Startups de lawtechs e legaltechs buscam aproximar a Ciência de Dados com a área do Direito.

 

A Transformação Digital pelo qual a sociedade está passando está alterando de forma significativa todas as profissões, e em especial, aquelas ocupações mais tradicionais que tem vivenciado mudanças mais fortes. Neste sentido um profissional que está sendo impactado é o advogado, que devido às mudanças do mundo jurídico está sendo desafiado a se tornar um profissional data-driven, ou orientado a dados.

 

Em outros cenários, como a medicina, finanças e seguro, a cultura de dados e da tomada de decisão baseada em análises já passa a ser mais aceita pelos profissionais, havendo um grande esforço para que a Ciência de Dados seja parte do dia-a-dia de suas profissões. No âmbito do Direito, essa cultura data-driven já é uma realidade nos Estados Unidos, e passa a fazer parte do cenário brasileiro, como podemos ver por iniciativas como o Victor, do Supremo Tribunal Federal, uma Inteligência Artificial que utiliza os dados diversos para a tomada de decisão.

Várias outras iniciativas estão sendo criadas por profissionais formados na área jurídica, que estão lançando startups de lawtechs e legaltechs, nessa busca de aproximar a Ciência de Dados com a área do Direito. Essas startups resolvem problemas diversos, que vão desde analytics, até a jurimetria, se tornando muito valiosas para o cenário jurídico atual.

Lawtechs e Legatechs é um dos aspectos que estão vinculados a essa transformação do mundo jurídico, e que pode ser visto como parte das habilidades do Advogado 4.0. Ao centro desse processo está a necessidade de advogados terem competência em dados, e dominar as técnicas da Ciência de Dados.

Assim, os profissionais da área do direito que dominar conceitos e aplicações de Big Data, Business Intelligence, Inteligência Artificial e linguagens de programação como o Python, passam a se diferenciar como um profissional extremamente desejado do mundo jurídico. A união entre as competências e habilidades da área de Ciência de Dados e do Direito permite que os profissionais sejam capazes de determinar quais são as melhores decisões a serem tomadas em um determinado cenário, ou, escolher o melhor local para litigiar um processo a partir de dados existentes, ou ainda apontar se a melhor decisão a ser tomada em um processo é o litígio ou não, buscando soluções alternativas.

Em suma, esse profissional poderá criar instrumentos que tornem as decisões jurídicas baseadas em dados, saindo de uma tomada de decisão que parte apenas do que um profissional acha ou de algum aspecto subjetivo, para decisões que consideram dados objetivos. E ainda, que em breve possam existir diversas ferramentas computacionais que poderão ser adquiridas pelos advogados para auxiliar neste processo, serão os profissionais que dominarem as competências de dados e a Ciência de Dados que se destacarão podendo ir além nessas análises e extraindo insights importantes para o dia-a-dia jurídico.

Os profissionais que estão iniciando na carreira jurídica, tem uma grande oportunidade de ser diferenciar e tornarem-se especialistas em dados ao fazerem uma graduação em Ciência de Dados, além de se formarem no curso de Direito. Essa é uma oportunidade que o Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) está oferecendo a todos os bacharéis em Direito, e alunos do Direito Diurno que buscam utilizar a expertise que a instituição possui nas áreas Jurídica e de Tecnologia da Informação para se tornarem profissionais desejados pelo mercado com competências em dados e participarem dessa revolução que o mundo do Direito está vivenciando.

O curso de Ciência de Dados do UNIVEM traz um caráter mais aplicado, formando profissionais que serão capazes de extrair valor de grandes massas de dados e tornar organizações orientadas a dados. Com corpo docente qualificado e com experiência no mercado de Ciência de Dados, o curso já nasce como um dos melhores do país, sendo procurado por pessoas de todo o interior de São Paulo.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, já na modalidade EaD são oferecidos os cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além de oferecer o tradicional curso de Direito, considerado como o melhor da região pelos seus índices de aprovação e pela empregabilidade.

Acesse o site: www.univem.edu.br e se inscreva.

COMENTÁRIOS