Evento trouxe mulheres para debater sobre mercado de trabalho e tecnologia

Além das palestras, minicursos e das Olimpíadas de Robótica e Programação, a XII Semana de Tecnologia da Informação do UNIVEM, realizada de 21 a 28 de setembro, valorizou as mulheres que atuam no segmento de TI. O 1º Tech Ladies Day, organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM trouxe mulheres que atuam em diversas áreas ligadas a área de TI para debater sobre mercado de trabalho e tecnologia.

Segundo a aluna do 4º ano do curso de Ciência da Computação do UNIVEM, Monique Elen Fernandes Altero, o objetivo é inserir, cada vez mais, as mulheres no universo da tecnologia. “É esse tipo de divulgação, por meio de eventos assim, que vai atrair, no futuro, mais mulheres para área de TI. Essa resistência é algo cultural que precisa ser mudada desde a infância, e é muito importante que os homens que estão na área da tecnologia acolham essas meninas para que elas ingressam e permaneçam na área”, frisou.

Monique, que é embaixadora do Brasil do projeto SHE++, realizado pela Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas universidades do mundo, foi a idealizadora e organizadora do 1º Tech Ladies Day, além de criar o grupo de mulheres dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, o COMPSI Girls. Ainda durante sua graduação, Monique foi duas vezes aos EUA para encontros mundiais com o foco de mulheres na área de TI e lá recebeu o papel de embaixadora desta causa na América Latina.

Umas das participantes do painel promovido pelo Tech Ladies Day foi a Gestora de Desenvolvimento de Pessoas, Caroline Livolis, que falou sobre a importância da inspiração, da paixão pelo o que se faz, para atingir um diferencial no mercado. “Um evento como esse consegue incentivar, e principalmente, inspirar pessoas. É uma oportunidade de compartilhar conhecimento, aprender mais e reforçar o ‘olhar’ diferenciado que a mulher tem, independente da função que exerça”, afirmou.

Evento apresenta curso de Biotecnologia

Apaixonada por tecnologia, a doutora em microbiologia, Josiane Chiaramonte, apresentou durante o 1º Tech Ladies Day UNIVEM o curso de Engenharia de Biotecnologia, que será oferecido pelo Centro Universitário, a partir de 2020, e que vai formar profissionais diferenciados, gerando desenvolvimento para as indústrias farmacêuticas, agrícolas, de cosmético entre outras. “Não tem como pensar em pesquisa sem pensar nessa transdisciplinaridade. A biotecnologia junta a matemática básica, a física, a química e a programação para desenvolver novas tecnologias, gerando desenvolvimento nas mais diversas áreas”, explicou.

Segundo ela, faltam no mercado profissionais que saibam agregar todos esses conhecimentos na produção do desenvolvimento. “Esse é um curso ainda novo no Brasil, mas que já tem um mercado carente de profissionais. O UNIVEM, sai na frente, ao aliar a pesquisa e a tecnologia”, ressaltou.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, além do curso de Engenharia de Biotecnologia.

Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.