O Programa de Formação Profissional em Ciências Contábeis do UNIVEM ~ DIGITAL TRANSFORMATION, INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP~ foi pensado a partir de um conjunto de estratégias para enfrentar os desafios inerentes à Contabilidade Empresarial e Gestão Financeira dasOrganizações.

Nossa proposta de ensino apresenta-se com um currículo consistente, contemplando conteúdos de formação básica e profissional voltados ao empreendedorismo e inovação.Com vista à gestão de práticas societárias negociais, a graduação em Ciências Contábeis no UNIVEM é voltada para a construção do aprendizado com a finalidade de demonstrar uma visão sistêmica da atividade contábil, de modo que, no processo de formação profissional, o aluno poderá integrar-se aos conhecimentos específicos da profissão, bem como de outras competências de ciências afins, voltadas à formação empreendedora e multidisciplinar.

Para a formação do egresso, a Matriz Curricular do UNIVEM foi elaborada com visando o estímulo ao desenvolvimento de saberes e capacidades que, aliadas ao conhecimento técnico e científico adquirido, permitirão o aprimoramento das competências primordiais à atuação do profissional.

No campo profissional, o Curso de Ciências Contábeis insere-se nas áreas de Gestão, Administração de Empresas, Economia, Finanças e Tecnologia da Informação, ocupando posição privilegiada por estar presente em todas as organizações, independentemente de sua natureza, setor econômico, porte ou ramo de atividade.

Dessa forma, o Programa de Formação Profissional DIGITAL TRANSFORMATION, INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIPse alinha com o desenvolvimento de habilidades e competências que permitirão aos alunos criar e gerir estrategicamente as empresas, assim como aperfeiçoar conhecimentos e aplicá-los com foco na geração de melhores resultadosa partir do preparo e domínio da liderança técnica e relacional em organizações no mundo globalizado.

 

Por Que Cursar Ciências Contábeis no UNIVEM?

Nosso Programa de Formação Profissional em Ciências Contábeis ~ DIGITAL TRANSFORMATION, INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP~ possibilita ao estudante a aquisição de conhecimentos técnicos e habilidades direcionadas à gestão e análise da informação contábil por meio de novas tendências relacionadas à Tecnologia da Informação nos mais diversos níveis da empresa.

O curso permite que o aluno vivencie a integração entre teoria e prática, a fim de favorecer a realização de ações que articulem o ensino, pesquisa e o exercício da profissão.Nossos ambientes de ensino-aprendizagem permitem o desenvolvimento de metodologias ativas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e propiciam aos estudantes a oportunidade dedesenvolvimento de soft-skills e experimentar o contato com o mundo empresarial, tornando nossa metodologia de ensino um elemento positivo para o estudante no momento real de trabalho.

No UNIVEM, a Formação Profissional em Ciências Contábeis atende às necessidades de quem quer estar à sempre frente e obter uma visão atual do mundo dos negócios, além de desenvolver uma visão estratégica e inovadora com forte enfoque no empreendedorismo.Diante deste contexto, nossa proposta de ensino apresenta-se a partir da articulação das dimensões de formação com os ambientes de empreendedorismo, inovação e tecnologia da instituição.

Diferencial

  • Estratégia de formação voltada ao Empreendedorismo e Inovação
  • Ensino e aprendizagem baseado em metodologias ativas
  • Prática profissionalizante que forma o aluno por completo
  • Desenvolvimento de soft-skills que aliam a Teoria e a Prática
  • Integração entre Ensino, Pesquisa e o exercício da Profissão Contábil

 

Área de Atuação

O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade.

O campo profissional do Profissional da Contabilidade é amplo no presente e com forte perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que pode atuar profissionalmente em diversos segmentos, dentre eles:

  • Empreendedorismo Contábil por meio da atuação profissional em escritórios especializados na prestação de serviços de consultoria financeira, contábil, trabalhista, fiscal e previdenciária.
  • Analista Financeiro a partir da análise crítica das demonstrações e os relatórios contábeis e financeiros às vistas de oferecer informações detalhadas para a tomada de decisão.
  • Controladoria Empresarial, atuando como responsável por administrar decisões que envolver as áreas administrativas, auxiliar nos processos internos e externos de negociação, oferecer informações contábeis aos gestores, auxiliar em processos de contratação de funcionários e analisar os custos inerentes à atividade organizacional.
  • Profissional Contábil em Cargos Públicos partir de suas atribuições em manter as contas públicas em dia, analisar os dados financeiros nas esferas Federal, Estadual e Municipal, além de ficar atento aos dados orçamentários e patrimoniais e exercer o cumprimento da legislação vigente a partir da elaboração de relatórios e pareceres de Prestação de Contas.

Disciplina

CH

Comunicaçăo

40

Direito e Legislaçăo

40

Economia

40

Matemática Básica

80

Metodologia de Pesquisa

40

Tecnologia da Informaçăo

80

Teoria da Contabilidade

40

Teoria Geral da Administraçăo

40

Disciplina

CH

Contabilidade Básica

80

Empreendedorismo e Inovaçăo

40

Gestăo Estratégica de Recursos Humanos

40

Matemática Financeira

80

Organizaçăo e Métodos

40

Probabilidade e Estatística

40

Psicologia Organizacional

40

Teoria das Organizaçőes

40

Disciplina

CH

Contabilidade Gerencial

80

Educaçăo Ambiental

40

Estatística Aplicada

40

Estudo das Relaçőes Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, Índigena

40

Ética Profissional

40

Gestăo Tributária

40

Planejamento e Gestăo Estratégica

80

Terceiro Setor e Responsabilidade Social

40

Disciplina

CH

Contabilidade Comercial

80

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil I

40

Gestăo Financeira

80

Legislaçăo Social e Previdenciária

40

Legislaçăo Tributária II

40

Matemática Financeira

80

Disciplina

CH

Contabilidade de Custos

80

Contabilidade Societária

80

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil II

80

Estrutura e Análise das Demonstraçőes Contábeis I

80

Gestăo Financeira e Orçamentária

80

Disciplina

CH

Contabilidade e Análise de Custos

80

Contabilidade Pública

80

Contabilidade Societária e Comercial

40

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil III

80

Estrutura e Análise das Demonstraçőes Contábeis II

40

Projeto de Curso I

40

Disciplina

CH

Auditoria Contábil e Trabalhista

40

Controladoria

80

Estágio Curricular Supervisionado - Contabilidade Social I

40

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil IV

40

Introduçăo a Perícia

40

Tópicos Contemporâneos

40

Disciplina

CH

Auditoria Contábil e Trabalhista

40

Contabilidade e Planejamento Tributário

80

Contabilidade Pública

40

Controladoria Estratégica

40

Estágio Curricular Supervisionado - Prática Contábil IV

40

Perícia Contábil e Arbitragem

40

Trabalho de Conclusăo de Curso

80

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Sala para a Coordenação do Curso

O gabinete do Coordenador do Curso de Direito está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.

 

Sala de professores e sala de reuniões

O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.

Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso. 

Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.

 

Gabinetes de trabalho para professores

O curso possui  instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:

- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.

 

Salas de aula

A IES possui um total de 94  (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso  térreo), sendo elas:  Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.

 

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:

 

  • LABORATÓRIO DE INFORMATICA 01 - Área:   71,40 m2 - Capacidade: 70
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 05 - Área:   52,68 m2 - Capacidade: 40
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 06 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 07 - Área:   69,35 m2 - Capacidade: 52
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 08 - Área: 119,24 m2 - Capacidade: 58
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 09 - Área: 107,58 m2 - Capacidade: 62
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 10 - Área: 111,10 m2 - Capacidade: 60
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 11 - Área: 108,80 m2 - Capacidade: 60

 

Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.

De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.

 

Instalações para auditório/sala de conferência

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados

432,00

Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados

200,00

 

Instalações sanitárias (adequações)

As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais. 

 

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

BLOCO I

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO III

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO V – Piso Inferior

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box)

21,03

Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

21,03

BLOCO X - Térreo

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO X – 1º Andar

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário)

37,66

Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios)

37,66

BLOCO Administrativo e Laboratórios

INSTALAÇÕES

ÁREA (M2)

Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário)

12,00

Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios)

12,00