Diferente de janeiro do ano passado, quando a crise econômica se agravou e a oferta de emprego era pequena, agências de emprego começam ano de 2010 com o pé direito. Banco de vaga já tem mais de 1 mil vagas.

Além do período pós-crise que reanimou setor, investimentos de grandes empresas no município também elevaram número de empregos disponíveis. As vagas variam desde recepcionistas, vendedores até gerentes, entre outros cargos com boa remuneração. Segundo Sandra Benetti, da Eficiência RH, janeiro é um dos meses mais fracos do ano, mesmo assim, é grande o número de empregos.

Só na área civil, empresa multinacional oferece 460 vagas, entre analista de cobrança, encarregados de RH, motoristas, almoxarifes, tratoristas, coordenador de obras, engenheiros, arquitetos, administrativos, topógrafos, pedreiros, serventes de pedreiro, carpinteiros, técnico em segurança do trabalho, entre outros.

Em outros segmentos, as vagas são para a função de programador Delphi, suporte técnico na área de informática, instalador de acessórios e alarmes, jardineiro, auxiliar contábil, projetista, mensageiro, garçom, forneiro, serralheiro, biomédico, estagiários de ensino médio, técnico contábeis, e outros, totalizando 520.

Na Sucesso RH, situação não é diferente. Lá, são 300 vagas em aberto. Segundo a proprietária, Maysa Toledo, quem pretende começar ano empregado não terá muitas dificuldades. E a procura já é grande. “Desde o dia primeiro de janeiro muita gente veio fazer cadastro atrás de um emprego”, diz.

Faltam profissionais qualificados

Segundo Maysa, um dos maiores problemas enfrentados hoje no setor de emprego é a falta de profissionais qualificados. “São muitas vagas que exigem qualificações que muitas pessoas que estão a procura de um emprego não possui”, comenta.

Uma das medidas que a agência pretende tomar é criar cursos profissionalizantes, como o de vendas, administrativo, secretariado, e outros. Fonte: Diário de Marília

COMENTÁRIOS