O trote beneficente deste ano acolheu entidade que promove o resgate e proteção de animais em situação de rua e maus tratos

A ação ‘Trote solidário’ que acontece a mais de vinte anos na Instituição, teve como foco nesta edição, a arrecadação de rações para cães e gatos, que foram doados para a entidade Garra de Marília, uma ONG de proteção animal ativa desde 2014, que busca resgatar e reabilitar animais em situação de maus tratos, perdidos ou abandonados, realocando-os em um ambiente doméstico acolhedor por meio de ‘adoção consciente’.

Realização da entrega das rações arrecadadas ao Garra pelos próprios alunos

O Univem em sua trajetória sempre buscou em suas ações e eventos priorizar o incentivo da inclusão, solidariedade e amor e respeito ao próximo. O objetivo da realização deste modelo de trote, é a recepção de seus novos alunos em um ambiente de cordialidade e bondade, os motivando a atuarem juntos, para se tornarem agentes de transformação.

Ações dos trotes anteriores resultaram na entrega de uma biblioteca com mais de 3 mil livros para a comunidade, e até a revitalização de uma praça pública, além de diversos projetos muito bem-sucedidos.

O Patinhas solidárias como foi chamado o trote deste ano, contou com a colaboração do PROATO, Projeto de Cidadania Proativa e Direito, que contribuem anualmente na organização das ações do trote e na recepção dos calouros. A ação também contou com a participação de todas as novas turmas dos cursos de graduação do Univem, e a sala que desempenhou o maior número de arrecadações, foi a escolhida para realizar a entrega das doações.

Ao todo, a ação social, arrecadou mais de 200 doações, entre elas, mais de 365,99 quilos de ração e R$ 2.848,93 em dinheiro, que foram convertidos na compra de mais sacos de ração, totalizando a entrega de 745 quilos de alimento animal.

Pacotes de ração arrecadados por meio do trote e entregues ao abrigo

Além das doações, os alunos também se voluntariaram para colaborar com as atividades da ONG no ato da visita, se disponibilizando a auxiliarem na limpeza do canil, e organização do espaço, como também no banho dos animais, e até brincadeiras para descontrair os pets. A ação contribuiu no cuidado de mais de 70 animais abrigados, e a divulgação incentivou o interesse dos internautas na adoção e doação para o projeto Garra.

Os alunos também obtiveram a colaboração e parceria de um pet shop da cidade para realizar o banho e higienização de alguns dos animais do abrigo.