O Curso de Administração do UNIVEM objetiva transformar o aluno em um profissional altamente capacitado e habilitado, com amplos conhecimentos sobre gestão empresarial e empreendedorismo. Desenvolve, principalmente, habilidades profissionais para coordenação, organização e planejamento de empresas.

O UNIVEM vai além dos padrões de aprendizado e proporciona aos seus alunos, a experimentação prática das técnicas de gestão de empesas por meio de inúmeras atividades complementares de aplicação das teorias administrativas.

O Administrador, bacharelado pelo UNIVEM, poderá transformar-se em um profissional versátil, de transito em múltiplos trabalhos de gestão de uma empresa. Habilita-se, também, para se tornar um Consultor de Negócios levando em seu currículo a prática do exercício administrativo desenvolvido no decorrer do curso.

 

Sobre os docentes e o meio empresarial

O UNIVEM conta com corpo docente formado por vários profissionais executivos das melhores empresas da região que proporciona a socialização das experiências práticas de seu dia-a-dia aos alunos.

São mais de 400 empresas conveniadas com o Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo, que dispõe aos alunos sua possível efetivação ao final do período de estágio.

O UNIVEM é fonte de consulta de inúmeras empresas da região que buscam a indicação de profissionais para seus quadros funcionais devido sua Tradicional Qualidade no ensino.

 

Sobre as possibilidades empreendedoras

Aos alunos com perfil empreendedor, o curso de Administração do UNIVEM oferece a possibilidade de ingresso no Centro Incubador de Empresas, local onde poderá iniciar seu projeto empresarial, com o apoio do SEBRAE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marília e com suporte especializado para a melhor execução do seu Plano de Negócios.

 

Sobre os diferencias

Nosso grande diferencial, o"Balcão de Projetos" é a atividade estratégica que complementa a formação empreendedora do administrador por meio de desenvolvimento e apresentação de ideias inovadoras de negócios a um seleto grupo de avaliadores e possíveis investidores.

O Balcão de Projetos tem as características da "Escola de Negócios" e proporciona a experimentação das teorias administrativas em um meio real de empreendedorismo e de desafios que devem ser superados pelas equipes participantes. Vários casos idealizados no Balcão de Projetos já se tornaram empresas formais e estão atuando em Marília e região.

 

O que nos torna felizes? 

Saber que o bacharelado em Administração leva a Marca UNIVEM gravada em seu DNA Profissional.

Disciplinas

C/H

1º Semestre

 

Comunicação

40

Economia

40

Matemática Básica

80

Direito e Legislação

40

Tecnologia da Informação

80

Teoria da Contabilidade

40

Teoria Geral da Administração

40

Metodologia de Pesquisa

40

Subtotal

400

2º Semestre

 

Contabilidade Básica

80

Empreendedorismo

40

Matemática Financeira

80

Gestão de Pessoas

40

Psicologia

40

Probabilidade e Estatística

40

Teoria das Organizações

40

Organização, Sistemas e Métodos

40

Subtotal

400

3º Semestre

 

Contabilidade Gerencial

80

Estudo das Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, Indígena e da Diversidade

40

Educação Ambiental

40

Estatística Aplicada

40

Ética Profissional

40

Gestão Tributária

40

Terceiro Setor e Responsabilidade Social

40

Planejamento e Gestão Estratégica

80

Subtotal

400

4º Semestre

 

Controladoria Estratégica

40

Gestão de Custos e Precificação

40

Gestão de Projetos

40

Gestão Financeira

80

Gestão Mercadológica

80

Governança Corporativa

40

Projeto: Empreendedorismo e Inovação

80

Subtotal

400

5º Semestre

 

Contabilidade de Custos

80

Contabilidade e Planejamento Tributário

80

Economia Criativa

40

Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis

80

Legislação Social e Previdenciária

40

Legislação Societária e Comercial

40

Pesquisa de Mercado

40

Subtotal

400

6º Semestre

 

Análise de Custos

80

Balcão de Projetos I

40

Contabilidade e Finanças Públicas

80

Controladoria Aplicada

80

Gestão Financeira e Orçamentária

80

Gestão de Cargos e Salários

40

Subtotal

400

7º Semestre

 

Balcão de Projetos II

40

Gestão de Materiais e Logística

80

Marketing Internacional

40

Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional

80

Subtotal

240

Estágio Curricular Supervisionado I

100

Total

340

8º Semestre

 

Balcão de Projetos III

40

Mercados de Capitais

40

Gestão de Produção e Operações

80

Gestão e Controle da Qualidade

40

Subtotal

200

Estágio Curricular Supervisionado II

100

Total

300

RESUMO

 

Total Geral das Disciplinas

2.840

Atividade Complementar

180

Estágio Curricular Supervisionado

200

TOTAL

3.220

*LIBRAS

40

 

NOTAS EXPLICATIVAS: 

  1. Alteração aprovada em reunião pelo Conselho de Curso em 05/11/2017, Pelo Núcleo Docente Estruturante em 06/11/2017 e pelo Conselho Universitário do UNIVEM em 13/11/2017. Integralização mínima de 4 anos e máxima de 6 anos. Vigência a partir de janeiro de 2018.
  2. Matriz Curricular elaborada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado.
  3. Em conformidade com a Portaria MEC nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, que disciplina a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais, o curso de Administração, oferta disciplina(s) na modalidade a distância de acordo com o previsto em seu Projeto Pedagógico.
  4. O componente curricular Libras (Língua Brasileira de Sinais) regulamentada pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horário de 40 horas.

 

 

1º. SEMESTRE

 

Disciplina

CH

Comunicação

40

Contabilidade Introdutória

80

Introdução ao Direito                                                  

40

Introdução a Administração

80

Matemática Aplicada

80

Metodologia Cientifica

40

Subtotal

360

2º. SEMESTRE

 

Teoria das Organizações

40

Contabilidade Geral

80

Economia

80

Estudos Antropológicos – Etnias Sociais

40

Introdução à Probabilidade e Estatística

40

Organização Sistemas e Métodos

40

Psicologia e Comportamento Organizacional

40

Subtotal

360

3º. SEMESTRE

 

Ética Profissional e Responsabilidade Social

40

Estatística Aplicada

40

Tecnologia da Informação

80

Marketing: Fundamentos e Processos

80

Matemática Financeira

80

Planejamento e Gestão Estratégica

80

Subtotal

400

4º. SEMESTRE

 

Gestão de Custos e Precificação

40

Gestão de Materiais

80

Gestão de Pessoas

80

Gestão Financeira

80

Legislação Social e Previdenciária

40

Pesquisa de Mercado

40

Subtotal

360

5º. SEMESTRE

 

Empreendedorismo e Plano de Negócios I

40

Gestão da Produção

80

Gestão Financeira e Orçamentária

80

Planejamento de Marketing

80

Relações Internacionais

40

Subtotal

320

Estágio I

100

Total

420

6º. SEMESTRE

 

Empreendedorismo e Plano de Negócios II

40

Estratégia Mercadológica

40

Terceiro Setor e responsabilidade Social

40

Finanças Corporativas

80

Gestão da Qualidade

80

Gestão de Serviços

40

Gestão de Meio Ambiente

40

Gestão de Projetos

40

Subtotal

400

Estágio II

100

Total

500

7º. SEMESTRE

 

Desenvolvimento do Projeto de Negócios I

80

Marketing Internacional

40

Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional

80

Propaganda e Publicidade

40

Trabalho de Curso I

40

Subtotal

280

8º. SEMESTRE

 

Desenvolvimento do Projeto de Negócios II

40

Gestão de Sistemas de Informação

80

Logística

40

Trabalho de Curso II

40

Subtotal

200

RESUMO

 

Total Geral das Disciplinas

2680

Atividade Complementar

180

Estágio Curricular Supervisionado

200

Total

3.060

*Libras

40

 

NOTAS EXPLICATIVAS:

Alteração aprovada em Reunião pelo Conselho de Curso em 03/06/2016, pelo Núcleo Docente Estruturante em 06/06/2016 e pelo CONSU em 22/06/2016. Integralização mínima de 4 anos e máxima de 6 anos. Vigência a partir de janeiro de 2017. Matriz curricular elaborada de acordo com as diretrizes curriculares do curso.

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas. 

 

1º. SEMESTRE  
Disciplina CH
Comunicação 40
Contabilidade Introdutória 80
Direito 40
Introdução a Administração 80
Matemática Aplicada 80
Metodologia Cientifica 40
Subtotal 360
2º. SEMESTRE  
Teoria das Organizações 40
Contabilidade Geral 80
Economia 80
Estudos Antropológicos – Etnias Sociais 40
Introdução a Probabilidade e Estatística 40
Organização, Sistemas e Métodos 40
Psicologia e Comportamento Organizacional 40
Subtotal 360
3º. SEMESTRE  
Ética e Responsabilidade Social 40
Estatística Aplicada 40
Informática 80
Introdução ao Marketing 80
Matemática Financeira 80
Planejamento e Gestão Estratégica 80
Subtotal 400
4º. SEMESTRE  
Custo e Formação de Preço 40
Gestão de Materiais 80
Gestão de Pessoas 80
Gestão Financeira 80
Legislação Social e Previdenciária 40
Pesquisa de Mercado 40
Subtotal 360
5º. SEMESTRE  
Empreendedorismo e Plano de Negócios I 40
Gestão da Produção 80
Gestão Financeira e Orçamentária 80
Planejamento de Marketing 80
Relações Internacionais 40
Subtotal 320
Estágio I 100
Total 420
6º. SEMESTRE  
Empreendedorismo e Plano de Negócios II 40
Estratégia Mercadológica 40
Terceiro Setor e responsabilidade Social 40
Finanças Corporativas 80
Gestão da Qualidade 80
Gestão de Serviços 40
Gestão de Meio Ambiente 40
Gestão de Projetos 40
Subtotal 400
Estágio II 100
Total 500
7º. SEMESTRE  
Desenvolvimento do Projeto de Negócios I 80
Marketing Internacional 40
Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional 80
Propaganda e Publicidade 40
Trabalho de Curso I 40
Subtotal 280
8º. SEMESTRE  
Desenvolvimento do Projeto de Negócios II 40
Gestão de Sistemas de Informação 80
Logística 40
Trabalho de Curso II 40
Subtotal 200
RESUMO  
Total Geral das Disciplinas 2680
Atividade Complementar 180
Estágio Curricular Supervisionado 200
Total 3.060     
*Libras 40


NOTAS EXPLICATIVAS:

Alteração aprovada em Reunião pelo Conselho de Curso em 03/08/2015, pelo Núcleo Docente Estruturante em 05/08/2015 e pelo CONSU em 12/08/2015. Integralização mínima de 4 anos e máxima de 6 anos. Vigência a partir de janeiro de 2016. Matriz curricular elaborada de acordo com as diretrizes curriculares do curso.

*A disciplina Libras(Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral

Promover a formação de gestores empreendedores para o mercado, desenvolvendo comportamentos éticos e profissionais, habilidades e competências para coordenação, organização, planejamento e operacionalização de atividades na área de gestão, considerando os processos contínuos de transformação organizacional e social, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

 

Objetivos Específicos

De modo especifico, a fim de atingir o objetivo acima, o curso se propõe a:

  • Oferecer conteúdos que possibilitem aos egressos realizarem atividades de gestão e consultoria nas organizações, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais;
  • Dar condições para que os alunos elaborem, implementem e consolidem projetos empresariais, denominados de Balcão de Projetos, consolidando-se como ações empreendedoras no cenário local, regional e nacional, melhorando a qualidade de vida e promovendo mudanças de cultura organizacional;
  • Possibilitar que os egressos utilizem experiências cotidianas no ambiente de trabalho e no campo de atuação, revelando-se adaptável, flexível e em constante aprendizagem, dinamizando o cenário regional;
  • Oferecer atividades favoráveis à formação de comportamento proativo, à criatividade, à autoconfiança, ao senso político, ético e à consciência social, ao trabalho em equipe;
  • Dotar os egressos de capacitação técnica, raciocínio lógico, crítico e analítico, desenvolvendo formas de expressão e ação nos diferentes contextos organizacionais;
  • Promover atividades e conteúdos relacionados à área de produção e de prestação de serviços, sobretudo os aspectos funcionais da estrutura produtiva e a gestão de pessoas;
  • Desenvolver formas de comunicação adequada ao exercício profissional e ao mercado, valorizando os processos de negociação e o gerenciamento de estratégias competitivas;
  • Oferecer condições para os egressos identificar e definir problemas e conflitos, selecionar e apresentar soluções inovadoras, pensar e agir estrategicamente, planejar e tomar decisões nos mais diferentes graus de complexidade.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00