O curso de Graduação em Ciências Contábeis capacita o futuro profissional da contabilidadepara às necessidades do mercado, desenvolvendo competências para coordenar, controlar registros financeiros e custos, auditoria, controladoria, gestão de tributos e demais trabalhos de áreas correlatas à ciência contábil, com o objetivo de gerar informações precisas para as tomadas decisões na gestão das empresas, em âmbito nacional e internacional, nos diferentes modelos de organização.

Com a crescente necessidade da melhoria nos processos organizacionais e com constantes inovações, a atuação do profissional da contabilidade tornou-se essencial, dessa forma nosso compromisso é com uma formação adequada para a aplicação da contabilidade como ferramenta de gestão.  O aluno é preparado tendo como base a aplicação da teoria associada à prática, capacitando-o para atuação profissional dentro dos padrões tecnológicos necessário à contabilidade moderna vigentes nos padrões atuais.

Com a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil, ocorreram mudanças que valorizaram os profissionais da área Contábil. O mercado de trabalho na área contábil é amplo e prioriza profissionais com visão gerencial, preparados para tomadas de decisões estratégicas nas organizações, destacando-se ainda a importância da visão de informação contábil nos padrões e normas Internacionais na atual economia globalizada.

A matriz curricular contempla disciplinas e o conteúdo das modernas técnicas de gestão e controle econômico, financeiro e da contabilidade, preparando o aluno para o mercado, com os padrões de contabilidade vigentes em todo o mundo.

Mantemos parcerias com os órgãos de classe: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; SESCON-SP - Sindicato das Emp. de Serviços Contábeis e das Emp. de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado de São Paulo – ASCON - Associação dos Contabilistas de Marília; SINCON - Sindicato dos Contabilistas.

 

Diferencial

Os conteúdos programáticos que compõem a formação profissional reúnem  conceitos e práticas objetivando proporcionar um perfil humanístico e técnico ao egresso, para atuar com ética e cidadania.

 

Áreade Atuação

O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade.

 

O profissional destaca-se na atuação das atividades em diversas áreas como

  • Empresário da Contabilidade;
  • Contador de Empresas públicas e privadas;
  • Auditor Independente, Auditor Interno;
  • Consultor Tributário;
  • Controller;
  • Auditor Governamental;
  • Perito Contábil;
  • Membro de Conselho Fiscal e de Administração;
  • Árbitro em câmaras especializadas;
  • Atuar na Área Acadêmica;
  • Membro de Comitês de Auditoria;
  • Membro em Entidade de Classe;
  • Executivo.
  • Outros cargos que exigem formação na área.

Disciplina

CH

Comunicaçăo

40

Direito e Legislaçăo

40

Economia

40

Matemática Básica

80

Metodologia de Pesquisa

40

Tecnologia da Informaçăo

80

Teoria da Contabilidade

40

Teoria Geral da Administraçăo

40

Disciplina

CH

Contabilidade Básica

80

Empreendedorismo e Inovaçăo

40

Gestăo Estratégica de Recursos Humanos

40

Matemática Financeira

80

Organizaçăo e Métodos

40

Probabilidade e Estatística

40

Psicologia Organizacional

40

Teoria das Organizaçőes

40

Disciplina

CH

Contabilidade Gerencial

80

Educaçăo Ambiental

40

Estatística Aplicada

40

Estudo das Relaçőes Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, Índigena

40

Ética Profissional

40

Gestăo Tributária

40

Planejamento e Gestăo Estratégica

80

Terceiro Setor e Responsabilidade Social

40

Disciplina

CH

Contabilidade Comercial

80

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil I

40

Gestăo Financeira

80

Legislaçăo Social e Previdenciária

40

Legislaçăo Tributária II

40

Matemática Financeira

80

Disciplina

CH

Contabilidade de Custos

80

Contabilidade Societária

80

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil II

80

Estrutura e Análise das Demonstraçőes Contábeis I

80

Gestăo Financeira e Orçamentária

80

Disciplina

CH

Contabilidade e Análise de Custos

80

Contabilidade Pública

80

Contabilidade Societária e Comercial

40

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil III

80

Estrutura e Análise das Demonstraçőes Contábeis II

40

Projeto de Curso I

40

Disciplina

CH

Auditoria Contábil e Trabalhista

40

Controladoria

80

Estágio Curricular Supervisionado - Contabilidade Social I

40

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil IV

40

Introduçăo a Perícia

40

Tópicos Contemporâneos

40

Disciplina

CH

Auditoria Contábil e Trabalhista

40

Contabilidade e Planejamento Tributário

80

Contabilidade Pública

40

Controladoria Estratégica

40

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil IV

40

Perícia Contábil e Arbitragem

40

Trabalho de Conclusăo de Curso

80

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso de Direito está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00