o exercício pleno das atividades na área da Computação, aptos a identificar problemas, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes, tornando-as operantes por meio de sua habilidade em sintetizar, projetar, implementar e validar sistemas computacionais, podendo atuar tanto nas organizações do setor produtivo, como também em ensino e pesquisa.

O rápido e contínuo desenvolvimento tecnológico da área exige uma constante atualização e aperfeiçoamento profissional. Neste contexto, o curso visa promover a capacitação tanto na utilização quanto na geração de novos conhecimentos englobando o desenvolvimento de tecnologias computacionais inovadoras.   

Tem sua formação com ênfase: i)  na atuação profissional que deve contribuir de forma transformadora em diversos domínios, incluindo empresas, governo e instituições de ensino e pesquisa; ii) na atuação acadêmica como pesquisador e docente por meio da formação continuada em programas de pós-graduação stricto sensu, e iii)  no empreendedorismo com o desenvolvimento de organizações que gerem produtos e serviços tecnológicos inovadores.

Para que esse objetivo possa ser atingido, dar-se-á ênfase aos aspectos da formação profissional em si, com destaques para os conceitos que sustentam o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação e o empreendedorismo, priorizando uma formação sólida e abrangente em Ciência da Computação complementada por uma formação multidisciplinar demostradas por práticas exitosas ao longo da formação. Isto possibilitará o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e profissionais para uma melhor compreensão do mundo e da sociedade.

O curso tem como objetivo a formação de profissionais que atendam competências e habilidades técnicas, mas também contribua na formação de profissionais com elevado nível de autonomia, capacidade de trabalho em equipe, pensamento crítico, atitude colaborativa, pró-atividade, comunicação efetiva, liderança e ética.  O egresso deve estar preparado para atuar em uma sociedade exposta as transformações digitais incrementais ou disruptivas.

 

Objetivos Específicos

Para o alcance do objetivo geral do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, são definidos os seguintes objetivos específicos:

  • Formar profissional com base teórica e prática suficiente para criar e assimilar novas tecnologias de forma que possa atuar no setor produtivo, no ensino e na pesquisa;
  • Formar um profissional com habilidades e competências técnicas aliadas com soft skills.
  • Atender as necessidades do mercado regional e nacional em termos de formação de recursos humanos na área de Ciência da Computação;
  • Prover o uso adequado e eficiente das TICs no planejamento, análise, projeto e desenvolvimento sistemas computacionais em organizações privadas, públicas e terceiro setor;
  • Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de sistemas computacionais nos diversos domínios;
  • Desenvolver habilidades para gerência em ambientes da Tecnologia da Informação e Comunicação ou em empreendimento próprio;
  • Capacitar para a análise de problemas e a síntese de soluções computacionalmente e economicamente viáveis, integrando conhecimentos multidisciplinares;
  • Estimular pesquisa e a capacidade investigativa nos discentes;
  • Fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica;
  • Estimular a educação continuada em níveis de pós-graduação lato sensu e stricto sensu;
  • Contribuir para a formação do senso crítico dos discentes.
  • Promover o exercício da ética em ambiente profissional e acadêmico;
  • Estimular projetos de extensão promovendo: a aproximação com a comunidade, a consciência social, a formação humanística e a complementação da formação profissional.
  • Capacitar e motivar o corpo discente a desenvolver trabalhos científicos visando contribuir para o estado da arte em Ciência da Computação, bem como sua aplicação em outras áreas do conhecimento;
  • Formar cidadão consciente de suas responsabilidades sociais e éticas na atuação profissional;
  • Atuar com diferentes profissionais de diferentes áreas para identificar oportunidades do mercado e atender as necessidades da sociedade, sabendo trabalhar em equipe.
  • Identificar e promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.
  • Preparar o discente para “aprender a aprender”, “aprender e projetar”, “aprender e aplicar” e “aprender e ensinar” de tal forma que adquira independência e autonomia em relação ao aprendizado de novos conteúdos;
  • Estimular o pensamento crítico do discente acerca de novas soluções e tecnologias em Computação; 
  • 10 Laboratórios de Informática de uso geral aplicados as disciplinas com prática de projeto e desenvolvimento. 
  • Laboratórios de pesquisa vinculados ao COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisa voltadas principalmente para as área de Big Data, Segurança da Informação, Realidade Virtual e Aumentada, IoT, Automação, Inteligência Artificial, Games, Ciência de Dados, Web Semântica, entre outras.
  • InnovaSpace Coworking para a prática do empreendedorismo 
  • Dois auditórios para palestras de eventos com capacidade para 900 pessoas. 
  • Laboratório de Indústria 4.0 (em breve) 
  • Sala para aulas preparadas para aplicação de metodologias ativas de aprendizado.