O Design traduzido em Arte Urbana

 

Uma imagem transferida no muro por meio de um molde vazado, recortes de revistas e livros compondo outras imagens, reinventando significados. Essa é uma das marcas do trabalho da aluna do curso de Design Gráfico do UNIVEM, Yasmin Santana Alves, 23 anos. Profissional liberal desde 2011, Yasmin teve o primeiro contato com a “arte urbana” e com a fotografia aos 14 anos.

Em 2017, ingressou no curso de Design de Interiores e em seguida no curso de Design Gráfico. Cursos que, segundo ela, por terem algumas disciplinas afins, ampliaram suas possibilidades dentro do mercado profissional. Mas, foi no “Gráfico” que Yasmin adentrou, definitivamente no universo da criação.  “O curso de Design Gráfico é uma ótima oportunidade para adentrar ao universo da criação, entender os processos de comunicação, praticar a criatividade e desenvolver as habilidades necessárias para manusear as ferramentas utilizadas na diversidade da profissão de Designer”, comentou.
Ligada a questões sociais, de 2013 a 2016, participou do Verbo Coletivo, ministrando oficinas de arte urbana, compartilhando as técnicas artísticas que desenvolvia com jovens de baixa renda. Um projeto independente e sem apoio financeiro, cuja motivação era inserir a comunidade na arte. “Procuro sempre utilizar as ferramentas que tenho para desenvolver um trabalho que seja importante para alguém, representativo e que cause um questionamento sobre a realidade, geralmente pautando questões feministas e as resistências cotidianas da mulher”, explicou.
Integrante do Estúdio Nosotras, Yasmin Santana Alves busca, com seu trabalho, alcançar mais pessoas e projetos sociais, e ser referência de produção cultural e artística na região. “Acreditar no que você é capaz de fazer, desenvolver a criatividade e sempre buscar aumentar o repertório e as bagagens, esse é o segredo. Acredito que algo capaz de agregar destaque ao profissional é a autenticidade”, concluiu. Os trabalhos de Yasmin Santana Alves podem ser conferidos no instagram: @yasnosotras@estudionosotras e no facebook: facebook.com/estudionosotras

 


 

 

COMENTÁRIOS