O Walmart Brasil lançou nesta terça-feira (19/1) um projetopioneiro de sustentabilidade para amelhoria de produtos. O Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta engajou dez indústrias fornecedoras da empresa no país para promover alterações significativas em produtos importantes de seus portfólios. O objetivo? Reduzir os impactos socioambientais.

Ao longo de 18 meses, as indústrias parceiras do projeto – 3M, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, Johnson&,Johnson, Nestlé, Pepsico, Procter&,Gamble, Unilever e Bertolini (fabricante do sabão Top Max, marca própria do Wal-Mart Brasil) – avaliaram seus produtos e estudaram em quais etapas do ciclo de vida poderiam efetuar melhorias. O ciclo de vida de um produto começa com a produção dos insumos e matérias-primas e termina na gestão dos resíduos após o seu consumo. “O projeto permitiu que houvesse melhorias em cada um dos 10 produtos”, afirma Eloísa Garcia, do Centro de Tecnologia em Embalagens (Cetea), responsável técnica pela supervisão dos processos industriais de todos participantes. Além da redução do uso de água, combustíveis e energia elétrica, as empresas conseguiram aumentar a aplicação de material reciclado e otimizar o tamanho e o peso das embalagens.

Os produtos ecologicamente mais corretos – como o sabão Top Max feito com 20% de óleo de cozinha usado e as fraldas Pampers que usam 30% a menos de celulose – estarão disponíveis nas 436 lojas da rede de supermercados e hipermercados da empresa nos próximos 15 dias. Héctor Núñez, presidente do Walmart Brasil, afirma que o preço desses produtos aprimorados não será maior que as linhas similares. “Caso o consumo seja grande e haja ganho de escala, o preço poderá, inclusive, cair”, diz o executivo. A ideia é estimular o consumidor a optar por essas versões e educá-lo sobre a importância do investimento na redução do impacto socioambiental.

Ao longo de 2010, outros 12 parceiros participarão do projeto e investirão em melhorias. “Nosso objetivo é ter mais parceiros participando desse projeto”, diz Núñez. “Percebemos que a indústria e o varejo podem, juntos, buscar soluções para problemas socioambientais e ainda ganhar dinheiro.” Já aceitaram o desafio e começaram a trabalhar no projeto as empresas Ambev, Bunge, Reckit Benckiser, L’Oreal, Cadbury, Danone, Mars, Kimberly-Clark, Sara Lee, Whirpool, Santher e Philips.

Investimento

O Brasil receberá o maior investimento fora dos Estados Unidos feito pelo grupo americano em 2010. Está prevista a aplicação de R$ 2,2 bilhões para a abertura de 100 novas lojas e contratação de 10 mil empregados. Nos últimos cinco anos, o Walmart investiu R$ 5 bilhões no país, o que mostra a aposta na economia e no consumo dos brasileiros.

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