Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital

O Bacharel em Administração irá possuir uma visão ampla da organização, e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual, com perfil inovador e empreendedor, conhecimentos conceituais, tecnológicos, sociais e humanos para transformar por meio do digital, processos, organizações e pessoas, dentro da perspectiva da Sociedade 4.0.

Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de gestão, o bacharel em Administração poderá atuar ao final do curso como empreendedor, executivo e/ou técnico em funções administrativas, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar, tendo a matriz curricular sido desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a prática para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.

O curso visa transformar o aluno em um profissional com amplos conhecimentos sobre gestão empresarial, inovação, empreendedorismo e transformação digital. Desenvolve, entre outras, habilidades profissionais para planejamento, organização, direção e controle.

Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como Teoria de Gestão Empresarial, Psicologia e Comportamento Humano Organizacional, e Finanças Corporativas, o aluno aprenderá sobre Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital, Gestão de Ferramentas Digitais, Marketing Digital e User Experience, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Strategy Mindset, Técnicas de Pitch, Finanças para Negócios Digitais e Startups, Direito Digital e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

No decorrer do curso, o aluno desenvolverá uma Startup de base tecnológica, por meio das disciplinas, nanodegrees e dos Projetos Integradores, podendo fazer uso dos ambientes de inovação do UNIVEM, como o InnovaSpace Coworking. Sua empresa poderá ser incubada no CITec (Centro de Inovação e Tecnologia), caso sua ideia seja viável e com potencial de escalabilidade.

 

Nossos professores e o mercado

O UNIVEM conta com corpo docente formado por vários profissionais executivos das melhores empresas da região, o que proporciona a socialização das experiências práticas e a relação com os conceitos estudados em sala de aula.

Fonte de consulta de inúmeras empresas da região que buscam a indicação de profissionais para seus quadros funcionais devido à sua referência em qualidade no ensino, o UNIVEM possui mais de 400 empresas conveniadas com o Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE).

 

Sobre as possibilidades empreendedoras

Aos alunos com perfil empreendedor, o curso de Administração do UNIVEM oferece a possibilidade de ingresso no Centro Incubador de Empresas, local onde poderá iniciar seu projeto empresarial, com o apoio do SEBRAE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marília e com suporte especializado para a melhor execução do seu Plano de Negócios.

 

Sobre os diferencias

Nosso grande diferencial, o"Balcão de Projetos" é a atividade estratégica que complementa a formação empreendedora do administrador por meio de desenvolvimento e apresentação de ideias inovadoras de negócios a um seleto grupo de avaliadores e possíveis investidores.

O Balcão de Projetos tem as características da "Escola de Negócios" e proporciona a experimentação das teorias administrativas em um meio real de empreendedorismo e de desafios que devem ser superados pelas equipes participantes. Vários casos idealizados no Balcão de Projetos já se tornaram empresas formais e estão atuando em Marília e região.

Clique aqui para saber mais

 

O que nos torna felizes? 

Saber que o bacharelado em Administração leva a Marca UNIVEM gravada em seu DNA Profissional.

Disciplina

Libras

Projeto Integrador

Tecnologia da Informação e Transformação Digital

Economia Circular

Contabilidade Empresarial

Teorias de Gestão Empresarial

Matemática Aplicada aos Negócios

Atividades Complementares

Disciplina

Direito Comercial e Societário

Matemática Financeira

Psicologia e Comportamento Organizacional

Comunicação e Pensamento Crítico

Planejamento e Gestão Estratégica

Atividades Complementares

Disciplina

Contabilidade Gerencial

Projeto Integrador III

Processos Organizacionais e Transformação Digital

Gestão de Sistemas de Informação

Probabilidade e Estatística Aplicada aos Negócios

Métodos de Análise e Investigação

Disciplina

Conceitos e Práticas de Marketing

Design Thinking

Gestão da Produção e Operações

Direito Tributário e Trabalhista

Empreendedorismo e Inovação Tecnológica

Projeto Integrador IV

Disciplina

Gestão de Ferramentas Digitais

Gerenciamento Ágil de Projetos

Dimensionamento e Potencial de Mercado

Gestão de Custos e Preços

Ciência de Dados e Inteligência de Negócios

Projeto Integrador V

Disciplina

Branding e Comunicação

Logística e Cadeia de Suprimentos

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa

Ética e Sociedade

Projeto Integrador VI

Disciplina

Marketing Digital e User Experience

Finanças Corporativas

Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional

Desafios do Mundo Contemporâneo

Governança Corporativa e Compliance

Estágio Supervisionado I

Projeto Integrador VII

Disciplina

Gerenciamento Avançado em TI

Gestão da Qualidade e Produtividade

Coaching e Mentoring para Desenvolvimento de Talentos

Gestão de Pessoas e Liderança

Direito e Negócios Internacionais

Estágio Supervisionado II

Projeto Integrador VIII

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral

Promover a formação de Administradores com competências para o planejamento, organização, direção e controle, com perfil de inovação, empreendedorismo, proatividade e ética, aplicando os conhecimentos conceituais, tecnológicos, sociais e humanos para transformar processos, organizações e pessoas dentro da perspectiva da Sociedade 4.0, com pensamento ágil e crítico e uma visão estratégica e global do negócio, e dos impactos das Tecnologias 4.0, sendo agente de transformação da sociedade.

 

Objetivos Específicos

De modo especifico, a fim de atingir o objetivo acima, o curso se propõe a:

  • Oferecer conteúdo atualizado da área de Administração num contexto Sociedade 4.0 e transformação digital, que possibilitem aos egressos realizarem atividades de gestão e consultoria nas organizações, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais;
  • Proporcionar ao aluno conteúdos ligados ao empreendedorismo e a inovação, com vistas à elaboração de projetos de negócios, consolidando-se com ações empreendedoras no cenário local, regional e nacional, melhorando a qualidade de vida e promovendo mudanças;
  • Possibilitar que os egressos se utilizem de experiências cotidianas no ambiente de trabalho e no campo de atuação, revelando-se adaptável, flexível e em constante aprendizagem, dinamizando o cenário regional;
  • Desenvolver habilidades e competências comportamentais aos alunos de Administração como a comunicação, a ética, a proatividade, fidelidade, capacidade de trabalhar em equipe e confiabilidade, além das habilidades socioemocionais (soft skills);
  • Dotar os egressos de capacitação técnica, raciocínio lógico, crítico e analítico, desenvolvendo formas de expressão e ação nos diferentes contextos organizacionais da Sociedade 4.0;
  • Qualificar os futuros administradores para que se tornem agentes de transformação dos arranjos produtivos locais, regionais e nacionais;
  • Oferecer condições para os egressos identificar e definir problemas e conflitos, selecionar e apresentar soluções inovadoras, pensar e agir estrategicamente, e planejar e tomar decisões nos mais diferentes graus de complexidade;
  • Desenvolver a visão empreendedora digital por meio de projetos integradores e promover a acessibilidade aos ambientes de inovação, entre eles, o InnovaSpace Coworking, o Centro Incubador de Empresas e o Centro de Inovação Tecnológica;
  • Formar profissionais que lideram o processo de transformação digital nas empresas e na sociedade.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00