Etiqueta corporativa mostra como agir no dia-a-dia profissional

Mais do que competência e eficiência profissional, as empresas vêm procurando funcionários que se enquadrem nos princípios da etiqueta corporativa. De acordo com a Carla Panisset, instrutora de Treinamentos Empresariais, o termo pode ser resumido em dois aspectos fundamentais: ter consciência de como suas atitudes e seu jeito de falar afetam outras pessoas e estar disposto a seguir as regras estabelecidas pela empresa.

Para saber como adotar o melhor tipo de comportamento no trabalho, vale ouvir com atenção e real interesse o ponto de vista da outra pessoa ou do grupo. "Ao ficar insatisfeito com alguma norma em seu emprego, por exemplo, entre em contato com a área responsável e tente melhorar as ordens estabelecidas. Dessa maneira, transformamos cada encontro profissional numa oportunidade de aprendizado e interagirmos da melhor maneira possível com os pontos de vista diferentes. Isso é etiqueta", ensina Carla.

Segundo a especialista, a característica mais nociva no ambiente corporativo é a falta de comunicação e autoconfiança. Funcionários que fazem críticas e queixas em excesso podem sentir dificuldades em resolver os problemas de uma forma harmônica, dando origem a vaidade, estresse, competição e autoritarismo. Para lidar melhor com os sentimentos, uma boa saída é buscar atividades que trazem satisfação.

"Todos os sentimentos negativos resultam da falta de permissão em ter prazer no trabalho. Não existe ambiente ruim, são as más atitudes que adoecem uma equipe ou empresa. Excelentes resultados podem ser alcançados se todos os canais de relacionamento, sintonia e comunicação estiverem fluindo. Se a pessoa é tímida, comunica-se mal ou tem problemas de relacionamento, ela pode buscar se desenvolver em programas de treinamento específicos", alerta a instrutora.

Etiqueta na prática

  • Internet

Atualmente a internet é adotada em quase todas as profissões. Mas vale ficar atento para não exagerar no uso do e-mail ao resolver questões de trabalho. De acordo com a instrutora, na hora de comunicar falhas ou insatisfação em relação a algum funcionário, é importante que o chefe deixe as mensagens eletrônicas de lado. O mesmo vale para quem gosta de falar a respeito dos colegas de trabalho. "Já os elogios podem ser feitos no ambiente virtual, apesar de o resultado da comunicação presencial ser ainda melhor e tocar mais o coração das pessoas", exemplifica a especialista.

  • Festas e coquetéis

Nessa época do ano é comum que as empresas promovam festas de fim de ano para seus funcionários. No entanto, é importante ter cuidado com o consumo de bebida alcoólica nesses eventos para não fazer feio na frente dos colegas. "Quem bebe deve evitar os excessos. A dica é pegar somente uma taça de drinque e circular com ela durante todo o tempo que permanecer no ambiente. Procure também não sair por último do local, para não ser testemunha de situações típicas de fim de festa, expondo-se a riscos desnecessários à sua carreira", lembra Carla.

  • Gentileza

Cumprimentar os colegas com expressões educadas como "bom dia" ou "boa tarde" só funciona se vier acompanhado de sorriso. Afinal, uma saudação dita de forma carrancuda pode ter o efeito inverso. "É nossa responsabilidade tornar o ambiente acolhedor, estimulante e confiável. Só tome cuidado com a gentileza forçada: todos percebem quando somos falsos", alerta a especialista.

  • Entrevista de emprego

Atitudes simples como ser pontual, vestir-se com cuidado, falar somente o que for perguntado e usar um vocabulário condizente com o que o entrevistador está usando podem ajudar você a conquistar aquela vaga dos sonhos. Além disso, é bom evitar falar mal da antiga empresa ou chefe ou aparentar ser o dono da verdade.   Fonte: Portal Personare 

COMENTÁRIOS