Evento lança produção acadêmica local

Oh! Bendito o que semeia

Livros… livros à mão cheia…

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe — que faz a palma,

É chuva — que faz o mar. “

(Castro Alves, “O Livro e a América”)

O Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM, coordenado pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, promoveu na última sexta-feira (04), mais uma edição do Café Filosófico. Durante o evento foram lançadas obras de Mestres, docentes e alunos do mestrado do centro universitário. O objetivo do Café Filosófico é abrir o espaço para o debate de temas relacionados a área do Direito e divulgar a produção acadêmica local.
O momento cultural reuniu mestrandos do UNIVEM, alunos da Pós-Graduação, graduação, integrantes do corpo docente e convidados. “É de suma importância ouvir os autores sobre a obra e sobre a importância desse trabalho para a vida deles. Cada obra é fruto de um trabalho conjunto. São produções que ficam para a prosperidade e que ajudam na área do Direito”, afirmou o Prof. Dr. Lafayette Pozzoli.
 Durante o Café Filosófico foram lançados os livros: Filosofia do Direito, de autoria do Doutorando da PUC-SP e Mestre pelo UNIVEM, Luciano Braz da Silva; Benefícios Previdenciários – Tutela e solução de conflitos à luz de princípios constitucionais,
de autoria de Luiz Gustavo Boiam Pancotti; Crimes da Internet e Inquérito Policial, escrito pelos docentes do UNIVEM, Mário Furlaneto Neto e José Eduardo Lourenço dos Santos; O Estatuto da Criança e do Adolescente nas Escolas do Ensino Fundamental, pela doutoranda da PUC-SP e mestre pelo UNIVEM, Melissa Zani Gimenez; o Controle de Convencionalidade – Temas aprofundados, de autoria da mestranda do UNIVEM, Adelle Rojo e Terceirização – conceito, críticas, reflexos trabalhistas e previdenciários com o artigo “A proteção do acidente de Trabalho face a Lei nº 13.429/2017” assinado pelo docente Luiz Gustavo BoimPancotti e pela mestranda do UNIVEM, Heloísa Helenas da Silva Pancotti.
Segundo os autores do livro “Crimes da Internet e Inquérito Policial”, Mário Furlaneto Neto e José Eduardo Lourenço dos Santos, nesta segunda edição foram incorporados novos crimes da área da internet.  “O livro retrata a experiência vivenciada no nosso dia a dia. É um assunto que não para nunca”, disseram.
Conforme explicou o autor do livro “Benefícios Previdenciários – Tutela e solução de conflitos à luz de princípios constitucionais”, Luiz Gustavo Boiam Pancotti, a obra é fruto da dissertação do Mestrado. “Pensei em dar um foco para uma pesquisa mais aprofundada com uma linguagem menos jurídica. A leitura hoje é universal. A grande virtude de um autor é fazer com que a leitura seja entendida por todos”, frisou.
Para a aluna do Mestrado, Heloísa Pancotti, autora do artigo “A proteção do acidente de trabalho face a Lei nº 13.429/2017”, a publicação é a semente que o UNIVEM planta na produção científica.
Presente ao momento cultural, o filósofo, escritor e professor colaborador do Programa do Mestrado do UNIVEM, Oswaldo Giacóia Júnior, disse que cada obra publicada justifica o trabalho realizado pela academia. “Esse é resultado de um trabalho pessoal, de anos de pesquisa, mas construído a partir de um diálogo com a academia. É um momento em que os autores se colocam ao exame de todos. Nos sentimos felizes em saber que um pouco de nós está presente nesses trabalhos, nessa produção de conhecimento”, ressaltou.

Ao todo, seis livros foram lançados durante o Café Filosófico do UNIVEM

Prof. Dr. Lafayete Pozzoli, coordenador do Programa de Mestrado: “Cada obra é fruto de um trabalho conjunto”

O professor colaborador do UNIVEM, Oswaldo Giacóia ressaltou a importância de cada trabalho para a academia