Instituição contará com fiscalização própria para evitar que as regras sejam descumpridas

Quase um ano após a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, o UNIVEM promoverá hoje (22), o retorno das aulas na modalidade híbrida (presencial/remota), seguindo todos os protocolos sanitários e de higiene exigidos pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Governo do Estado de SP.

Para isso, foram elaboradas diversas regras para aqueles que optaram em comparecer às aulas na modalidade presencial. A seguir, listaremos os protocolos que deverão ser seguidos por alunos, professores e colaboradores, afim de minimizar qualquer risco de exposição ao vírus:

Entradas restritas: A entrada estará permitida apenas pelos portões da Av. Higino Muzi Filho e pela entrada do estacionamento. Os outros portões de acesso estarão trancados.

Capacidade reduzida: Todos os ambientes acomodarão apenas 35% de sua capacidade total.

Sem aglomerações: Não será permitida a permanência de várias pessoas reunidas no mesmo espaço simultaneamente, inclusive os bancos estarão interditados.

Uso de elevadores: O uso dos elevadores estará proibido. Apenas pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência comprovada poderão utilizar o dispositivo.

Manter o distanciamento social: Deverá ser mantida a distância de pelo menos 1,5 m das demais pessoas em todas as atividades presenciais, inclusive nas salas de aula.

Uso de álcool em gel: Todas as salas de aula, banheiros e corredores terão à disposição de alunos, professores e funcionários um recipiente com álcool em gel 70%, para a higienização das mãos.

Uso obrigatório de máscara: Durante todo o período que o aluno, professor ou colaborador estiver nas dependências da Instituição, será obrigatório o uso de máscara. É recomendado que na medida do possível, todos tragam máscaras de pano adicionais para troca a cada 3 horas de permanência na Instituição.

Cumprimentos: Contatos físicos, como abraços e apertos de mão deverão ser evitados.

Aferição de temperatura: Logo na entrada da Instituição, será feita a aferição da temperatura corporal de todos que ingressarem no prédio. Não será permitida a entrada com temperatura acima de 37,3º C.

Respeitar as demarcações no solo: Diversos espaços físicos da Instituição possuirão demarcações fixas no chão, para aprimorar as medidas de distanciamento social.

Compartilhamento de objetos: É recomendado evitar o compartilhamento de utensílios e objetos de uso pessoal, como canetas, lapiseiras, etc.

Intervalos: Serão realizados dois intervalos em horários alternados, revezando as turmas para evitar aglomerações. Os alunos que cursam o 5º, 7º e 9º termo de sua graduação, terão o horário de intervalo entre as 21h05 e 21h20. Aqueles que cursam o 1º e 3º termo de seu curso, terão o intervalo das 21h30 às 21h45.

Sanitização de calçados: Serão disponibilizados em todas as vias de ingresso ao prédio, tapetes úmidos com água sanitária ou equivalente.

Ambientes arejados: Todos os ambientes devem permanecer arejados, especialmente as salas de aula, onde não será permitido o uso de ar-condicionado e climatizadores, pois esses equipamentos ajudam a propagar o vírus.

Uso de bebedouros: Os bebedouros que tinham jatos direcionais e inclinados, foram substituídos por torneiras. É aconselhado que cada aluno traga sua garrafa d’água, já que não será permitido o uso do bebedouro sem nenhum tipo de recipiente.

Biblioteca: A biblioteca estará parcialmente interditada e o empréstimo de livros será feito mediante agendamento prévio. O uso de computadores e ambientes de estudo da biblioteca estarão suspensos.

Suspeita ou confirmação de Covid-19: As aulas serão suspensas por 15 dias e permanecerão na modalidade remota até que todas as medidas sejam tomadas por parte da Instituição.

Todos os protocolos serão fiscalizados pelos funcionários e professores do UNIVEM, que terão autonomia para abordar e orientar quem esteja desrespeitando qualquer uma das regras citadas acima.

Os alunos que forem do grupo de risco ou tiverem algum familiar em situação de vulnerabilidade em relação ao Coronavírus devem optar pela modalidade remota, já que todas as aulas serão transmitidas em tempo real, de forma que o aluno que estiver em casa assistirá ao mesmo conteúdo daqueles que estiverem presentes na sala de aula.

O UNIVEM deseja um ótimo retorno às aulas e um excelente semestre letivo para todos!