Atividade da disciplina Terceiro Setor e Responsabilidade Social desperta nos alunos o voluntariado

Alunos do 3º módulo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIVEM aplicaram na prática a teoria da disciplina Terceiro Setor e Responsabilidade Social, ministrada pelo Professora Roberta Brondani. Essa imersão e o interesse pelas ações sociais, começaram a ser despertados a partir das palestras realizadas pela ex-aluna do curso de Administração, Siwa Felisberto,  voluntária na Associação de Combate ao Câncer de Marília e região(ACC), e pelo aluno do Direito, Eric Cescon, que integra a Associação Beneficente Espírita Ruth Procópio Cassaro (Aberpc) de Vera Cruz.
Durante todo o mês de junho, os alunos realizaram visitas a Casa do Caminho, arrecadação de alimentos para a ACC, e de produtos de higiene pessoal, roupas e calçados para a Aberpc. Experiências que, fora das salas de aula, agregaram a formação dos futuros profissionais. “Os alunos escolheram as entidades, levantaram as dificuldades de cada uma e planejaram a ação. Essa vivência na prática é muito importante para a formação deles e vai em encontro com a missão do UNIVEM que é a formação do aluno em seu todo”, explicou a Professora Roberta Brondani.

Para a aluna do curso de Ciências Contábeis, que participou da atividade voltada à Casa do Caminho,  Milena de Oliveira Rodrigues a  ação teve um impacto gigantesco na sua formação pessoal e profissional. “Aprendi a olhar cada detalhe, ter mais empatia com o próximo, a valorizar o ser humano e a história que cada um traz consigo. Experiência que vou levar na minha história, seja ela pessoal ou profissional”, afirmou.
Responsável pela arrecadação dos alimentos para a ACC, a aluna de Ciências Contábeis, Anna Carla de Oliveira Borgues Cimatti, destacou a importância das ações voluntárias para a manutenção das entidades de terceiro setor. “Para a formação profissional, o projeto voluntário é de grande apreço quando se trata de contratações ou até mesmo quando se fala do caráter do indivíduo. O trabalho de cada um é fundamental para que as entidades se mantenham vivas”, disse.
Também foi beneficiada com o trabalho a Associação Beneficente Espírita Ruth Procópio Cassar de Vera Cruz que atende cerca de 30 famílias carentes. A entrega dos produtos de higiene pessoal, roupas e calçados foi feita na Associação e diretamente às famílias cadastradas e que moram na zona rural.  “A ação social nos ensina mais sobre empatia, respeito e amor ao próximo, nos faz enxergar o mundo de uma forma diferente. O contato com pessoas de outras realidades e propósitos nos leva a um olhar mais humano, e isso é de grande importância para o futuro profissional, saber a necessidade do outro, buscar conhecer mais as pessoas, assim nos importando com o próximo e aprendendo a trabalhar em grupo em prol de um objetivo que agregue a todos”, destacou  a aluna do curso de Ciências Contábeis, Nathália Lemes Dutra Alonso.
Conforme explicou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Profª Marlene Campos, as ações de cidadania e preocupação com a sociedade menos favorecida, despertam o aluno para um mundo de reais necessidades , bem como seu crescimento pessoal , oportunizando uma formação completa para o mundo. “As ações desenvolvidas com o comprometimento dos discentes proporcionam maior autonomia a ampliação de conhecimentos diferenciados”, frisou.

Visita a Casa do Caminho

Entrega de alimentos à ACC

Distribuição de produtos de higiene pessoal, roupas e calçados à ABERPC