Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital

O Bacharel em Administração irá possuir uma visão ampla da organização, e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual, com perfil inovador e empreendedor, conhecimentos conceituais, tecnológicos, sociais e humanos para transformar por meio do digital, processos, organizações e pessoas, dentro da perspectiva da Sociedade 4.0.

Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de gestão, o bacharel em Administração poderá atuar ao final do curso como empreendedor, executivo e/ou técnico em funções administrativas, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar, tendo a matriz curricular sido desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a prática para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.

O curso visa transformar o aluno em um profissional com amplos conhecimentos sobre gestão empresarial, inovação, empreendedorismo e transformação digital. Desenvolve, entre outras, habilidades profissionais para planejamento, organização, direção e controle.

Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como Teoria de Gestão Empresarial, Psicologia e Comportamento Humano Organizacional, e Finanças Corporativas, o aluno aprenderá sobre Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital, Gestão de Ferramentas Digitais, Marketing Digital e User Experience, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Strategy Mindset, Técnicas de Pitch, Finanças para Negócios Digitais e Startups, Direito Digital e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

No decorrer do curso, o aluno desenvolverá uma Startup de base tecnológica, por meio das disciplinas, nanodegrees e dos Projetos Integradores, podendo fazer uso dos ambientes de inovação do UNIVEM, como o InnovaSpace Coworking. Sua empresa poderá ser incubada no CITec (Centro de Inovação e Tecnologia), caso sua ideia seja viável e com potencial de escalabilidade.

 

Nossos professores e o mercado

O UNIVEM conta com corpo docente formado por vários profissionais executivos das melhores empresas da região, o que proporciona a socialização das experiências práticas e a relação com os conceitos estudados em sala de aula.

Fonte de consulta de inúmeras empresas da região que buscam a indicação de profissionais para seus quadros funcionais devido à sua referência em qualidade no ensino, o UNIVEM possui mais de 400 empresas conveniadas com o Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE).

 

Sobre as possibilidades empreendedoras

Aos alunos com perfil empreendedor, o curso de Administração do UNIVEM oferece a possibilidade de ingresso no Centro Incubador de Empresas, local onde poderá iniciar seu projeto empresarial, com o apoio do SEBRAE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marília e com suporte especializado para a melhor execução do seu Plano de Negócios.

 

Sobre os diferencias

Nosso grande diferencial, o"Balcão de Projetos" é a atividade estratégica que complementa a formação empreendedora do administrador por meio de desenvolvimento e apresentação de ideias inovadoras de negócios a um seleto grupo de avaliadores e possíveis investidores.

O Balcão de Projetos tem as características da "Escola de Negócios" e proporciona a experimentação das teorias administrativas em um meio real de empreendedorismo e de desafios que devem ser superados pelas equipes participantes. Vários casos idealizados no Balcão de Projetos já se tornaram empresas formais e estão atuando em Marília e região.

Clique aqui para saber mais

 

O que nos torna felizes? 

Saber que o bacharelado em Administração leva a Marca UNIVEM gravada em seu DNA Profissional.

Disciplina

CH

Comunicação

40

Direito e Legislação

40

Economia

40

Matemática Básica

80

Metodologia de Pesquisa

40

Tecnologia da Informação

80

Teoria da Contabilidade

40

Teoria Geral da Administração

40

Disciplina

CH

Contabilidade Básica

80

Empreendedorismo e Inovação

40

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

40

Matemática Financeira

80

Organização e Métodos

40

Probabilidade e Estatística

40

Psicologia Organizacional

40

Teoria das Organizações

40

Disciplina

CH

Contabilidade Gerencial

80

Educação Ambiental

40

Estatística Aplicada

40

Estudo das Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, Índigena

40

Ética Profissional

40

Gestão Tributária

40

Planejamento e Gestão Estratégica

80

Terceiro Setor e Responsabilidade Social

40

Disciplina

CH

Gestão de Custos e Precificação

40

Gestão de Materiais

80

Gestão de Pessoas

80

Gestão Financeira

80

Legislação Social e Previdenciária

40

Pesquisa de Mercado

40

Disciplina

CH

Empreendedorismo e Plano de Negócios I

40

Estágio I

100

Gestão da Produção

80

Gestão Financeira e Orçamentária

80

Planejamento de Marketing

80

Relações Internacionais

40

Disciplina

CH

Empreendedorismo e Plano de Negócios II

40

Estágio II

100

Estratégia Mercadológica

40

Finanças Corporativas

80

Gestão da Qualidade

80

Gestão de Meio Ambiente

40

Gestão de Projetos

40

Gestão de Serviços

40

Terceiro Setor e Responsabilidade Social

40

Disciplina

CH

Desenvolvimento do Projeto de Negócios I

80

Marketing Internacional

40

Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional

80

Propaganda e Publicidade

40

Trabalho de Curso I

40

Disciplina

CH

Desenvolvimento do Projeto de Negócios II

40

Gestão de Sistemas de Informação

80

Logística

40

Marketing Internacional

40

Trabalho de Curso II

40

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral

Promover a formação de Administradores com competências para o planejamento, organização, direção e controle, com perfil de inovação, empreendedorismo, proatividade e ética, aplicando os conhecimentos conceituais, tecnológicos, sociais e humanos para transformar processos, organizações e pessoas dentro da perspectiva da Sociedade 4.0, com pensamento ágil e crítico e uma visão estratégica e global do negócio, e dos impactos das Tecnologias 4.0, sendo agente de transformação da sociedade.

 

Objetivos Específicos

De modo especifico, a fim de atingir o objetivo acima, o curso se propõe a:

  • Oferecer conteúdo atualizado da área de Administração num contexto Sociedade 4.0 e transformação digital, que possibilitem aos egressos realizarem atividades de gestão e consultoria nas organizações, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais;
  • Proporcionar ao aluno conteúdos ligados ao empreendedorismo e a inovação, com vistas à elaboração de projetos de negócios, consolidando-se com ações empreendedoras no cenário local, regional e nacional, melhorando a qualidade de vida e promovendo mudanças;
  • Possibilitar que os egressos se utilizem de experiências cotidianas no ambiente de trabalho e no campo de atuação, revelando-se adaptável, flexível e em constante aprendizagem, dinamizando o cenário regional;
  • Desenvolver habilidades e competências comportamentais aos alunos de Administração como a comunicação, a ética, a proatividade, fidelidade, capacidade de trabalhar em equipe e confiabilidade, além das habilidades socioemocionais (soft skills);
  • Dotar os egressos de capacitação técnica, raciocínio lógico, crítico e analítico, desenvolvendo formas de expressão e ação nos diferentes contextos organizacionais da Sociedade 4.0;
  • Qualificar os futuros administradores para que se tornem agentes de transformação dos arranjos produtivos locais, regionais e nacionais;
  • Oferecer condições para os egressos identificar e definir problemas e conflitos, selecionar e apresentar soluções inovadoras, pensar e agir estrategicamente, e planejar e tomar decisões nos mais diferentes graus de complexidade;
  • Desenvolver a visão empreendedora digital por meio de projetos integradores e promover a acessibilidade aos ambientes de inovação, entre eles, o InnovaSpace Coworking, o Centro Incubador de Empresas e o Centro de Inovação Tecnológica;
  • Formar profissionais que lideram o processo de transformação digital nas empresas e na sociedade.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00