Transformação Digital na Gestão: Um celeiro de desafios e de oportunidades

 

 

Prepara, que agora, é hora... do show da virada na vida de muita gente que estiver preparada para o novo!

Um estudo da consultoria McKinsey mostra que entre 400 milhões e 800 milhões de trabalhadores poderão ser substituídos por máquinas até 2030. A Universidade de Brasília (UnB) pesquisou que até 2026 as funções hoje exercidas por 54% dos brasileiros com carteira assinada têm probabilidade alta ou muito alta de ser assumidas por robôs. Outras tantas, simplesmente vão desaparecer, substituídas por tecnologias mais novas. 

Em toda “revolução” sempre houve medo de perdas de postos de trabalho. Dessa vez não é diferente. Mas, a cada revolução, mais e mais empregos são criados. Mais do que antes. O cenário imediatamente “pós-revolução” vê duas situações opostas: pessoas cujos empregos sumiram, e que estão morrendo de fome por não conseguirem mais qualquer emprego! Isso vai, de novo, acontecer com milhões de pessoas em todo o Mundo. Por outro lado, empresas vão procurar funcionários que saibam as novas tecnologias, e não vão encontrar.

Você pode encarar isso como uma grande ameaça a você e sua família. Ou você pode encarar isso como uma grande oportunidade para você e sua família. Só depende de você.

A Mckinsey, mesma consultoria citada, também apontou em um de seus relatórios que, para cada posto de trabalho eliminado, 2,4 novos serão criados! Estes empregos estarão principalmente em Startups – empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento. Mas, a maior parte das pessoas cujos empregos irão desaparecer ainda não tem as competências necessárias para os trabalhos que surgirão.

Depende de você adquirir as competências que serão exigidas nestes novos tempos.

Fonte: Relatório "Future of Jobs", World Economic Forum

O que se vê no quadro é que as pessoas não mais farão tarefas repetitivas – atender telefone, fazer telemarketing, fazer cálculos repetitivos etc.  Profissões que hoje existem e que demandam pouca escolaridade, vão simplesmente sumir: os postos não terão mais frentistas. Os supermercados não terão mais caixas, e hoje alguns já estão testando esse modelo. Já viram? Repositores de mercadorias. Carregadores de caixas. Em alguns países, motoristas de caminhão e táxis já estão sendo substituídos por veículos autônomos. Médicos robôs já examinam pacientes e chegam a um diagnóstico com mais precisão e em menos tempo que um médico de carne e osso!

Mas, as pessoas serão chamadas para pensar, para facilitarem relacionamentos, para tomarem decisões a respeito de problemas supercomplicados, para negociarem, para aprenderem a aprender, para lidarem com pessoas (Gestão de Pessoas), enfim, para fazerem coisas que as máquinas não fazem. “O talento, mais que o capital, irá representar o fator de produção crítico.” (Schwab, K. The Fourth Industrial Revolution, p. 44.)

Além de tudo isso, há algo mais: durante o tempo de uma vida, a pessoa será exigida a mudar completamente de área, e reaprender tudo, como se começasse de novo. Não basta aprender uma profissão hoje, e para sempre a praticar. Pode ser que com dois anos numa área, ela desapareça. Os profissionais deverão, portanto, ter mais uma grande competência: aprender a aprender. Pode ser que nem haja escola para lhe ensinar. Ele vai ter que pesquisar e aprender sozinho! E nunca hesitar em encarar novidades. Quanto mais proativo for, mais será valorizado.

Um perfil desse parece impossível, mas é realidade! O UNIVEM 4.0 apresenta um novo conceito em educação dentro de um modelo pedagógico construído a partir de metodologias ativas, em que o aluno, como elemento principal no processo de ensino-aprendizagem, é levado a desenvolver soluções para problemas reais das organizações e da sociedade, por meio de projetos integradores, e pode personalizar sua formação por meio de conteúdos online com conceitos de e-class e nanodegrees e a utilização de tecnologias educacionais em ambientes de aulas diferenciados.

O novo conceito de educação baseado na Transformação Digital vai, ainda, trabalhar o desenvolvimento das Soft Skills, um conjunto de habilidades e competências comportamentais que ampliam a capacidade de atuação necessária para o Século XXI, como a ocupar cargos de liderança.

O coordenador do curso de Administração, Prof. Leandro Machado Tenório, relata que: “No UNIVEM 4.0, por meio do Empreendedorismo e Inovação Tecnológica com disciplinas e ferramentas digitais inovadoras, dentre tantas outras habilidades e competências, o futuro Administrador será formado para gerir capital humano e encontrar solução rápida para problemas complexos e obstáculos empresariais, repensando seus modelos de negócios, e estruturando novos formatos para aproveitar as oportunidades da Era Digital”.

Para tanto, irá adquirir conhecimentos sobre Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital, Processos Organizacionais e Transformação Digital, Gerenciamento Ágil de Projetos, Gestão de Ferramentas Digitais, Marketing Digital e User Experience (UX), Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade, Ciência de Dados e Inteligência de Negócios, dentre outras, assim como Strategy Mindset, Técnicas de Pitch, Finanças para Negócios Digitais e Startups, Direito Digital e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees. Durante o curso, utilizará a plataforma digital MENTUP para o funil de ideias e montagem das equipes de projetos, e ao final, simulará cenários de viabilidade econômico-financeira destes utilizando a ferramenta.

Prepare-se para o novo!

Vestibular 2020

 

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na Escola de Negócios, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos, e oito cursos na modalidade de EaD: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão da Produção Industrial.

No EaD, o UNIVEM se diferencia pela metodologia ativa que estimula o desenvolvimento de competências e habilidades que fundamentam a construção de novos conhecimentos. São utilizados materiais textuais e interativos, videoaulas, discussões virtuais em tempo real com a participação dos professores e tutores, e encontros presenciais com os alunos. Além disso, os alunos usufruem de toda estrutura oferecida pelo campus do UNIVEM e de todas oportunidades e eventos promovidos pela Instituição.

Acesse o site: www.univem.edu.br/vestibular e inscreva-se.

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