Pontualidade faz parte da cultura corporativa. Essa característica é uma demonstração prática de compromisso assumido e comprometimento, tanto para profissionais, em respeitar os horários estipulados pela organização, quanto para as empresas, em cumprir dentro do prazo de entrega o serviço oferecido aos clientes.

É natural que em algumas ocasiões aconteçam imprevistos e levem o profissional a chegar atrasado ao trabalho ou a empresa adiar o prazo de entrega, mas a preocupação é quando “esses atrasos” começam a se tornar frequentes. Nesse momento, profissionais e organizações podem ter a sua imagem prejudicada e perder credibilidade.

Marlene Ortega, sócia-diretora da Universo Qualidade, empresa especializada em treinamentos corporativos, relata que a falta de pontualidade pode afetar drasticamente a carreira de profissionais ou a conclusão de negócios. “Se um candidato se atrasa para uma entrevista pode estar sendo desclassificado para atuar em um ambiente que preza por isso. Já, o não cumprimento de prazos na entrega de relatórios de trabalhos é motivo para dispensas. Os atrasos em geral podem dar o entendimento de que a pessoa não está comprometida com a empresa”.

Há casos também que a falta de pontualidade vem de líderes e chefes em reuniões. A consequência do acúmulo desses atrasos é a acomodação dos demais funcionários e equipe em respeitar os horários marcados. “Se a falta de pontualidade começa com as lideranças que marcam horários para então não cumpri-los, ao longo do tempo os colaboradores de todos os níveis saberão que não será necessário honrar os compromissos nos horários combinados. É muito comum que todos esperem por todos, por longo tempo, atrasando o inicio de um treinamento marcado para as 8H, por exemplo”, cita Marlene Ortega.

A especialista afirma ainda, que ser pontual é mais do que uma questão de planejamento, é uma demonstração de atitude e de valores. “Somente se houver o entendimento que a pontualidade significa respeito ao outro será possível verificar cuidados com esse quesito em qualquer ação da empresa, quer seja interna ou externa. Os verdadeiros imprevistos normalmente podem ser explicados e um aviso sobre um eventual problema pode ser avisado com antecedência suficiente para não prejudicar o andamento da agenda do outro”, finaliza a consultora.

Fábio Bandeira de Mello
Fonte: www.administradores.com.br

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