Ao participarem de um processo de seleção para o primeiro emprego ou recolocação no mercado, muitos profissionais se atrapalham e tem dúvidas de como devem proceder e se portar para conseguir a tão sonhada vaga de trabalho.

Nesse momento, especialistas recomendam que o mais importante é cada profissional ter consciência da área que deseja atuar, mas sem limitar-se apenas a concorrer para uma única empresa. Para a especialista Stefi Maerker, diretora-presidente da SEC Talentos Humanos, “mais do que tudo, estamos vivendo a fase de paixão pelo que se faz. O trabalho deixa de ser um castigo e passa a ser um foco de satisfação. Quem não tiver esta visão está fadado a sair brevemente do atual emprego”, afirma.

Geralmente, os candidatos as vagas disponíveis no mercado passam por diversos processos de avaliação realizados pelos recrutadores e, aqueles que mais se aproximam do perfil da empresa são escolhidos.

Nesse processo de avaliação, a consultora Alessandra Tomelin, gerente de recursos humanos da vagas.com.br - empresa especializada em tecnologia para recrutamento e seleção de recursos humanos -, enfatiza sobre a importância de um currículo bem elaborado. “Esse é o cartão de visita do profissional na empresa. Muitos candidatos são desclassificados para uma oportunidade por colocarem as informações de forma inadequada no currículo”, afirma a consultora.

Tomelin salienta que no currículo é preciso fazer um resumo sobre todas as atividades profissionais realizadas sem ‘encher linguiça’, trazer as informações de forma clara, falar sobre seu objetivo e, principalmente, dizer a verdade. “Um dos principais erros de alguns candidatos é mentir ou exagerar sobre suas atividades do último emprego”.

Luis Testa, gerente de marketing da Vagas.com.br, alerta que já existe até um projeto de lei que prevê como crime a colocação de informações falsas no currículo. A proposta, que modifica o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40), estabelece pena de dois meses a dois anos de detenção.

O temor da entrevista

Nas entrevistas de emprego, a escolha da roupa, o corte de cabelo ideal, a postura, saber o que falar e o que não falar, são geralmente algumas das principais indagações entre os candidatos que disputam a vaga. A preocupação não é à toa, o momento da entrevista na empresa é um dos passos mais importantes na avaliação dos recrutadores para a escolha do candidato. Nessa ocasião é possível conhecer melhor como se porta cada profissional.

A consultora Alessandra Tomelin relata que o candidato deve vestir-se de acordo com a cultura que a empresa prega e o ideal é que, na entrevista, utilize a roupa que usaria no dia normal de expediente. Sobre os erros mais comuns no vestuário, a especialista salienta “que devem ser evitados decotes, roupas coladas, maquiagem excessiva. O ideal é que os candidatos cheguem também 30 minutos antes do marcado na entrevista para evitar imprevistos”.

A especialista Stefi Maerker salienta que na hora da entrevista o candidato deve procurar ser verdadeiro e confiante. “Tenha clareza do que gosta, do que quer fazer e de como pode contribuir. Tenha suas experiências, habilidades e competências na ponta da língua. Isso vai te ajudar a conquistar a vaga”, ensina a consultora.

Por Fábio Bandeira de Mello
Fonte: www.administradores.com.br

COMENTÁRIOS