Objetivos do Curso

O Bacharel em Ciência da Computação - Artificial Intelligence & Technology 4.0 possui uma visão ampla das tecnologias de computação, compreendendo os seus impactos na sociedade e mercado.

A partir das teorias computacionais, o bacharel em Ciência da Computação poderá atuar criando novas tecnologias que estão transformando a área de Computação e a Sociedade. Além disso, o profissional poderá criar soluções atuam nas fronteiras da tecnologia, como por exemplo, a inteligência artificial, aprendizado de máquinas, interfaces avançadas, automação, softwares especialistas, ciência de dados, segurança da informação, indústria 4.0, realidade virtual e jogos, sistemas móveis, desenvolvimento de circuitos, entre outras, revolucionando o modo como as pessoas e as organizações convivem e se relacionam com a tecnologia.

O curso foi desenvolvido para que o aluno tenha desde o primeiro dia de aula a prática para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.O curso possui laboratórios com ampla infraestrutura para o desenvolvimento de projetos da área computacional.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi reconhecido como um dos melhores do país pelo MEC, recebendo conceito 4 (máximo 5) no ano de 2018, em uma avaliação que leva em consideração alunos, professores e instalações do curso e da instituição de ensino. 

 

Diferenciais

  • Professores altamente qualificados, tendo 100% do corpo docente composto por Mestres e Doutores.
  • Curso com padrão e qualidade das melhores universidades públicas e privadas do Brasil.
  • O UNIVEM possui uma Incubadora de Empresas em parceria com o CITec-Marília, que permite aos alunos a instalação de empresas de base tecnológica, com todo o suporte técnico necessário para o seu desenvolvimento.
  • Maior índice regional de alocação de ex-alunos e estagiários em empresas de Marília e da região.
  • Maior índice regional de aprovação de ex-alunos em programas de mestrado e doutorado.
  • Para alunos carentes o UNIVEM oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, bolsas PROUNI, Escola da Família e outras possibilidades que devem ser consultadas na tesouraria da instituição. Estímulo à pesquisa desde o 1º ano, com programa de Iniciação Científica com bolsa CNPq e FAPESP.
  • Estímulo a Internacionalização, com parceria com diversas Universidades de fora do país, bem como parceira com o Santander Universidades que permite que os alunos do curso realizem estágio no exterior.
  • Participante do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras - Edição Nacional promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o Projeto de Extensão "Inclusão Digital para Alunos da APAE-Marília".
  • Mantém o Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI, núcleo que fomenta a pesquisa e a prática profissional dos alunos na área de Computação e Sistemas de Informação.
  • Parceria com empresas multinacionais na realização de Projetos de P&D, envolvendo alunos e professores. 

 

Avaliação do IMEP/MEC

Reconhecido em Dezembro de 2003, conceitos CMB (Conceito Muito Bom) nas Dimensões Organização Didático Pedagógica e Corpo Docente e CB (Conceito Bom) nas Instalações. Processo de Reconhecimentos em 2002, Conceito B dado pela CEEInf. Processo de Autorização, Dezembro de 1998, com Avaliação A.
Na última avaliação, realizada no ano de 2018, o Curso de Ciência da Computação obteve conceito 4 (máximo 5), estando entre os melhores cursos do Brasil.

 

Veja mais destaques que diferenciam o curso de Ciência da Computação do Univem

  • Incubadora de empresas de base tecnológica;
  • Ambiente de colaboração (InnovaSpace Coworking) para a viabilização de ideias empreendedoras, com acesso a mentorias e palestras;
  • Maior taxa de empregabilidade de seus alunos dentre os cursos de Tecnologia da Informação da região;
  • Estágios a partir do 1º ano;
  • Oferece laboratório de pesquisa e prática profissional (COMPSI);
  • Alto índice de publicações científicas de seus alunos e professores;
  • Fomento à pesquisa desde o 1º ano;
  • Matrizes curriculares atualizadas;
  • Projetos de Extensão;
  • Eventos científicos e tecnológicos;
  • Bolsas estágio em seus laboratórios de pesquisa;
  • Bolsas de pesquisa CNPq;
  • Bolsas de pesquisa FAPESP;
  • Bolsas PROUNI;
  • Bolsas Escola da Família;
  • Bolsas de empresas parceiras;
  • Alto índice de aprovação em mestrados nas melhores instituições públicas;
  • Parcerias com empresas de TI;
  • Integração com a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI);
  • Laboratório de Indústria 4.0;
  • Vínculo com universidades públicas USP, UNESP, UNICAMP e Federais.
  • Qualidade reconhecida no cenário regional e nacional.

Disciplina

CH

Ética, Sociedade e Direito Digital

40

Fundamentos da Computação

40

Fundamentos de Algoritmos

80

Laboratório de Programação

80

Lógica Digital

80

Projeto Integrador I

40

Disciplina

CH

Álgebra e Geometria Analítica II

80

Cálculo Diferencial e Integral I

80

Laboratório de Circuitos Digitais

80

Laboratório de Programação II

80

Técnicas de Programação

40

Disciplina

CH

Álgebra Linear I

40

Banco de Dados I

40

Cálculo Diferencial e Integral II

40

Engenharia de Software I

40

Estrutura de Dados I

80

Linguagens Formais e Autômatos I

40

Organização de Computadores

40

Programação de Computadores I

80

Disciplina

CH

Álgebra Linear II

40

Arquitetura de Computadores

40

Banco de Dados II

40

Cálculo Diferencial e Integral III

40

Engenharia de Software II

80

Estrutura de Dados II

40

Introdução à Probabilidade e Estatística

40

Linguagens Formais e Autômatos II

40

Programação de Computadores II

40

Disciplina

CH

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

40

Engenharia de Software III

40

Estatística Aplicada

40

Laboratório de Arquitetura de Computadores

80

Metodologia Científica

40

Paradigmas de Linguagens de Programação

40

Pesquisa Operacional

40

Sistemas de Banco de Dados

40

Sistemas Operacionais I

40

Disciplina

CH

Cálculo Numérico

80

Compiladores

80

Complexidade e Teoria dos Grafos

40

Empreendedorismo e Inovação

40

Física Aplicada

40

Inteligência Artificial

40

Redes de Computadores I

40

Sistemas Operacionais II

40

Disciplina

CH

Computação Gráfica

80

Redes de Computadores II

40

Redes Neurais Artificiais

40

Tópicos Especiais

40

Trabalho de Curso I

80

Disciplina

CH

Interfaces Computacionais

40

Noções de Direito e Ética

40

Projeto de Redes de Computadores

40

Sistemas Distribuídos

80

Tópicos Especiais II

40

Trabalho de Curso II

80

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivos do Curso

O objetivo geral do curso de Bacharelado em Ciência da Computação é formar agentes transformadores da sociedade e capacitados para o exercício pleno das atividades na área da Computação, aptos a identificar problemas, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes, tornando-as operantes por meio de sua habilidade em sintetizar, projetar, implementar e validar sistemas computacionais, podendo atuar tanto nas organizações do setor produtivo, como também em ensino e pesquisa.

O rápido e contínuo desenvolvimento tecnológico da área exige uma constante atualização e aperfeiçoamento profissional. Neste contexto, o curso visa promover a capacitação tanto na utilização quanto na geração de novos conhecimentos englobando o desenvolvimento de tecnologias computacionais inovadoras.   

Tem sua formação com ênfase: i)  na atuação profissional que deve contribuir de forma transformadora em diversos domínios, incluindo empresas, governo e instituições de ensino e pesquisa; ii) na atuação acadêmica como pesquisador e docente por meio da formação continuada em programas de pós-graduação stricto sensu, e iii)  no empreendedorismo com o desenvolvimento de organizações que gerem produtos e serviços tecnológicos inovadores.

Para que esse objetivo possa ser atingido, dar-se-á ênfase aos aspectos da formação profissional em si, com destaques para os conceitos que sustentam o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação e o empreendedorismo, priorizando uma formação sólida e abrangente em Ciência da Computação complementada por uma formação multidisciplinar demostradas por práticas exitosas ao longo da formação. Isto possibilitará o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e profissionais para uma melhor compreensão do mundo e da sociedade.

O curso tem como objetivo a formação de profissionais que atendam competências e habilidades técnicas, mas também contribua na formação de profissionais com elevado nível de autonomia, capacidade de trabalho em equipe, pensamento crítico, atitude colaborativa, pró-atividade, comunicação efetiva, liderança e ética.  O egresso deve estar preparado para atuar em uma sociedade exposta as transformações digitais incrementais ou disruptivas.

 

Objetivos Específicos

Para o alcance do objetivo geral do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, são definidos os seguintes objetivos específicos:

  • Formar profissional com base teórica e prática suficiente para criar e assimilar novas tecnologias de forma que possa atuar no setor produtivo, no ensino e na pesquisa;
  • Formar um profissional com habilidades e competências técnicas aliadas com soft skills.
  • Atender as necessidades do mercado regional e nacional em termos de formação de recursos humanos na área de Ciência da Computação;
  • Prover o uso adequado e eficiente das TICs no planejamento, análise, projeto e desenvolvimento sistemas computacionais em organizações privadas, públicas e terceiro setor;
  • Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de sistemas computacionais nos diversos domínios;
  • Desenvolver habilidades para gerência em ambientes da Tecnologia da Informação e Comunicação ou em empreendimento próprio;
  • Capacitar para a análise de problemas e a síntese de soluções computacionalmente e economicamente viáveis, integrando conhecimentos multidisciplinares;
  • Estimular pesquisa e a capacidade investigativa nos discentes;
  • Fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica;
  • Estimular a educação continuada em níveis de pós-graduação lato sensu e stricto sensu;
  • Contribuir para a formação do senso crítico dos discentes.
  • Promover o exercício da ética em ambiente profissional e acadêmico;
  • Estimular projetos de extensão promovendo: a aproximação com a comunidade, a consciência social, a formação humanística e a complementação da formação profissional.
  • Capacitar e motivar o corpo discente a desenvolver trabalhos científicos visando contribuir para o estado da arte em Ciência da Computação, bem como sua aplicação em outras áreas do conhecimento;
  • Formar cidadão consciente de suas responsabilidades sociais e éticas na atuação profissional;
  • Atuar com diferentes profissionais de diferentes áreas para identificar oportunidades do mercado e atender as necessidades da sociedade, sabendo trabalhar em equipe.
  • Identificar e promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.
  • Preparar o discente para “aprender a aprender”, “aprender e projetar”, “aprender e aplicar” e “aprender e ensinar” de tal forma que adquira independência e autonomia em relação ao aprendizado de novos conteúdos;
  • Estimular o pensamento crítico do discente acerca de novas soluções e tecnologias em Computação; 
  • 10 Laboratórios de Informática de uso geral aplicados as disciplinas com prática de projeto e desenvolvimento. 
  • Laboratórios de pesquisa vinculados ao COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisa voltadas principalmente para as área de Big Data, Segurança da Informação, Realidade Virtual e Aumentada, IoT, Automação, Inteligência Artificial, Games, Ciência de Dados, Web Semântica, entre outras.
  • InnovaSpace Coworking para a prática do empreendedorismo 
  • Dois auditórios para palestras de eventos com capacidade para 900 pessoas. 
  • Laboratório de Indústria 4.0 (em breve) 
  • Sala para aulas preparadas para aplicação de metodologias ativas de aprendizado.
DESTAQUES
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