O curso de Fotografia, inserido em todos os cursos da Escola de Economia Criativa do UNIVEM, tem como foco o desenvolvimento da criatividade e o uso das novas tecnologias

A substituição do filme fotográfico pelo sensor digital foi uma grande evolução para os profissionais da fotografia manual que tiveram que reaprender a trabalhar usando esta nova tecnologia. Com a popularização do computador os fabricantes de equipamentos fotográficos começaram a investir em tecnologia digital possibilitando o aumento das vendas de câmeras digitais com modelos que têm total autonomia na regulagem de luz e que permitem a produção de fotos com qualidade. Aquele fotógrafo que antigamente trabalhava com a regulagem da luz parando no próprio filme precisou se capacitar e estudar, para adquirir novos conhecimentos como: resolução, pixels, balanço do branco, variação de tamanho de sensores, edição de imagem, arquivo raw, entre outros.

Foto Fábio Borgues (1) - Alunos do curso de Design Gráfico fotografando com smartphone utilizando iluminação de luz contínua.

Atualmente, devido a esta crescente evolução tecnológica, um simples smartphone que pode ser usado para registrar fotos de família e atividades do cotidiano se torna uma importante ferramenta de trabalho e geração de renda.  Cada vez mais os fabricantes investem em câmeras para smartphones, aplicativos, softwares, hardwares, inteligência artificial, objetivas, para transformar um aparelho celular em uma câmera fotográfica avançada. Um desafio que tem sido superado, pois alguns aparelhos já são capazes de produzir fotografias de alta qualidade de resolução, com cores vibrantes e nítidas.

Segundo o Professor de Fotografia, no curso de Design Gráfico do UNIVEM, Fábio Borgues, apesar dos avanços, um dos maiores problemas nos smartphones está relacionado às lentes, ou seja, como colocar lentes com zoom ótico em um espaço minúsculo, considerando que o zoom digital acarreta perda de qualidade de imagem.  Segundo o site Dpreview (2019), a marca Huawei juntamente com a fabricante de câmeras alemã Leica desenvolveram o smartphone, modelo P30 Pro, com uma lente tele no estilo periscópio com o objetivo de solucionar este problema.  “Ele é colocado horizontalmente dentro do corpo e um espelho angulado a 45 graus canaliza a luz na ótica e no sensor. Isso permite uma unidade óptica estendida - geralmente um requisito para lentes telefoto. O resultado é o primeiro tele zoom 5X ótico em um smartphone”, explicou.

Contudo, de nada adianta ter acesso a máquinas fotográficas digitais profissionais ou semiprofissionais e smartphones com câmeras avançadas, com total autonomia na regulagem de luz, velocidade do obturador, abertura e ISO, se o usuário destes equipamentos não tiver interesse em tirar uma boa fotografia, e principalmente, não usar a criatividade e a técnicas para regular a câmera conforme sua necessidade, enquadramento, composição e cores. Por isso, além de acompanhar o avanço tecnológico, pesquisar equipamentos que tenham qualidade de imagem e autonomia de regulagem, que possibilitem essa liberdade de criação, é importante realizar um curso de graduação na área.

O mercado de trabalho, principalmente no segmento de comércio eletrônico e publicidade em redes sociais, tem crescido constantemente. E a busca por profissionais qualificados, que consigam produzir imagens criativas com foco na tecnologia mobile aumenta a cada dia.

Foto Fábio Borgues (2) - Alunos do curso de Design Gráfico fotografando com smartphone utilizando iluminação de luz contínua.

Por esta razão, nos cursos da Escola de Economia Criativa do UNIVEM os alunos possuem a disciplina de fotografia, com foco no desenvolvimento da criatividade e no uso das novas tecnologias, preparando-os para atender esta demanda do mercado.  “Na disciplina de Fotografia os alunos aprendem, na prática, a como extrair fotos de qualidade de smartphones e câmeras digitais, regulando a luz com autonomia, usando luz contínua e flash em estúdio, para aprimorar seus conhecimentos dentro da fotografia, e estimular sua criatividade”, destacou o Prof. Fábio Borgues.

A Escola de Economia Criativa do UNIVEM possui os cursos de Design Gráfico, Design de Mídias Digitais, Publicidade e Propaganda e Pedagogia.

Design Gráfico - referência na nossa região. O curso de Design Gráfico foi reformulado para inserir o contexto digital na formação do aluno possibilitando que ele tenha uma visão ampla da comunicação visual, unido técnicas de criação tradicionais com as tecnologias digitais.

Design de Mídias Digitais - criado para atender à crescente busca das empresas por profissionais qualificados para criar interfaces de sistemas de informação, websites, aplicativos, design de jogos digitais etc, o curso interliga a área de design com a área de tecnologia.

Publicidade e Propaganda - pautado no contexto digital e de marketing 4.0 possui uma matriz atual e única em nossa região. O diferencial do curso está na ampla formação do aluno que tem condições de atuar não apenas em agências de propaganda, mas em empresas nas áreas de Comunicação e Marketing, produtoras de áudio e vídeo, Mídias digitais, emissoras de rádio, televisão e startups.

Pedagogia – Com uma proposta pedagógica inovadora o curso destaca-se pela adoção de metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram os conhecimentos entre as diferentes áreas educacionais.

VESTIBULAR UNIVEM 2020

O UNIVEM está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas de conhecimento. Acesse o site www.univem.edu.br e inscreva-se.