Voluntários melhoram realidade a sua volta

No mundo sempre existiram pessoas voluntárias em diferentes causas, mas no início elas estavam atreladas às religiões. A caridade entre os demais se constituía em doação de bens, o que não exige comprometimento nenhum. Com o tempo essa cultura mudou e hoje os voluntários estão por toda parte, nas mais diversas funções a que se adaptaram, transformando para melhor a realidade à sua volta.
 
Se por um lado a modernidade tornou as rotinas ainda mais atribuladas, dificultando a determinação de doar parte do tempo a uma causa, por outro favoreceu a divulgação dos problemas sociais, em diferentes aspectos. Isso contribui para despertar mais e mais pessoas para o bem, se não por uma visão religiosa de amor ao próximo, pela responsabilidade, que provém da cidadania, de dar a sua contribuição à sociedade onde se vive.
Em latim, voluntariu significa “aquele que tem vontade própria”. Ser voluntário é transformar opinião e queixas em ações. É iniciar a mudança e não apenas esperar que ela aconteça. É acrescentar sem retirar. É assim que pensam os quase cem voluntários da ACC (Associação de Combate ao Câncer) e os ligados a outras entidades de Marília, que também estarão presentes no evento realizado hoje para homenageá-los.

A ACC desenvolve neste Dia Internacional do Voluntariado (3 de dezembro) o tema “Voluntariado com foco em Motivação, Comprometimento e Responsabilidade”. O grupo Sensibilizarte vai aproveitar o público para apresentar seu trabalho e o coral da Unimed vai engrandecer o evento.
 
A participação é franca e dispensa inscrição antecipada. A ACC fica na rua Marrey Junior, n. 101, no bairro Fragata. O evento acontece a partir das 16 horas.
  Fonte: Jornal da Manhã 

COMENTÁRIOS